jul
03

Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Portal SOS Consumidores
03 de julho de 2012 - 0:04

Quanto-tempo-o-nome-fica-cadastrado-no-SPC-serasa-scpc-televendas-cobranca

Alguns funcionários de empresas de cobrança, bancos, financeiras e cartões de crédito têm informado, falsamente, aos consumidores que “agora não há mais a prescrição em relação às dívidas e o cadastro em SPC e SERASA pode permanecer para sempre”.

Mentira! A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC e SERASA é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro!

Detalhe importante: Os juros, multas e demais encargos são acessórios da dívida e, portanto, a sua cobrança, seja lá por quanto tempo ocorra, não renova a data de vencimento da mesma.

Algumas pessoas dizem que “ouviram falar” que este prazo foi reduzido para 3 anos, o que também, na prática, não ocorre, embora exista discussão judicial sobre o prazo, pois o Novo Código Civil trouxe novos prazos para prescrição do direito de cobrança de algumas dívidas, a grande maioria do Judiciário tem entendido que o prazo do cadastro continua sendo de 5 anos.

O Superior Tribunal de Justiça também já decidiu que o prazo máximo é de 5 anos, confirmando o tempo previsto no Código de Defesa do Consumidor:

” Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

§ 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

O parágrafo 5º do mesmo artigo também fala que se estiver prescrito o direito de cobrança da dívida não podem ser fornecidas informações negativas pelos cadastros de restrição ao crédito. Vejamos:

“§ 5° Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.”

O Novo Código Civil é claro quando afirma, no artigo 206, § 5º, que o direito de cobrança de dívidas prescreve em 5 anos.

“Art. 206. Prescreve:

§ 5o Em cinco anos:

I – a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;”

Portanto, não cobrada na justiça a dívida após 5 anos do seu vencimento (data em que deveria ter sido paga), estará prescrito o direito de cobrança da mesma e ela não poderá constar de qualquer registro negativo.

Assim, analisando o que diz a lei, após o prazo de 5 anos, a contar da data de vencimento da dívida (não a data do cadastro), a restrição deverá ser excluída automaticamente.

Dúvidas frequentes sobre o assunto:

1. Minha dívida já completou 5 anos, mesmo assim continuam me cobrando, está correto?

Quando a dívida completa 5 anos, a contar da data de vencimento (data em que deveria mas não foi paga) não pode mais ser cobrada na Justiça ou constar em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA, mas pode ser cobrada via carta e telefone. (de forma educada e civilizada).

Porém, se a dívida foi protestada ou incluída novamente em órgãos de restrição ao crédito (SPC, SERASA etc) após os 5 anos *, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança, as pequenas causas ou a defensoria pública e entrar com processo na justiça exigindo a imediata exclusão dos cadastros e pedindo indenização por danos morais resultantes do cadastro indevido.

* Atenção: O acordo cria uma nova dívida e neste caso, se você não pagar o acordo seu nome pode ser incluído novamente no SPC e SERASA por mais 5 anos a contar da data em que deixou de pagar o acordo. Portanto, antes de fechar um acordo tenha certeza de que é em valor justo e que conseguirá pagá-lo, com folga no orçamento!

2. Minha dívida já completou 5 anos, eu não sabia sobre a prescrição e paguei. Posso receber meu dinheiro de volta?

Não! Embora o direito de cobrança judicial da dívida estivesse prescrito, a dívida em si não está e, portanto, se foi paga, segunda a lei, não há o direito de se pedir a devolução do dinheiro.

3. Se a dívida for cobrada na justiça antes de completados 5 anos o que acontece em relação ao cadastro no SPC e SERASA?

Mesmo a ação judicial de cobrança ou execução da dívida não tem o poder de interromper ou suspender a contagem do prazo máximo de cadastro de 5 anos em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA, que é estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, mesmo que o credor cobre ou execute a dívida na justiça, quanto completar 5 anos a contar da data em que não foi paga, o nome do devedor, obrigatoriamente, deve sair dos cadastros negativos de crédito. Se não sair, caberá ação de indenização por danos morais contra o credor.

4. O protesto de cheques e outros tipos de dívidas no cartório, renovam ou interrompem o prazo de 5 anos da prescrição do direito de cobrança na justiça da dívida ou do cadastro no SPC ou SERASA?

Não! O Simples protesto cambial não renova, muito menos interrompe o prazo de prescrição do direito de cobrança da dívida na justiça, conforme a Súmula 153 do Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, o protesto não muda em nada a situação da dívida e a contagem dos 5 anos para efeitos da prescrição do direito de cobrança judicial da dívida e da retirada do nome dos cadastros de restrição ao crédito como SPC e SERASA.

5. Se outra pessoa ou empresa “comprar” a dívida, poderá renovar o registro no SPC e SERASA por mais 5 anos colocando nova data de vencimento?

Não! Embora esteja “na moda” receber cartas e ligações de outras empresas, principalmente fundos de investimentos, que dizem que “compraram” a dívida da empresa ou banco tal ou que a dívida foi “cedida” (mesmo que a “compra” ou a “cessão” de dívidas seja algo previsto na lei), a renovação do cadastro, por parte destas empresas, no SPC e SERASA colocando novas datas de vencimento é indevido.

Portanto, fique atento! Se você tinha uma dívida com uma pessoa ou empresa, mesmo que ela seja “vendida” ou “cedida” várias vezes para outras pessoas ou empresas, o prazo de 5 anos para a prescrição do direito de cobrança da dívida na justiça e também o prazo de 5 anos para manutenção do cadastro de seu nome em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA só conta uma única vez e começa a contar na data em que você deixou de pagar a dívida (data do vencimento da dívida) e não da data da inscrição ou da nova data de vencimento.

6. A inclusão nos cadastros poderá ser feita a qualquer momento, dentro do prazo destes 5 anos?

Sim! A inclusão do devedor nos órgãos de restrição ao crédito pode ser feita a qualquer momento dentro do prazo de 5 anos a contar da data do vencimento da dívida (data em que a dívida deveria mas não foi paga). Todavia quando completados os 5 anos deverá ser retirado o cadastro pelo credor ou pelo órgão de restrição.

Portanto, como exemplo, se a dívida era do dia 15 de maio de 2003, o prazo máximo para a permanência do cadastro é o dia 15 de maio de 2008 (5 anos). O credor tem o direito de incluir o nome do devedor no dia 14 de maio de 2008, pois ainda não completou 5 anos, mas pela lei, obrigatoriamente, deve excluí-lo no dia seguinte (15 de maio de 2008).

