Nov
03

Teste avalia se consumidor é um futuro endividado

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
02 de novembro de 2014 - 14:15

Teste-avalia-se-consumidor-e-um-futuro-endividado-televendas-cobranca

Conjunto de perguntas elaborado pelo portal ‘Meu Bolso Feliz’ e pela Universidade Federal de Minas Gerais leva consumidor a refletir sobre seu comportamento na hora das compras

Para ajudar os consumidores a identificarem se são pessoas potencialmente endividadas, o portal ‘Meu Bolso Feliz’ – uma iniciativa de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) – desenvolveu em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) um teste que avalia como o internauta lida com o seu orçamento e faz o pagamento de dívidas. Uma pesquisa recente realizada pelo SPC Brasil revela que o consumo sem planejamento é um dos principais motivos da inadimplência no país. Quatro em cada dez entrevistados (40%) admitem que a falta de controle financeiro foi o que os levaram a atrasar pagamentos.

“O objetivo do teste é fazer o indivíduo medir e perceber o seu potencial de endividamento e de inadimplência, considerando informações como o rendimento mensal e o que ele gasta com o estilo de vida que possui. Com base nas respostas, orientamos o internauta a mudar sua maneira de ver o consumo e de lidar com as compras”, explica o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Felix, José Vignoli.

O teste divide os consumidores em três categorias distintas: consumidores com baixo potencial de endividamento – em geral mais prudentes e analíticos; consumidores com potencial médio de endividamento, que embora entendam a importância de se organizarem financeiramente, as vezes não resistem e realizam compras mesmo sem condições de arcar com o valor. E finalmente, o consumidor com alto potencial de endividamento. Nesse último caso, a pessoa tende a ser imediatista e costuma achar que pequenas compras para satisfazer desejos momentâneos não comprometerão o orçamento pessoal no fim do mês.

“O ato de comprar pode provocar uma sensação de bem estar, euforia e relaxamento, o que induz os consumidores a agir por impulso em busca desse tipo de recompensa e prazer imediato. Além disso, o bombardeio publicitário e as facilidades do parcelamento dão a impressão de que essas compras não vão abalar o próprio orçamento”, explica o educador financeiro José Vignoli.

Para fazer o teste, acesse: http://meubolsofeliz.com.br/teste/voce-sabe-lidar-com-as-dividas/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: