Por: Elizabeth Dwoskin
Um punhado de “startups” financiadas por investidores de risco do Vale do Silício quer revolucionar o crédito no mundo em desenvolvimento, onde bancos são escassos e muitos credores potenciais não têm histórico de crédito.
A estratégia delas: Mostre-me seu smartphone e meu aplicativo descobrirá se você é bom pagador.
Os smartphones podem reduzir drasticamente o custo dos empréstimos, dizem especialistas, porque seus aplicativos geram um grande volume de dados – textos, e-mails, coordenadas de GPS, postagens nas redes sociais, notas de compras no varejo e outros – que indicam milhares de características sutis de comportamento correlacionadas à probabilidade de que uma dívida será ou não paga.
No Quênia, a Branch.co oferece um aplicativo para Android que permite que os usuários solicitem um empréstimo e recebam aprovação e acesso aos fundos imediatamente. Os empréstimos são de US$ 30, em média, o suficiente para um motorista de táxi encher o tanque ou para um vendedor estocar sua barraca de frutas. A Branch cobra juros entre 6% e 12% ao ano – baseando-se na confiabilidade do devedor – e os empréstimos são geralmente pagos entre três semanas e seis meses depois.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.