Introdução: As principais checagens realizadas antes do início de uma operação de venda é o perfil do consumidor e se este possui alguma restrição financeiras – mas, ele está vivo? A Think Data, disponibiliza aos seus clientes a Consulta Óbito. A consulta de óbito é importante, pois caso um fraudador utilize os dados e documentos de um falecido, e este tenha um bom score, a possibilidade de obtenção do crédito é muito alta. Leia o artigo completo e sabia mais!
Como saber se um proponente a crédito ou compra via e-commerce já faleceu?
Atualmente, muitas empresas realizam processo recorrentes de concessão automatizada de crédito através dos mais variados canais, seja telemarketing, SMS, E-mail Marketing, URA, dentre outros. As principais checagens realizadas antes do início de uma operação de venda é o perfil do consumidor e se este possui alguma restrição financeiras – mas, ele está vivo?
Pode parecer lógico, mas está falha de processo acontece, seja pela necessidade de redução dos custos ou pela dificuldade em se chegar a essa informação. Caso um fraudador utilize os dados e documentos de um falecido, e este tenha um bom score, a possibilidade de obtenção do crédito é muito alta – seu recebimento, nem tanto – por isso a importância da consulta óbito.
Para produtos voltados para pessoas da terceira idade (como o crédito consignado), estimasse que até 30% venham a óbito entre o processo de concessão e pagamento das parcelas. Para se ter segurança total nessas transações, uma empresa precisa realizar a integração sistêmica com o seu motor de crédito, a fim de certificar a existência do falecimento em tempo real via consulta de óbito. Mas onde se obtêm essa informação?
Visando auxiliar o mercado, Think Data, um dos principais bureaus de informações do país disponibiliza aos seus clientes a Consulta Óbito (em tempo real) – através dela, as empresas conseguem obter o status extremamente atualizado do indicativo de suspeita ou confirmação de óbito – tudo isso para possibilitar que suas ações de vendas, cobrança e concessão de crédito não ocorram para uma pessoa já falecida.
Para conhecer melhor sobre a Consulta Óbito, clique aqui