Comércios online, governos e bancos podem analisar publicações pessoais e hábitos de consumo online
Informações pessoais e hábitos de consumo compartilhados nas redes sociais podem ser fatores que dificultam a vida de consumidores na hora de conseguir empréstimos e financiamentos, segundo pesquisa. A empresa de cibersegurança Kaspersky publicou um relatório chamado “Créditos sociais e segurança: adotando o mundo das avaliações”, que analisou como os sistemas de pontuação social (conhecido como social rating) têm interferido na vida das pessoas. Os dados apontam que 17% dos consumidores brasileiros já enfrentaram dificuldades para obter empréstimos ou financiamentos por conta de informações publicadas em suas redes sociais.
O sistema de pontuação social (social rating) é, de maneira simplificada, a categorização ou diferenciação de pessoas com base em seu comportamento e influência na internet. Inicialmente, instituições financeiras têm integrando amplamente os algoritmos de avaliação dos consumidores para decidir se eles deveriam aprovar um serviço ou não, mas hoje esse sistema é aplicado em outras esferas e segmentos.
Existem regulamentações para essa pontuação de crédito baseada no comportamento financeiro, mas os especialistas da Kaspersky apontam que há uma falta de estrutura que permita às pessoas conhecerem sobre esses sistemas que coletam informações pessoais de seus perfis online. De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas está disposta a compartilhar dados particulares para obter melhores índices de avaliação, descontos ou serviços especiais, mas isso pode acabar afetando-as financeiramente no futuro.
Redes sociais estão sendo usadas hoje como método para verificar o crédito pessoal. Apesar de muitas pessoas não se importarem com o compartilhamento de informações pessoais, 25% dos respondentes no Brasil declarou que não compartilharia seus perfis com a finalidade de acelerar as verificações de histórico do cartão de crédito.
“No mundo digital de hoje, os sistemas de pontuação social logo serão mais comuns, tornando-se não apenas uma opção, mas parte integrante de muitos serviços. No entanto, a pesquisa da Kaspersky destaca que há um número significativo de pessoas que não desejam compartilhar suas informações privadas para garantir um tratamento especial. Essas opiniões não podem ser ignoradas e, conforme os desenvolvedores incorporam algoritmos de IA nas avaliações sociais, os interesses de todos devem ser considerados, assim como as questões de confiança e transparência”
Marco Preuss, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky
O relatório da Kaspersky também revelou que 74% dos participantes acreditam que seus dados estejam seguros nas mãos de operadores de serviços médicos, bancos ou empresas de seguros, enquanto cerca de 53% confiam em compartilhar seus dados com governos.
O sistema de pontuação social parece cada vez mais uma ferramenta concreta de uso institucional, mas é necessário que os termos sejam transparentes para informar os usuários de que seus dados estão sendo coletados e para que fim. Por isso, é necessário:
- Saber quais informações pessoais você compartilha online e quais pessoas têm acesso a suas contas;
- Sempre ler os Termos de uso para avaliar os riscos e vantagens de compartilhamento online;
- Evitar, sempre que possível, o rastreamento online de sites não confiáveis.
A coleta de dados normalmente acontece quando você precisa logar em um site com alguma rede social ou responder a uma pesquisa para ganhar benefícios. Com isso, os dados e preferências de consumo do usuário são vendidos ou compartilhados com marcas e instituições, que por sua vez utilizam dessa inteligência para promover seus produtos e direcionar propagandas que mais têm a ver com o perfil da pessoa. Agora, instituições financeiras e governos pelo mundo também estão utilizando desse método para fiscalizar a situação financeira e hábitos de seus cidadãos.
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