Para ajudar os associados com dificuldades em readequar as dívidas, de forma que consigam quitar as pendências junto aos credores, a PROTESTE Associação de Consumidores está com um novo serviço de atendimento pessoal, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A PROTESTE, que está sempre ao lado do consumidor brasileiro, acompanha as condições do crédito há anos. E tem lutado por juros compatíveis com a realidade. Por mais que a crônica instabilidade econômica do Brasil afete empregos e renda – dois dos maiores fatores da inadimplência – é possível melhorar a situação com a negociação de melhores condições para pagamento dos débitos já existentes e readequação orçamentária.
Ao acompanhar de perto a situação de endividamento do brasileiro a PROTESTE avalia que há, muitas vezes, uma má compreensão sobre a natureza do crédito. Este não é renda, e sim compromisso financeiro, que deve ser pago. Sua oferta desordenada, bem como juros que chegam a mais de 1.000% ao ano, podem levar ao descontrole financeiro do consumidor e, consequentemente, ao seu superendividamento.
Diante desse cenário, além de trabalhar instruindo e educando o consumidor e lutando junto às instituições por melhores condições, a Associação sentiu a necessidade de ajudar os associados de maneira mais efetiva, por meio de atendimento presencial para oferecer renegociação individual. Afinal, livrar-se das dívidas e viver de acordo com a renda, pode ser uma meta factível para o novo ano.
Como funciona o serviço
O agendamento será feito pelo e-mail protesteagenda@proteste.org.br. O associado terá orientação sobre a documentação que deverá apresentar na data do atendimento, que será feito no período da tarde, entre 14 e 17h30.
Com o atendimento pessoal será possível analisar individualmente a situação financeira, em relação às dívidas, para melhor orientar o devedor a gerir seu orçamento e quitar as pendências financeiras.
Para a renegociação de dívidas com os credores será analisada cada situação de forma específica. Posteriormente, será feito contato com os credores para possíveis reestruturações das pendências, de acordo com condições permitam ao associado cumprir a suas obrigações de pagamento.
A PROTESTE fará intervenções extrajudiciais, renegociando dívidas contraídas em relação de consumo.
O serviço funciona nos endereços da PROTESTE em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, na Rua Machado Bittencourt , 361, 6º andar, próximo ao metrô Santa Cruz. No Rio de Janeiro na Avenida Lúcio Costa, 6420, na Barra da Tijuca.
Crise que não passa
Em pesquisa realizada pela PROTESTE, pelo segundo ano consecutivo, com 1.259 pessoas, sobre a percepção do brasileiro sobre a crise econômica, constata-se que aumentou de 55,60% para 67,40% a proporção das pessoas com alguém dentro do núcleo familiar que perdeu o emprego nos últimos 12 meses.
Feita em agosto último, a pesquisa concluiu que a situação financeira das famílias não melhorou em relação ao ano passado, 81,8% acreditam que está menos confortável do que a um ano atrás. Para 53,1% está muito menos confortável e para 28,7%, de alguma forma menos confortável (em 2015 esses números eram 52,3% e 30,4%, respectivamente).
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.