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12 de junho de 2018 - 18:07

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A preocupação com a saúde dos funcionários nunca esteve tão alta, e tudo indica que continuará aumentando. As empresas estão mais conscientes acerca da qualidade de vida que têm que entregar aos seus funcionários e, por isso, procuram novas ideias para garantirem mais bem-estar aos seus empregados.

Dentro do atendimento ao cliente, essa preocupação é extremamente válida. Ao cuidar da saúde do agente de um call center ou de um departamento de atendimento ao cliente, a empresa procura melhorar um dos principais pontos de contato com o consumidor – já que os clientes são muito exigentes quanto a esse serviço, além de contarem com ele para resolver diversos problemas.

Incentive pausas e pequenas caminhadas

Uma grande ameaça à saúde de pessoas que trabalham em escritório, como é o caso de atendentes e operadores, é o fato de terem que passar o dia inteiro sentados. Esse hábito sedentário em nada colabora com a qualidade de vida dos funcionários, além de prejudicá-la de diversas maneiras.

Para reverter essa situação, gestores precisam deixar claro que embora o trabalho de atendimento ao cliente seja constante e demande muito tempo, pequenas pausas são necessárias – pausas que devem ser feitas, preferencialmente, longe da cadeira. Durante 2 a 5 minutos por hora, os atendentes devem ter a possibilidade de se levantarem, colocando o corpo em movimento, promovendo a circulação e esticando os músculos.

Para melhores resultados, essa ação deve ser acompanhada por atitudes fora do ambiente de trabalho, mas esse começo pode já fazer toda a diferença.

Boa postura conta muito também

Mesmo com as pausas, boa parte do tempo do seu profissional de atendimento ao cliente ainda é gasta sobre a cadeira. E pior, muitas vezes, com uma postura que traz danos para a coluna e outras partes do corpo.

Para conter possíveis complicações, a empresa precisa, antes de tudo, investir em cadeiras confortáveis, além de mesas e equipamentos na altura correta para permitir que a sua equipe mantenha-se na posição mais apropriada. Não somente, gestores podem fazer campanhas de conscientização durante treinamentos, explicando, através de vídeos e outros recursos, a importância de se manter uma boa postura no dia a dia.

Boas noites de sono fazem toda a diferença

Poucas coisas fazem um dia render muito bem quanto uma noite bem dormida. Infelizmente, falta de sono é uma das reclamações mais comuns dentro dos escritórios. Em posições como de agente de call center, por exemplo, nas quais há muito estresse envolvido, o desgaste mental pode dificultar mais ainda para que os profissionais consigam dormir bem.

 

Assim sendo, campanhas educativas se fazem necessárias. O ideal, é a empresa estimular os seus funcionários a terem uma boa rotina no seu dia a dia, que contemple as horas de sono necessárias (que costumam variar entre 7 e 9 horas por noite, dependendo da pessoa). Tendo uma rotina bem estabelecida durante a semana, que englobe o trabalho, lazer, exercícios físicos e descanso, é mais fácil de dormir e acordar sempre na hora certa, melhorando a saúde, o bem-estar e o desempenho profissional do indivíduo.

Faça com que o trabalho seja mais prazeroso

Atender clientes dia após dia não é das atividades mais divertidas que uma pessoa pode exercer, ainda mais com cobranças constantes. Por isso, cabe ao gestor usar medidas que reduzam o estresse e o desgaste diário da função – que possuem um impacto severo e direto na saúde dos profissionais de atendimento ao cliente.

Programas de incentivo, treinamentos apropriados, espaços para feedbacks e desabafos, ambientes de trabalho agradáveis e estímulo à socialização são algumas das formas de fazer com que o trabalho dos operadores seja mais prazeroso.

Tem alguma sugestão para ajudar outros companheiros de profissão a garantir mais qualidade de vida aos seus funcionários? Então, deixe seu comentário na seção abaixo.

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