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18 de junho de 2019 - 17:04

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O atendimento telefônico ainda é um dos principais meios de contato do cliente ou futuro consumidor com a empresa. Isso também vale para o call center ativo, afinal, a prospecção é o primeiro passo de um ciclo de vendas bem sucedido.

Sabemos que os desafios que envolvem o primeiro contato com um potencial cliente são muitos. Pensando nisso, criamos este artigo com as melhores dicas para sua equipe de vendas colocar em prática. Confira!

Por que continuar apostando nas vendas por telefone?

Apesar dos avanços tecnológicos e de como a internet transformou as relações humanas, muitas pessoas ainda se sentem mais seguras para fazer negócios quando falam com alguém do outro lado da linha.

A proximidade com o vendedor se torna um fator determinante no fechamento de muitos contratos. A pesquisa realizada pela National Sales Executive Association aponta que 80% das vendas são feitas a partir do quinto contato, ou seja, a construção de um relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso da operação e o contato telefônico pode ser a ferramenta ideal para isso.

Outros pontos que são considerados grandes benefícios das vendas por telefone são a facilidade e a agilidade com que o consumidor esclarece suas dúvidas e se informa sobre o produto ou serviço.

Como melhorar a prospecção por telefone?

A prospeção como um todo é um processo complexo e envolve muitas fases. O primeiro contato, por exemplo, costuma ser para “quebrar o gelo”, mas existem algumas outras técnicas que alavancam as vendas feitas pelo call center. Veja as que listamos abaixo!

Ouça o cliente

Parece uma dica simples, mas ter empatia e escutar o que o cliente tem a dizer faz toda a diferença em um processo de vendas. Essa é uma tática interessante até mesmo para utilizar os argumentos apontados por ele a favor da venda.

Conheça o histórico e interesses do seu potencial cliente

Para coletar o maior número possível de informações sobre o potencial cliente antes de realizar a ligação, monitore seus canais de comunicação mais utilizados, entenda como as soluções da sua empresa podem ajudá-lo a sanar suas necessidades e observe os dados com periodicidade. Assim, as possibilidades de conversão são maiores.

Crie um fluxo de atendimento

Determinar um procedimento a ser seguido não só durante o contato, mas também a cada nova ligação é bastante eficaz para a realização da venda. Dessa forma, é possível avançar as etapas definidas nas estratégias de conversão e atingir o objetivo inicial.

Observação importante: para uma boa gestão de atendimento, é fundamental se atentar às experiências dos operadores do call center e utilizá-las para otimizar o fluxo de atendimento periodicamente.

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