Se o cadastro não for excluído após completados os 5 anos ou for incluído após este prazo, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança e entrar com uma ação na Justiça pedindo a imediata exclusão do cadastro e indenização pelos danos morais causados, decorrentes do abalo de crédito.

7. E se a dívida for renegociada, o que acontece?

Se o devedor assinar documento fazendo uma renegociação, acordo, confissão de dívida, reescalonamento, reparcelamento, ou seja lá qual for o nome dado, a dívida anterior é extinta e é criada uma nova dívida e, neste caso, o nome do devedor deve ser retirado dos cadastros negativos (SPC, SERASA etc) após o pagamento da primeira parcela ,e se não for, o consumidor pode entrar com ação de indenização contra a empresa.

Todavia, nos casos de renegociação da dívida deve-se ficar bem atendo ao fato de se o acordo não for pago nas datas em que foi negociado o nome do consumidor pode ser incluído novamente nos órgãos de restrição e o prazo de 5 anos passará a contar novamente da data em que deixou de ser pago o acordo e não da data da dívida anterior.

8. O credor (banco, cartão, financeira, etc) renovou o cadastro no SPC ou SERASA alegando que eu fiz um acordo por telefone, mas eu não fiz! O que fazer?

Esta é uma prática ilegal, infelizmente bem comum atualmente, quando o credor alega que houve um acordo por telefone e por isto houve a renovação da dívida, quando na verdade a pessoa jamais fez qualquer acordo.

Neste caso, se o cadastro for após a dívida original já ter completado 5 anos, cabe processo judicial contra quem efetuou-o, pedindo a imediata exclusão e danos morais.

9. Como é contado o prazo de 5 anos, é de cada dívida ou é 5 anos a contar da data de vencimento da dívida mais antiga cadastrada?

O prazo de 5 anos é contado da data de vencimento (data em que a dívida deveria mas não foi paga) de cada uma das dívidas.

Por exemplo: Se você tinha um cadastro de uma dívida que venceu no dia 20 de dezembro de 2003, este cadastro deve ser excluído no dia 20 de dezembro de 2008, quando completar 5 anos.

Entretanto, se você tinha outro cadastro de uma dívida com data de vencimento em 15 de junho de 2005, este cadastro somente sairá no dia 15 de junho de 2010, quando completar 5 anos!

10. Quantas vezes a empresa pode cadastrar o nome do devedor nos órgãos de restrição ao crédito (SPC e SERASA) ?

Desde que seja dentro do período de 5 anos a contar da data de vencimento da dívida não há uma limitação. Portanto a empresa pode cadastrar, retirar e cadastrar novamente a dívida quantas vezes quiser desde que respeitado o prazo de 5 anos e que não seja com nova data de vencimento para a mesma dívida.

11. No caso de dívidas em que haja parcelas (financiamentos, empréstimos, etc) qual é a data de vencimento para contagem dos 5 anos?

Neste caso, cada parcela tem sua data de vencimento (data em que deve ser paga) e, portanto, cada parcela pode ser cadastrada independente da outra e o prazo de 5 anos contará da data de vencimento de cada uma das parcelas.

Por exemplo, em um contrato de 24 parcelas em que a última não foi paga, contará o prazo de vencimento desta parcela e não o prazo de assinatura do contrato ou da data de vencimento da primeira parcela.

Mas atenção: Muitos contratos trazem uma “cláusula de vencimento antecipado” do total da dívida em caso de não pagamento de uma das parcelas e, se houver esta cláusula no seu contrato o prazo de 5 anos não contará de cada uma das parcelas vencidas mas sim da data em que deixou-se de pagar.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (134)
  1. Eu tinha uma dívida em uma loja já se passar 5 anos eles ainda pode mim cobra a dívida??

    Jailma em 17 de abril de 2019 - 11:49
  2. Olá bom dia,Eu queria saber se meu nome tem algum débito no Bradesco???…

    Núbia Teixeira Silva Ferreira em 29 de março de 2019 - 09:48
  3. Quero saber se tenho algum débito

    Ana Paula Idalino da Silva em 21 de março de 2019 - 19:54
  4. Olá acabei de pagar minha dívida na Riachuelo q tava em atraso mais mais não consigo fazer cartão de crédito em lugar neh um será q meu nome tá sujo ainda

    Hellen Alves Ferreira em 06 de março de 2019 - 01:12
  5. Olá meu nome é Diego, gostaria de sabero seguinte: Fiz um financiamento imobiliário pela caixa de um apê,com 30 anos de dívida, acabei me arrependendo e deixei de pagar em 6 meses,sai do apê acabei mudando de cidade, óbvio que devem ter leiloado o apê,mas gostaria de saber se consigo sair do SPC em 4 ou 5 anos?!Sei que a dívida continua,mas conseguirei crédito na praça novamente por outros bancos!

    Diego Silva da Silva em 04 de março de 2019 - 09:00
  6. Boa tarde, prezados Senhores, Estou com um problema junto ao Serasa, Toda vez que vou ver meu CPF, Não aparece Negativacao referente a Apontamento e sim informando que tenho uma Dívida vencida com a Ativos S/A vencida desde 2017 no valor de 15 mil e me propondo acordo, Achei estranho, Pois o Serasa sempre mostra contas negativadas e não dividas não pagas a mais de 11 anos,
    e vejo que embora eu esteja pagando minhas contas rigorosamente em dia, meu Score não sobe, fica sempre em 121/1000.
    Minha duvida é : É legal esta divida vencida a mais de 11 anos, está aparecendo na página do Serasa, Propondo acordo, mesmo não sendo protestada (Apontada) ?
    Posso mover alguma ação no Juizado Especial, relativo a isto?
    Será que é por isto que meu Score não sobe a pontuação?

    Desde já, agradeço e aguardo um retorno

    Att

    Jordan

    Jordan em 26 de fevereiro de 2019 - 21:26
  7. Olá Boa Noite
    Meu marido está com o nome sujo por causa do ipva atrasado
    Após 5 anos essa dívida do ipva sai do nome dele ?
    E se caso sair, ele conseguiria financiar uma casa depois dos 5 anos ?

    Dayane em 03 de fevereiro de 2019 - 23:34
  8. Tinha uma dívida com um banco mas já saiu do sistema mas fui em 2 lojas abrir um crediário e elas pedem analistas para poder me vender por que disso?

    Robson da Silva em 16 de janeiro de 2019 - 03:51
    • Boa tarde. O fato de ter nome limpo não significa que a loja não possa fazer exigências para conceder o crédito. Talvez pela avaliação que fizeram de sua renda consideraram necessário um avalista para garantir o valor do crédito.

