Além da tendência do Open Banking, que será implementada este ano no Brasil pelo Banco Central, outro conceito vem revolucionando o mercado financeiro: o de Banking as a Service (“banco como serviço”), também conhecido pela sigla BaaS.
O objetivo do Banking as a Service é inovar na forma com que os bancos e demais players do setor oferecem seus serviços aos clientes finais, fornecedores e parceiros de negócio. Para tanto, o BaaS se propõe a criar um fluxo completo de serviços integrados de forma rápida e em uma única plataforma — fluxo esse construído com as soluções de quantas empresas forem necessárias.
Continue a leitura para entender melhor o que é o Banking as a Service, quais são as vantagens e preocupações dessa forma de oferecer serviços e, ainda, qual a relação do BaaS com o Open Banking.
O que é Banking as a Service?
Oferecer produtos “as a service” — ou seja, pagos ou adquiridos de acordo com o uso — é uma modalidade de negócio cada vez mais comum. Um dos motivos para essa tendência é a busca crescente dos usuários por personalização e diferenciação; produtos de qualidade e preços competitivos se tornaram o mínimo e, indo muito além disso, é essencial fornecer também experiências envolventes, ágeis e diferenciadas.
Por meio do Banking as a Service, a empresa pode prestar serviços e oferecer soluções financeiras no formato em que os usuários querem utilizá-los, com mais flexibilidade e praticidade do que em um banco regular. Para a empresa prestadora do BaaS, a vantagem é a oferta de um leque mais amplo de serviços com uma necessidade menor de esforço operacional.
Dentro desse contexto, o Banking as a Service representa uma oportunidade de oferecer soluções mais alinhadas com as necessidades e expectativas do cliente. Além disso, o crescimento do BaaS possibilita que quaisquer empresas ofereçam serviços financeiros, mesmo aquelas que não operam como instituições bancárias.
Cartões de crédito, contas de pagamento, cartões pré-pagos, depósitos, transferências e pagamentos de boletos já não são mais serviços oferecidos apenas por bancos. Inclusive, muitas das empresas que chamamos de “bancos digitais” são fintechs, como a Neon e o Nubank.
Quais são as vantagens do BaaS?
Flexibilização dos serviços
A empresa interessada em implementar o Banking as a Service pode escolher oferecer apenas os serviços bancários que fazem sentido para seus clientes, e não tudo que um banco tradicional ofereceria.
Atração e retenção de clientes
Ao entender o que seus usuários querem e fomentar a disponibilização de serviços alinhados às necessidades deles, sua empresa aumenta as chances de atrair novos usuários e de reter os clientes. Afinal, os serviços bancários representam uma forma extra de eles interagirem e utilizarem a sua empresa, o que aumenta o valor que você gera para eles
E os cuidados necessários e principais preocupações?
É fundamental estar em compliance com as leis que governam o mercado financeiro e incluir features que vão além da oferta de um serviço financeiro. Outra grande preocupação é a segurança, que pode ser fortalecida por meio de uma autenticação de dois fatores, por exemplo.
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