Por: Marília Almeida
Dúvida do internauta: Tenho o nome limpo mas não consigo crédito por causa da minha pontuação no score. Os bancos podem fazer isso? Como faço para solucionar o problema?
Resposta de Ronaldo Gotlib*
Diversos consumidores já ingressaram na Justiça contra o cadastro interno, conhecido como score.
A prática consiste em investigar o histórico de crédito do consumidor (se já atrasou pagamento de contas ou ficou inadimplente, por exemplo), para que os bancos decidam se aceitam ou não o risco de conceder o empréstimo.
Mas esses critérios são considerados obscuros por muitos consumidores, já que podem levar em consideração apenas o fato de o consumidor ter atrasado contas há muito tempo ou ter ficado inadimplente apenas temporariamente.
O score verifica o histórico do consumidor independentemente do fato de seu nome estar, ou não, sujo, por conta de restrições de crédito nos bancos de dados como SPC e Serasa.
Mas as informações nestes bancos de dados não respeitam o prazo máximo de cinco anos no qual os nomes podem constar nestes cadastros, o que, segundo especialistas, vai contra os direitos assegurados por lei ao consumidor.
A instituição financeira tem o direito de selecionar os clientes para os quais irá conceder linhas de crédito, e não é obrigada a firmar contratos. O que se questiona é a imposição de uma penalidade perpétua ao consumidor.
Portanto, quem oferece empréstimos deve informar obrigatoriamente os motivos da decisão de negá-lo, e sofrer, se for o caso, penalidades por conta da recusa.
Não há como obrigar o banco a conceder o crédito, mas a instituição financeira pode ser obrigada a reparar os danos morais e materiais sofridos pelo consumidor.
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