      Artur em 05 de fevereiro de 2019 - 14:58
  9. Olá
    Gostaria de saber se uma empresa pode me negar direito de abrir crediário porque minha companheira “não somos casados no cartório” possui restrição no local ?

    Weslei em 15 de janeiro de 2019 - 00:52
  10. Gostaria de saber o seguinte iniciei um curso superior pela faculdade particular anhangueras fiz 2 semestre e para iniciar o 3 não me confirmei matricula na mesma indo matricular me em uma outra faculdade estudei 2 meses e como não iria terminar o semestre tranquei e fiz novamente a matrúcula na anhangueras isso já com 3 meses após o início do simestre, a faculDade hoje me cobrar os dois meses que estudei na faculdade Ratio. Me diga essa dívida de 2 meses ela existe? Já que não renovei matricula lá e com certeza as cadeiras do período que passei fora teria que pagar em outrazão ocasião quando abrissem nova turma nas cadeiras ministradas no período será que tenho realmente essa dívida não paguei pois acheio injusto já que não havia estudado no período em que estavam me cobrando. Me responda por favor o período foi fevereiro e março do ano de 2014 já agradeço a sua atenção. Obrigado.

    Rita de Cassia Oliveira de SousaGostaria de saber em 11 de janeiro de 2019 - 07:33
    • Boa tarde Rita. As faculdades cobram o valor pelo semestre fechado. Se você comparecer somente no último mês, mesmo assim pagará o semestre todo. O que acontece é que as mensalidades na verdade são um parcelamento do semestre, não pagamento pelo mês estudado. Por exemplo: o semestre custa 6 mil reais, se você começar a pagar no início do ano pagará em 6x de mil reais, mas se iniciar pagando só em março já terá que parcelar o valor em 4 meses, ficando mil e quinhentos por mês.

      Artur em 05 de fevereiro de 2019 - 14:53
  11. Se seu nome saiu do SPC apos cinco anos vc consegue compra de novo?

    Geane costa em 07 de setembro de 2018 - 17:56
  12. quero saber se meu nome está sujo no Bradesco

    Genario Abilio da Silva em 27 de agosto de 2018 - 14:21
  13. Tenho dívida no banco do brasil há mais de 5 anos. Nada conta no meu CPF nem junto ao Soc, nem SERASA, nem cheque. Se eu for ao banco fazer um cartão de crédito vai constar lá ou não consta mais no banco também?

    Alessandra em 19 de junho de 2018 - 11:26
  14. Quero saber de uma coisa eu paguei um boleto atrasado com 42 dois dias de atraso..pois colocaram meu nome na restrição eu nem sabia ..pois foi no dia 25/3 e agora q é mês q faz 6 mês q estou pagando q fui ver q meu nome está restrito..mesmo com tudo pago..posso processar a empresa..pois colocaram até esse mês sendo q foi so 42 dias?

    Luana Aparecida em 10 de junho de 2018 - 00:20
  15. Se eu tenho uma dívida com um consórcio e depois de 5 anos eu quiser fazer outro consórcio o meu nome ainda vai aparecer no sistema deles?

    Cleyton em 29 de maio de 2018 - 19:24
  16. gostei muito dos comentarios, e quero parabeniza-los por essas informaçoes: como também,parabenizo aos usuarios desse site por suas perguntas de grande relevancia!

    Manoel Messias dos Santos em 23 de maio de 2018 - 09:30
  17. Ola tenho uma divida de maio de 2015 sera que ano que vem completa 5 anos ja ?

    Viviane em 18 de maio de 2018 - 14:29
    • Completa 5 anos em maio de 2020.

      Artur em 05 de fevereiro de 2019 - 14:55
  18. Também fiz uma dívida em 2005 de 800,00 reais no banco Itaú,estamos em 2018 o banco recovery Brasil,disse que lá tem essa dívida minha de 800,00 reais e que se eu de 450,00 quita a dívida,se passaram 18 anos eles podem fazer isso,e eles mim disseram que não posso financiar nada,pq fica na central isso é justo,mim ajudem,queria tanto financiar um carro

    Marilene Da Silva Rodrigues em 30 de março de 2018 - 14:38
    • Você pode financiar sim. Passados 18 anos você não possui mais restrições referente a esta dívida. Procure um banco e solicite o financiamento.

      Artur em 05 de fevereiro de 2019 - 14:57
  19. Em novembro de 2017,entrou dois cheques.sem fundos meu,fui lá levei os cheques e dei baixa no banco,e tenho o papel da baixa comigo e desde de dezembro tento financiar um carro e não consigo,agora fui no Santander novamente e eles mim mostraram na tela do computador que o banco Bradesco continua com esse. Mesmo cheque s fundos lá,no caso com o meu nome restrito o que faço,puxei no Serasa não aparece,mas no banco Santander mostra na tela que tenho esse cheque sem fundo mim ajudem o que faço

    Marilene Da Silva Rodrigues em 30 de março de 2018 - 14:32
  20. Me respondam por favor sobre a dívida de um cartão isso parar na reconversa. E eles não querem tirar o juro

    Diomar Borges do nascimento em 10 de março de 2018 - 11:01
  21. Tenho cheques sem fundos na faculdade a 4 anos, justamente minha filha perdeu a faculdade por falta de pagamento, agora meu nome foi pro SPC e Serasa, quem colocou meu nome no SPC e Serasa, foi o banco ou a faculdade?
    Qual o próximo passos deles, eles já podem protestar de imediato no cartório ou tem um tempo pra isso?
    Fui na faculdade mas eles não parcelam e pagamento só a vista é no dinheiro não aceita nenhum cartão, quero pagar mas não da a vista, quais são os meus direitos?

    Raimundo em 04 de março de 2018 - 11:57
  22. Tenho uma dívida Porto Seguro e de seguro fiança de aluguel o seguro 2010 paguei. A outra venceu julho 2011 dívida não paguei cobram até hoje . A dívida seguro fiança também sai do SPC depois 5 anos por que até hoje meu nome ainda consta serasa.

    Edna Maria Alcântara de Moura em 25 de fevereiro de 2018 - 16:19
  23. Olá. Boa tarde! Descobri que um factory me incluiu no SPC por um cheque que havia emitido a 4 anos e por desacordo comercial havia feito a sustação. Entrei em contato com a factory, que é em outro estado, e pretendo negociar para limpar o nome. Porém a minha conta já está fechada. Como faço para limpar o nome, já que não posso apresentar os cheques pois a conta já não existe?

