Mecanismo permite que os clientes quitem suas dívidas a partir da emissão da segunda via da conta, que conterá juros, multa e correção monetária
A falta de um processo abrangente para cobrar clientes inadimplentes com suas contas de energia elétrica faz com que as concessionárias deixem de recuperar montantes da ordem de milhões de reais por ano referente aos juros, multas e atualização monetária de clientes desligados ou que mudaram de unidade consumidora.
De acordo com a ANEEL, a segunda via de um documento de cobrança deve ser exatamente igual a primeira, então, quando o procedimento de emissão da segunda via é feito, o valor emitido do documento é exatamente igual a primeira via. Com isso, os encargos de atraso no pagamento não são embutidos na conta, ficando vinculado à próxima conta que, na maioria das vezes, não é solicitada, visto que o cliente se desligou do imóvel.
De olho neste prejuízo que contabiliza milhões às concessionárias, a Sonda Utilities, divisão de soluções para os setores de energia, saneamento e gás do Grupo Sonda, inovou seu software de gestão CS – Comercial Solution, voltado para atender aos processos comerciais das concessionárias de serviços públicos, fornecendo um mecanismo de agrupamento dos valores devidos, bem como está apoiando seus clientes na adequação dos processos para fazer o uso correto da solução.
Na prática, a solução opera no momento em que a concessionária emite a segunda via da conta. O sistema orienta ao atendente que se faça emissão de um documento único agrupando todos os débitos do cliente, corrigindo o mesmo até a data de vencimento informada pelo cliente para a quitação dos débitos.
“O cliente executa o pagamento desta segunda via emitida contendo todos os valores devidos junto aos encargos, que são calculados e incorporados nesta fatura, eliminando assim a necessidade de gerar outra fatura contendo apenas multa, juros e encargos que ficariam retidos naquele número de instalação”, explica Edson Sayeg, diretor de inovação da Sonda Utilities.
“A divisão Utilities está 100% focada no negócio de nossos clientes. Temos como missão identificar e propor melhorias de eficiência de forma constante, bem como ofertar soluções inovadoras com retorno de investimento garantido”, complementa Rivaldo Ferreira, diretor executivo da Sonda Utilities.
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