Há algumas semanas, um lojista que acompanha nosso canal no YouTube fez um comentário com a seguinte dúvida:
“Se o cliente quiser pagar uma prestação do crediário no cartão de crédito, posso aceitar?”
Ao respondê-lo, fiz um alerta:
“Poder você pode… mas não deve!”
É claro que em seguida expliquei os motivos a ele e apresentei alguns argumentos. Mas tudo de forma rápida, por se tratar de um simples comentário no site.
Desde então essa pergunta continuou martelando na minha cabeça.
Sei que muitos lojistas compartilham da mesma dúvida e que ali no YouTube o meu esclarecimento não teria um alcance muito grande.
Foi por isso que resolvi escrever este artigo e ampliar a discussão, trazendo-a aqui para o blog.
Quer saber mais? Então vem comigo!
Recebendo parcelas do crediário no cartão de crédito
Antes de irmos em frente, já vou adiantando que esse é um péssimo negócio para sua loja.
Por um único (e bom) motivo: a operação vai ficar muito cara!
Se você tem um negócio estruturado, com políticas sólidas de concessão de crédito e cobrança, deve conhecer bem o custo operacional do seu crediário.
Provavelmente este custo deve girar entre 4,5% a 6,5% sobre o valor vendido, sem considerar a inadimplência.
Agora… se você permite que o cliente pague o crediário com cartão de crédito, deve incluir mais um custo nesse cálculo: a taxa de processamento do cartão (que pode variar entre 3% e 5%).
Já pensou nisso?
Como se não bastasse, ainda é preciso esperar mais 30 dias para receber da operadora.
É claro que tudo isso pode gerar problemas com o fluxo de caixa no crediário.
Portanto, se você quiser dar esta opção para o consumidor, certifique-se de que a forma de pagamento esteja bem definida desde o momento da compra. Caso contrário você não conseguirá saber o custo efetivo de cada canal de vendas.
E tem mais um detalhe:
Se você consegue “passar no cartão” um valor que de outra forma estaria perdido, você está simplesmente transferindo a dívida para outra empresa.
Com o tempo, isso dificulta ainda mais a vida do devedor, que vai pagar encargos muito maiores quando atrasar a fatura do cartão.
Nesse caso, em vez de resolver o problema da loja, você acaba contribuindo para o endividamento do consumidor e prejudicando todo processo de recuperação de crédito.
Pense nisso!
Qual política de pagamentos você deve adotar?
É simples. Se você vendeu no crediário, deve receber em dinheiro e sempre no caixa da loja.
Isso potencializa ao máximo uma das grandes vantagens do crediário, que é manter o cliente dentro do seu ponto de venda sem gerar custos desnecessários.
Então providencie um cartaz bem visível, com o seguinte recado:
“Não recebemos parcelas do crediário com cartão”.
É importante comunicar as políticas de crédito da sua loja de fora clara, de modo a não gerar dúvidas ou exceções.
Lembre-se que, ao receber no cartão, você pode estar mascarando o problema financeiro de um cliente.
Isso pode induzir sua equipe ao erro quando for analisar a próxima venda para esta mesma pessoa.
À primeira vista vai parecer que não há nada de errado.
Afinal, o cliente pagou em dia e a operadora do cartão transferiu o valor integral para a loja no prazo combinado.
Qual é o problema, então?
O problema é que você fica sem saber se esse cliente está “pendurado” no cartão e corre o risco de aumentar o limite dele em uma próxima compra.
Aí já viu, né? Inadimplência na certa.
Viu só como não há vantagem alguma em receber parcelas do crediário no cartão de crédito?
Se você faz isso na sua loja, é hora de repensar esta estratégia.
Seu crediário agradece!
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