    Aurélio em 26 de janeiro de 2018 - 18:41
  24. Consultei meu CPF e constou 4 ocorrências e uma restrição,eu devo pagar essas ocorrências ou só a restrição mesmo?

    Fernanda em 12 de janeiro de 2018 - 00:37
  25. Gostaria de saber ,eu estou no spc , des do dia 10/6/2015 para sai dia 10/6/2020 com 7 parcelas em atraso mas hoje recebi uma carta de notificação de registro notificado que se eu não pagar em 10 dias irei entra no spc mas 8 parcelas com datas diferentes do dia 10 01 2016 pade isso aconteser subir 1 parcela e com datas diferentes gostaria de uma reposta muito obrigado ?

    Sueli em 28 de dezembro de 2017 - 15:51
  26. Boa tarde, tenho 2 perguntas a fazer ,estou com uma dívida da Caixa econômica Federal na pesquisa aparece venc. 2013 incluso 2016 gostaria de saber o que significa incluso, se conta 5 anos a partir dessa data e também se corro o risco de perder um imóvel que eu tenho financiado pela caixa.

    Iracema Pereira de Araújo em 20 de dezembro de 2017 - 12:47
  27. Boa tarde. Tenho uma dívida com banco Itaú faz mais de 8 anos e eles não param de me liga todo santo dia ora e a credora ora são eles, eu não aguento mais. Olha só a mensagem:
    Patricia, cliente Itau, tentou renegociar e nao conseguiu? Nos temos uma solucao feita para voce, ligue : 0800-878-0052 ou responda SIM e ligaremos p/ voce.
    Devido sua ausencia na audiencia, foi autorizado ajuizamento do debito. LIGAR URGENTE p/ ter conhecimento do bloqueio adotado.INF:08009400248 Whats 31993774421
    Eu não aguento mais isso como faço pra denunciar ou um processo junto a essas pessoas.

    Patricia Dantas em 06 de dezembro de 2017 - 17:30
  28. Boa tarde, uma duvida sobre a legalidade de uma situação. Supondo que e uma pessoa fica com restrição nos órgãos de crédito por 5 anos devido uma dívida com uma empresa e seu nome saia da lista de restrição de tais órgãos. Digamos que essa pessoa resolva negociar com o credor sua dívida e faça um acordo, mas não pague. O credor pode inserir o nome dessa pessoa nos órgãos de restrição ao crédito novamente?

    Henrique em 01 de dezembro de 2017 - 16:59
  29. Eu queria saber o seguinte fui avalista de uma pessoa a primeira compra a pessoa pagou depois a pessoa comprou novamente e não pagou a loja pode sujar o nome do avalista?

    Junior em 05 de outubro de 2017 - 21:09
  30. Tenho uma dívida com o BB a mais de cinco anos eu posso vender e comprar imóveis

    Carlos em 20 de setembro de 2017 - 07:06
  31. Boa tarde,

    Tive meu veiculo apreendido há um ano, se eu renegociar a divida, terei o veiculo de volta?
    (peço a gentileza de enviar copia da resposta para meu email).
    Obrigado!

    Gicelya Cristina em 13 de setembro de 2017 - 14:08
  32. Olá tenho algumas dividas, fui no órgão responsável em minha cidade,para saber as empresas q eu estava devendo. Algumas dividas apareceu no sistema, outras não sendo q todas elas tem menos de 2 anos. Oque acontece quando a divida não aparece no spc e serasa? Sendo que todas elas deveriam aparecer pois e divida com bancos. Se a divida for para protesto sai dos órgãos de proteção ao crédito?

    Obrigado….

    luiz roberto pereira rodrigues em 12 de setembro de 2017 - 00:28
  33. Boa noite,a Sorocred me mandou msg que eu tenho uma dívida com eles de duas parcelas de uma renegociação,em 2001, estão me cobrando, eu sinceramente não me lembro de ter ficado devendo, já tive contato com eles ,mas pra mim já tinha quitado,me informarão que estava prestes a ter penhora de bens alegando que a conta era 118reais mas com o tempo estava em 22000,00,,mas se eu fechasse um acordo com eles iria pra 100reais minha dívida, disserem que meu nome está na receita federal é possível,isso,sendo que pra mim meu nome estava limpo, comprei um carro a três meses, oque faço por favor vcs podem me orientar

    Elisangela em 05 de setembro de 2017 - 23:37
  34. Olá, quando o banco coloca seu nome no spc com 5 anos o nome sai ?

    Fabricia em 21 de agosto de 2017 - 12:04
  35. Bom dia! Gostaria de saber quem eu posso passar uma dívidas para terceiros porque? eu financiei o carro para meu irmão e ele não pagou , sendo quem meu nome sim encontra SPC Serasa . Gostaria muito saber dessa informação

    Alexandre Graciliano em 14 de agosto de 2017 - 08:18
  36. Tenho uma dívida com a oi desde 2010 é não prescreveu eu posso coloca na justiça

    Flávio silva em 14 de agosto de 2017 - 01:21
  37. Bom dia,

    Preciso saber se meu nome foi incluso e depois foi retirado do SPC, pois a empresa responsável foi notificada por processo judicial….

    WANDERNEI em 04 de agosto de 2017 - 12:58
  38. Boa tarde, tenho uma dívida ao banco x, a 6 anos meu nome está limpo no SPC e Serasa. E possível eu compra uma casa financiada em outro banco x. Ou meu nome só será limpo através de quitação da divida.? Eu o banco x passar informações sobre meu nome dando mau informações

    João Marcos em 01 de agosto de 2017 - 14:24
    • João, seu nome pode ter sumido dos órgãos de proteção ao crédito, mas a dívida fica constando como restrição interna nos bancos. Só vai se livrar se você quitar a dívida, caso contrário, nenhum banco vai querer te ofertar crédito de novo.

      Isnaia em 28 de setembro de 2017 - 17:59
  39. Paguei uma divida no banco a algum tempo só que não consigo crédito em nenhum lugar o que está acontecendo sendo que meunome não conta mais no spc

    Sandra Regina De Oliveira Pedro em 10 de julho de 2017 - 17:57
    • Eles consultam o score do Serasa, como ele deve estar baixo pelo seu histórico, as instituições financeiras não vão liberar grana fácil para vc. Vale a pena consultar um advogado para verificar se você pode tomar alguma ação relacionada a isso.

