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Ruídos no call center: aprenda como podem ser reduzidos

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
25 de junho de 2018 - 18:10

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A quantidade de ruídos e diferentes barulhos em uma sala de call center pode ser muito prejudicial. Não somente pode dificultar a comunicação entre atendente e cliente, já que ambos podem ter dificuldades para ouvir claramente por conta das interferências, como pode ser fonte de grande stress para todos os profissionais ali presentes. Por conta disso, reunimos, a seguir, algumas dicas de como é possível tornar o ambiente de call center mais agradável e com menos ruídos e perturbações.

Livre-se dos celulares

Os telefones celulares costumam representar um grande incômodo para equipes de call center. O principal problema desses aparelhos são seus toques e alertas. Celulares que não estão no silencioso podem ser muito barulhentos, sendo que a complicação pode ser maior caso o dono do celular não esteja presente quando o mesmo estiver tocando.

Não tem sido incomum, portanto, que os departamentos de call center criem regras para impedir o uso de celulares. O ideal costuma ser estimular na sua equipe a cultura de sempre estar com o aparelho no modo silencioso, sem toques e sem vibrar, sendo que seu uso não deve ser encorajado nas estações de trabalho, ficando restrito para momentos de pausa em outros ambientes.

Equipe seus funcionários com bons headsets

O investimento em bons equipamentos de headset se faz necessário. Aparelhos sem fio já são mais comuns no mercado, trazendo mais comodidade para os atendentes que não ficam presos a um cabo. Headsets com dois fones de ouvido ajudam muito também, já que diminui as chances de interferências externas. Os grandes avanços, no entanto, estão na popularização de aparelhos que contam com fones de ouvido que de fato abafam, ou mesmo cancelam, os ruídos externos. Esse diferencial ajuda a reduzir o stress causado pela poluição sonora dos andares cheios de atendentes, além de melhorar a qualidade do atendimento, já que o operador está mais concentrado.

Disponha plantas pelo escritório

Vasos de plantas podem fazer uma boa diferença no seu call center. Além da presença de plantas estar diretamente relacionada ao bem estar das pessoas, elas podem ajudar a barrar ruídos. Assim sendo, arbustos podem substituir algumas divisórias, bloqueando o som e criando um ambiente mais agradável a sua equipe.

Evite fazer reuniões na mesma sala

O espaço usado para as operações de um call center não deve receber encontros nem reuniões. Ter recintos diferentes e separados para a realização de reuniões é uma prática excelente. Conduzir uma reunião ao lado da sua equipe, enquanto ela atende os seus clientes, não será bom para as pessoas envolvidas no encontro, muito menos para os profissionais que têm que focar nas ligações.

Atenção com outros aparelhos barulhentos

Se alguns dos seus atendentes tiverem que se sentar ao lado de telefones com fax ou de fotocopiadoras, eles podem se incomodar com os ruídos constantes que essas máquinas emitem. Impressoras, cafeteiras e vending machines (aquelas máquinas que vendem bebidas, doces e salgados) também podem ter um efeito negativo na sua equipe. Dessa forma, o ideal é que onde houver profissionais operando para o seu call center, não deve haver aparelhos que produzam grande quantidade de sons, sendo necessário que fiquem em um cômodo separado.

Esses e outros cuidados são essenciais para a boa condução da sua operação. Se você quiser compartilhar as formas como o seu call center se mantém mais silencioso, não deixe de escrever seu comentário

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