O mercado se atualizou muito com o passar dos anos e isso exige que as empresas acompanhem essa mudança para que possam se manter vivas. Essas mudanças são importantes
Por: Rodrigo Ramos
Nos últimos meses nas redes sociais tem se falado muito a respeito do diferencial de atendimento de startups que hoje são empresas bem-sucedidas. Esse grupo de empresas tem conquistado o público por onde quer que passem e com isso veem colecionando clientes que não apenas utilizam aquilo que eles têm a oferecer, como também recomendam para toda a sua rede.
Da mesma forma que uma boa experiência é compartilhada, experiências não tão boas assim também são compartilhadas, a primeira classe é composta por startups bem-sucedidas ou até mesmo por algumas poucas empresas que se reinventaram com o passar do tempo e entenderam a importância da reciclagem de processos, já na segunda classe geralmente estão empresas mais tradicionais que acreditam serem absolutas em seu segmento e não enxergam as oportunidades existentes através dos canais digitais.
Qual é o diferencial do atendimento dessas starups de sucesso?
O diferencial do atendimento de empresas como UBER, Netflix e Nubank está em tratar seus usuários como alguém e não como um número no faturamento.
Essas empresas tem compreendido de forma clara de que é preciso tornar-se alvo de interesse do público e não ser alguém interesseiro que baseia suas decisões apenas na ótica de faturamento.
Empresas formadas por pessoas e para pessoa
Uma característica importante para essas startups está no quadro de funcionários geralmente formado por jovens influenciados pelo fenômeno Google de negócios que os incentiva a criar algo bom, que faça a diferença, pensado nas pessoas.
Essa metodologia de trabalho tem revolucionado o mercado e feito com que essas antigas startups se tornem verdadeiras ameaças ao mercado tradicional e isso é um ponto de atenção.
Essa é uma mudança na metodologia de oferta e demanda, onde agora a demanda gera a oferta. Essa mentalidade acaba sendo absorvida pela equipe e aplicada em pontos essenciais para qualquer negócio como o atendimento.
O atendimento como fator de decisão
A verdade é que boa parte dos consumidores estão insatisfeitos com os atendimentos ainda realizados por grandes companhias, como as operadoras de telefonia e empresas de crédito.
Identificando essa insatisfação, essas empresas mudaram a sua forma de atendimento que geralmente é feito nas redes sociais e através de chats diretamente nos sites ou nos aplicativos.
O mercado se atualizou muito com o passar dos anos e isso exige que as empresas acompanhem essa mudança para que possam se manter vivas. Essas mudanças são importantes, ainda mais considerando o momento econômico do país onde a tendência são ferramentas que fazem as mesmas coisas com custos cada vez menores.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.