      Rafael em 27 de julho de 2017 - 13:52
  40. A dívida completou 5 anos, porém vinte dias antes de completar 5 anos foi a protesto. Foi ao local eles disseram que pode-Se passar mais cinco anos com meu nome protestado até eu liquidar essa dívida que é correto. E correto ??

    Evonilda Maria de jesus em 28 de junho de 2017 - 19:55
  41. Sou funcionária publica só recebo o simples salario minimo, tenho os meus pais doentes, passei a cuida dele indo para hospitais e comprando remédios, e também ajudo a minha irma com que posso com sua filha na faculdade, em junho de 2016 fui a caixa fazer um pequeno empréstimo para o tratamento de saúde dos meus pais, deste então fiquei com dividas e ainda não consegui pagá-los e estou com o meu CPF com problema por isso tenho como fazer outro para para todas as dividas.

    sigilo em 14 de junho de 2017 - 13:38
  42. Olá! Tenho uma dúvida. O meu nome foi incluso no SCPC no dia 05/12/2012 e no dia 05/12/2017 faz 5 anos, porém está mesmo dívida foi inclusa no dia 05/03/2017 na receita federal.

    Quando irá caducar?

    Att,

    Odair em 30 de maio de 2017 - 13:03
  43. Meu nome tá com restrição na Tim por conta de um modem q nunca tive o que fazer pois quando tento fazer algum cartão de crédito visa ou mastercard não consigo já fez 5 anos em abril.

    Veronica em 27 de maio de 2017 - 21:33
  44. Oi boa noite baixei um aplicativo do Serasa pra saber se tenho restrição no meu nome graças a Deus não consta dívida mais não consigo fazer cartão em lojas e ainda está constando dividida na loja que devia gostaria de saber oque está acontecendo

    Lidiane em 17 de maio de 2017 - 23:20
    • Lidiane, a dívida não “morre” com cinco anos. O que acontece é somente a retirada do seu nome do SPC/Serasa. Se você tem dívida com a loja, você continuará com a dívida se não paga-la.

      Gustavo em 28 de julho de 2017 - 14:55
  45. Bom dia gostaria de saber se depois de cinco anos com meu nome no spc Serasa eu consigo financiar um carro

    Ariane em 01 de abril de 2017 - 02:08
  46. Tinha uma dívida com um banco aí a dívida caducou em março de 2017 no SPC e Serasa puxei não consta nada. mas aí no cartório o meu nome consta um protesto no dia 10/2012 a dívida também não era para sair do cartório também ou não.O que devo fazer neste caso peço orientação sobre como agir.

    João Fernandes em 22 de março de 2017 - 00:11
  47. Tenho uma divida caducada com o BB estou abrindo conta e solicitando cartão no Itau, não foi aprovado existe a possibilidade de ser por conta desse problema com o BB? O que devo fazer?

    ANGELICA SILVA em 16 de março de 2017 - 11:04
  48. Eu tinha dividas em 2011 e meu nome continua restrito, ja passou de 5 anos. Quero pedir um cartao de credito e não consigo, esta certo esse procedimento da parte dos bancos não liberar o cartao apos cinco anos? Desde ja obrigado.

    Cacilda alves vieira da silva em 03 de março de 2017 - 03:54
  49. Tenho uma dívida com o Banco do Brasil a 17 anos, meu no.e estar sem restrições porém quer o saber se posso financiar uma casa pela caixa ou se vai constar essa dívida qndo fizerem a análise de risco
    Obrigada

    Ocirene em 11 de fevereiro de 2017 - 00:50
  50. Tinha uma dívida há mais de 3 anos e paguei agora no começo desse mês! Quanto tempo poderei tirar um novo cartão de crédito?

    julieny Oliveira balby em 06 de fevereiro de 2017 - 18:52
  51. Olá, estou no SPC e Serasa a quase 5 anos, e agora estão entrando em contato comigo para quitar a dívida.sera q eu não entrando num acordo, meu nome continua no SPC apesar de eu estar quase 5 anos?

    Magali em 24 de janeiro de 2017 - 16:29
  52. Desejo receber os informativos.

    ELIANA SARTORI em 19 de janeiro de 2017 - 10:33
  53. Tenho uma dúvida de 10 anos no banco Bradesco,por conta de um cartão de crédito, não paguei por falta de condições, quando procurei eles para negociar o juros estava muito autos, já tem 10 anos e até hj meu cpf está com restrição no Serasa, isso é normal?o q devo fazer.

    Silvia Aparecida de Jesus Nogueira em 05 de janeiro de 2017 - 08:50
  54. Faz quase 6 anos que fiquei com uma dívida na GVT e fui no Serasa e SPC agora e não consta mais nada .tentei pedir tv e internet da oi que comprou a gvt agora e o vendedor diz que não está passando agora pq estou com um débito no sistema . O que devo fazer?

    Michelle em 14 de dezembro de 2016 - 22:31
  55. Tenho uma dívida de 2600 reais que consta em valores atuais de IPVA no estado de são Paulo feitas a vinte anos atrás de acordo com a lei de 5 anos de dívida corrente a partir da data de sua existência não teria maís dívida com a mesma porque meu nome consta com protesto no Serasa

    José em 18 de outubro de 2016 - 15:06
  56. Boa noite. Fiquei com uma dívida no banco, que caducou já faz 13 anos. Agora sou funcionária pública municipal e gostaria de saber se consigo um empréstimo em outro banco,estando agora com nome limpo. Porém ouvi falar que fica um cadastro negativo e nunca mais a gente consegue outro empréstimo.

    Ilza em 10 de outubro de 2016 - 21:45
  57. Tenho algumas pendência que já fizeram cinco anos e porque eles não tiraram do spc

    Simone em 16 de setembro de 2016 - 16:32
  58. Tenho uma divida a mais de três anos e pesquisei no serasa e consta que devo somente 45 reais. Quero saber o que aconteceu com o restante? Eu devia mais de dois mil

    flerdiana da silva em 14 de setembro de 2016 - 13:33
    • Eles protestaram um valor abaixo porque o custo de um protesto de R$ 45,00 é bem mais barato que o de um de R$ 2 MIL. Os custos cartoriais mudam conforme a faixa da dívida, por isso declararam aquém. Mas não se engane: a dívida é a de R$ 2 MIL.

      Isnaia em 28 de setembro de 2017 - 18:05
  59. Boa Tarde. Estive lendo e gostaria que me tirassem uma dúvida. Se por um acaso eu tiver uma dívida prescrita, isso com certeza irá me prejudicar em futuras transações, como financiamento de um carro, casa.. etc. Daí para que isso não aconteça, eu decido paga-la. Como devo proceder ?

    Obrigada

    Janine R.F. Dantas em 30 de agosto de 2016 - 15:34
    • Depende do caso. Se foi uma dívida junto ao banco, seu nome sairá dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA, mas não sairá das restrições internas das instituições financeiras. Isso vai inviabilizar qualquer linha de crédito novamente – a não ser que você regularize de fato a dívida junto ao Banco.

      Isnaia em 28 de setembro de 2017 - 18:08
  60. Boa noite!!!
    Só sugestão, pôr que o Serasa e SPC não cria um Sac para que o cliente inadimplente resolva todas as pendências de todas as Empresas da qual ela deve pagando em boletos bancários?
    Só assim seria seguro, confiável e o comércio voltar a lucrar, pensem com carinho.
    Será bom para todos!!

    Miralva Gleide Leal Brandão em 10 de agosto de 2016 - 00:08
  61. Gostaria de saber através de recebimento de e-mails, até quantos anos eu posso passar com meu nome negativado no Spc, e no Serasa?

    Jean Leite de Abreu em 02 de julho de 2016 - 15:42
  62. Me tirem essa dúvida moro em São paulo, estou indo embora pra são luis (ma) estou com restrições no spc e no serasa. Eu estando já em outro estado eu consigo negociar lá ou teria que voltar a são paulo pra limpar meu nome só aqui em São Paulo?

    Suellen batista da Conceição melo em 22 de junho de 2016 - 17:00
  63. Faça um bom aprendizado com estas informações fornecidas por este artigo.
    Parabéns.

    Ricardo Correia de Souza em 25 de maio de 2016 - 21:46
  64. Oi queria saber o nome limpa com 5 anos com cheque sem fundo

    Lindybergue santos de carvalho em 24 de maio de 2016 - 22:42
  65. em caso de limite de banco apos 5 anos quero saber se sai do spc?

    joao em 16 de abril de 2016 - 23:33
  66. Sabendo se que o prazo máximo de permanência nos cadastro do SPC SERASA e CSPC, são de cinco anos (art. 43§1 do CDC), porém qual dispositivo de lei, afirma quando começara a contar o prazo de cinco anos;
    Começa a contar a partir do VENCIMENTO DA DÍVIDA?
    ou
    Começa a contar a partir da INCLUSÃO DA DÍVIDAS?
    Qual dispositivo de Lei confirma a data de início?

    grato desde já;
    Fernando Góes Jr

    Fernando Goes Jr em 16 de março de 2016 - 16:09
  67. Sou técnico em Radiologia, fiz minha inscrição no CRTR provisório em 2004, só paguei a anuidade no devido ano, desde então não paguei mais por que não me coloquei no mercado de trabalho, agora, depois de 11 anos estão me cobrando as anuidades atrasadas ou dar baixa no registro,e pagar o débito o não pagamento me colocarao no spc, gostaria de saber depois de 11 anos eles podem fazer isso.

    Bergason Freitas em 06 de outubro de 2015 - 09:07
    • Freitas, não sou especialista, mas pelo que entendo, eles poderão incluir todas as dividas, que não tenha transcorrido o prazo máximo de cinco anos, e que não tenha sido inclusa anteriormente, contado o prazo para a prescrição da divida a partir do vencimento da dívida, esses prazos de cinco anos, é para a permanência no cadastro de restrição ao crédito, porém a dívida se não paga, sempre existirá, apenas perderá o credor o direito de cobrança, tanto nos órgãos de restrição ao crédito quanto por ação judiciária.

      att Fernando Goes Junior

      Fernando Goes Jr em 16 de março de 2016 - 16:32
  68. Ola… Tenho uma dúvida… Eu estava inadimplente, mas quitei minha divida hoje… Quantos dias até meu nome ficar limpo, fora do spc e cerasa??? Desde já obrigada

    carolina ferreira em 22 de agosto de 2015 - 01:05
    • em média 5 dias úteis, mas pode chegar a 12 até 15 dias úteis .

      Fernando Goes Jr em 16 de março de 2016 - 16:33
  69. Paguei dia 23/07/2015 minha divida na Caixa. Já se fazem 3 dias do pagamento, e meu nome continua restrito. Vocês sabem qual o prazo máximo para baixa de restrição nos bureaus de crédito?

    Carla Brandao da Silva em 28 de julho de 2015 - 17:58
    • Quitada a dívida pelo devedor, a exclusão do seu nome deverá ser requerida pelo credor no prazo de 05 dias, contados da data em que houver o pagamento efetivo, sendo certo que as quitações realizadas mediante cheque, boleto bancário, transferência interbancária ou outro meio sujeito a confirmação, dependerão do efetivo ingresso do numerário na esfera de disponibilidade do credor.

      Nada impede que as partes, atentas às peculiaridades de cada caso, estipulem prazo diverso do ora estabelecido, desde que não se configure uma prorrogação abusiva desse termo pelo fornecedor em detrimento do consumidor, devendo o consumidor comprovar em ação indenizatória um possível dano !

      A decisão é da 3ª turma do STJ, definiu o prazo de cinco dias, por analogia ao previsto no art. 43, parágrafo terceiro, do CDC, que estabelece: “O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção.” Segundo o CDC, o arquivista tem o prazo de cinco dias úteis para comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas.

      Fernando Goes Jr em 16 de março de 2016 - 16:42
  70. Fui avalista de um empréstimo no banco do povo,desde 2010 meu nome está sujo, tem como tirar o meu nome ou completando 5 anos meu nome limpa automaticamente,

    janaina rugain em 17 de julho de 2015 - 15:30
    • A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA e SCPC é de 5 anos.

      Fernando Goes Jr em 16 de março de 2016 - 16:46
  71. Olá eu tinha uma divida em meu cartão fui para o SPC,negociei a divida,ja paguei meu nome ja saiu do SPC mas hoje fui ao banco do brasil o qual me disseram que nao posso passar a ter um cartão especial pra uso do cartao com credito ou cheque só após 5 anos,mas a divida ja esta paga.obrigado

    Andreia em 15 de julho de 2015 - 23:38
  72. oi, Bom Dia! a conta de luz esta no nome do meu pai,mais eu gostaria de passar para o meu nome, mais o cpf dele ta bloqueado,ta com nome no cpc ja faz mais de 5 anos mesmo assim tando bloqueado eu consigo passar a conta para o meu nome?? ou precisa desbloquear o cpf primeiro? Preciso de Resposta com URGÊNCIA URGÊNCIA

    Pâmela Almeida em 09 de julho de 2015 - 10:46
  73. Eu tinha uma divida no Banco do Brasil, foi feita uma negociação ,paguei ,só que agora quero fazer um emprestímo e não posso,quero saber porque? e o que devo fazer? já fazem 4 anos que quitei essa divida

    leni anjos em 19 de junho de 2015 - 22:20
  74. Gostaria de uma resposta sobre se a divida após 5 anos o nome limpa

    Mirian em 29 de maio de 2015 - 14:19
  75. tinha um consorcio no bradesco que parei de pagar, agora chegou uma carta para receber o saldo existente. mas devo no banco, consigo receber ou ficara retido?

    gilvan oliveira em 23 de abril de 2015 - 16:25
  76. Ola, estou sendo cobrado por uma empresa, que diz ter comprado uma divida minha do cartão de credito mastercard ourocard do banco do brasil de 2007. Porem nunca tive cartão de credito do banco do brasil. Fui ate a agencia do banco do brasil, e ele disse que eu não tinha nada pendente com o banco, porem fazendo porem esses dias estive no banco, e descobri que na verdade essa divida e do cartão de credito, que eu tinha com a nossa caixa nosso banco, e o banco do brasil comprou, e repassou pra outra empresa. Hoje sou cliente do banco, tenho cartao de cledito, talão de cheque. Mas a outra empresa continua me cobrando. Nesse caso posso entrar com ação judicial. Como proceder. Essa divida e de 2007.

    reginaldo alves de souza em 16 de abril de 2015 - 09:52
  77. Fiz um financiamento pela BV Financeira – acabei não pagando por motivos alheio. O fato é que fui no Serasa SPC e Bacen e não consta essa dívida. Em contato com o credor, informei a intenção de pagar, mas a dívida já está em R$ 95 mil e não fazem contra proposta.

    Minha dúvida é? – Eu quero financiar uma casa pela Caixa, será que consigo?

    D’Angelo em 11 de abril de 2015 - 23:00
  78. Olá, estou querendo financiar um Imóvel, porem a 5 ANOS meu nome foi incluso no SPC SERASA, agora esta limpo financiei um veiculo normal, isso vai me impedir de financiar um Imóvel?

    Wellington Carvalho em 25 de março de 2015 - 23:45
  79. Tenho uma divida com a BV financeira dividida em varias parcelas que deixei de pagar a ultima em 2009 quando fiquei desempregado, fui conferir ontem meu nome pois já tem quase 6 anos e me falaram que minha divida é de janeiro de 2013 e quase o dobro que era na época, ele podem fazer isso, tipo a ultima que paguei era 2009 eu acho que ele jogaram para ultima prestação, podem fazer isso?

    Jean em 19 de março de 2015 - 16:27
  80. Ola gostaria de tirar uma duvida a doze anos atras fiquei com uma pequena divida no banco itau por causa do lis e do cartao de credito nao pude pagar por motivos financeiros depois de 5 anos meu nome saiu dos orgao de protecao ao credito mas ontem recebi por imail uma resposta de quitacao da divida depois de 12 anos achei estranho pois na realidade n tenho mais o cartao do banco na realidade nunca fechei a conta nesse banco gostaria muito de pagar mas estou desempregada e possivel receber essa proposta depois de 12 anos eles podem me por no serasa de novo?

    Neide Felicio em 15 de março de 2015 - 21:08
  81. Desde 2009 possuo uma conta corrente na caixa economica federal , ano que iniciou os débitos das prestações de um imóvel adquirido.
    Nesse mesmo ano(2009) fiz um empréstimo (CDC), em 31 parcelas a ser debitado em conta, que se encerrou no ano de 2011.

    No dia 25/02/2015 foi debitado da minha conta corrente o valor de 750,00 discriminado como DEB AUTOR , sem aviso.

    Já fui até agência, e a mesma informa que o débito ocorrido na minha conta se refere as parcelas finais do CDC de 2011, totalizando o valor do débito(750,00)+ 5x 250,00.(Contrato de 2009).
    A questão é saber como é possível uma cobrança de aproximadamente 06 anos atrás, se não se possue nenhum extrato para conferência.

    Américo José Dias em 15 de março de 2015 - 20:42
  82. Estou com um financiamento no banco panamerino a sete anos eles disse que minha divida não prescreve como eu faço

    suerio da silva Trindade em 09 de janeiro de 2015 - 13:05
  83. bom dia meu cpf estava com pendencia hj fiz uma consulta e o resultado do status do cph estava ok eu não entendir se meu nome está limpo ou não

    Rose Cerqueira em 11 de setembro de 2014 - 11:51
    • Boa tarde Rose. Quanto a sua resposta do nome do financiamento, não existe lei que possa ultrapassar o prazo de cinco anos de dívida. O seu nome ja deve ser limpo.

      Welington Veloso em 03 de fevereiro de 2015 - 16:57
  84. ola gostaria de saber como começa a contar a data no serasa e a data do vencimento ou de disponibilizaçao meu marido tem uma divida com o banco sanatader com o vencimento em 12/06/2009 porém no extrato do serasa costa que a divida esta com outra financeira tem uma data d disponibilizaçao de 03/02/2012 nunca fizemos acordo a duvida é o nome do meu marido sera limpo agora dia 12/06/2014

    deise alessandra em 08 de junho de 2014 - 18:03
  85. Eu gostaria de saber o seguinte:
    Fiz uma compra em uma loja de móveis no valor de R$1.000,00 que foi financiada pela caixa econômica ( Como não tinha cartão de crédito, foi procedimento da loja ). Minha pergunta é: Depois dos 5 anos corridos, meu nome continuará “sujo” na caixa econômica ou limpará normalmente?
    Poderia por gentileza de enviar uma cópia da resposta por e-mail. Obrigada.
    Att,
    Lorena Capella.

    Lorena Capella em 06 de maio de 2014 - 20:23
  86. Boa tarde,

    Gostaria de saber se a Caixa Economica Federal pode impedir de um cliente que tem conta na agência de pegar um financimaneto CONSTRUCARD, porque no passado el pegou e atrasou algumas parcelas, mas teve uma promoção da Caixa para os devedores que quissesem pagar o debito, e esse cliente quitou todas as parcelas.Depois de um ano ele tentou pegar novamente o Construcard e a gerente disse que ele era um cliente que deu prejuizo para caixa, e por esse motivo não ia poder pegar outro financimaneto nessa agencia.Isso é legitimo por lei?A pessoa foi obrigada a abrir uma conta corrente movimentar durante 4 meses, fazer titulo de capitalização,cartão de credito e limite de conta, para ver se iam liberar o construcar, depois disso tudo não liberaram.Aguardo maiores informações.

    JULIA em 18 de fevereiro de 2014 - 14:07
  87. Bom dia, sou func pública já aposentada, mas quando ainda na ativa me aconteceu algo que desestruturou ainda mais minha vida: quando fui ao banco para receber meu salario(conta salario), não havia um centavo sequer pra pegar um onibus, pois o banco retirou meu especial, cartão de credito, emprestimo pessoal, enfim, cobriram com meu salario durante 2 longos meses a divida que eu tinha com eles, não me deram chance nem para um acordo, tremenda covardia.
    O que desejo saber, como já passaram alguns anos, tenho como pedir ressarcimento do constrangimento que me causaram:?Faço essa pergunta pois lí aqui um caso parecedissimo com o meu, e o banco teve que se redimir e pagar pelo insulto causado ao cliente.
    Muito obrigada!!!

    Ione dos Santos em 16 de fevereiro de 2014 - 10:13
  88. Um cheque protestado não pago apos 8 anos as financeiras podem ter acesso a esta informação , Porque não consigo credito em instituição nenhuma e meu nome esta fora do cadastro do SPC e SERASA.

    André Eduardo em 18 de dezembro de 2013 - 13:02
  89. Bom dia,
    Paguei a divida com atraso, vencia no dia 25/10/2013, na Caixa Federal, a prestação foi paga no dia 18/11/2013, ainda consta meu nome no cadastro de inadimplentes, até hoje dia 25/11/2013, está correto? Qual o tempo que teriam para retirar meu nome do cadastro?

    sheila monego em 25 de novembro de 2013 - 11:18
  90. tenho um registro no cheque do banco central ,banco real (cheque sem fundo) tem a data da ultima ocorrência , agencia, a qtde, alínea, enfim e data da inclusão, minha duvida é será que meu nome sai apartir da ultima ocorrência ou da inclusão?
    Obrigada

    jaqueline asilv em 21 de novembro de 2013 - 09:11
  91. Gostaria de saber, se é verdade que quando fazemos acordo em alguma divida, na hora da compra de um imovel o valor restante é cobrado!
    Ex. O total da divida que paguei é menor por causa do acordo, e esse valor que não foi cobrado por causa do acordo será cobrado na hora da compra do imovel?

    Rodolfo em 14 de novembro de 2013 - 21:44
  92. Boa tarde!
    Tenho uma divída onde sou avalista da minha ex mulher, na qual era a nossa empresa, divórciamos e eu assumi está divida com o meu advogado em um acordo com a ex em 2010 e eu não tirei a firma do nome dela,agora ela me colocou na justiça por eu nao ter pago a divida no banco e tem um FGO queria saber se o nome dela fica também negativado como o meu até o vencimento da divida ou se o nome dela sai antes do meu o financiamento foi feito pela empresa e está empresa ta no nome dela e eu sou avalista e está empresa entrou na falencia e agora o que faço com a divida para pagar.

    wilson bueck em 31 de outubro de 2013 - 16:04
  93. tinha uma divida na tim de 2 linhas, as duas de 2009 as duas com o vencimento no dia 04/12/2009, no mês 04/01/2010venceu mais 2 fatura sendo que uma eu já tinha cancelado e a outra ficou em aberta, agora em 2013 +ou- no período do mês 03 eu pedi que me enviassem o debito que eu tinha com a tim, pois o meu nome estava com 4 registros no spc e então me mandaram 4 boletos apenas com os valores do plano, achei até pouco pelo tempo que passou mais paguei todos e o meu nome saiu do spc, mas agora no dia 03/09/2013 fui comprar uma casa pela caixa econômica e constou 2 registro da tim novamente fiquei sem entender e então liguei pra operadora pra saber do que se tratava e então eles me disseram que eram juros e multas por atrasos, não entendi porque assim que chegou os boletos paguei logo, coloquei a tim na justiça e gostaria de saber se fiz o certo, a audiência vai ser dia 14/10/2013

    lusivania em 12 de setembro de 2013 - 20:49
  94. Boa noite!Eu fiquei 5 anos no SPC e Serasa e há um ano estou com meu nome limpo.O problema é que eu estou recebendo email e cartas do cartão IBI Mastercard,me propondo acordo ou então vão me processar judicialmente!
    O que devo fazer?Eles podem me processar?
    E se eu quiser financiar uma casa na caixa será que haverá algum problema?
    Obrigada

    Fernanda em 05 de setembro de 2013 - 23:31
    • Oi Fernanda, estou na mesma situação gostaria de saber do financiamento habitacional CEF, será que haverá algum empedimento, quando souber me fala por favor, que irei ver aqui tambem e te passo ok

      Luciano Papilha em 17 de setembro de 2013 - 16:01
  95. Paguei uma divida ao banco, só que negociamos e acabei pagando so o principal.
    O gerente do banco me falou que eu não poderia abrir nenhuma conta novamente neste banco, por mais 05 anos, já que paguei apenas o principal e não paguei juros, multas.
    Isso é correto o banco agir assim ja que não tenho divida nenhuma com eles…….
    E em outro banco eu não paguei a divida, isso ja tem mais de 05 anos, e continuo negativada no SERASA e outras instituições, isso também é correto……
    Não devo cartões de crédito, devo CDC, limite de contas e cheques que nem sei onde andam as pessoas as quais levaram meus cheques….

    Obrigada

    Josiane em 22 de agosto de 2013 - 17:43
  96. Fiz um empréstimo em 2004 e na época comecei a pagar e segui pagando por diversos meses, logo após por vários motivos não pude concluir o pagamento e deixei essa dívida meio que de lado, e meu nome foi incluso no SPC / SERASA, agora minha condição financeira me permite algum tipo de investimento “ainda não sei qual”, mas meu nome não está mais relacionado nestas instituições, isso pode de alguma forma me impedir de planejar empréstimos, financiamentos ou algo no seguimento, sei lá? algo como um financiamento imobiliário,
    No aguardo de notícias, agradeço desde já.

    Felipe Lanza em 13 de agosto de 2013 - 23:27
  97. Fiz uma compra,paguei,mas foi protestada.Entrei em contato c/a empresa que me mandou uma carta de anuência p/ levar ao cartório.Só que não mandaram a cópia do contrato social.Então o cartório não me liberou.Tentei entrar em contato c/a empresa de novo mas não consegui mais acha-la.Até quando vale este protesto?Abri um processo nas pequenas causas mas como a outra parte não apareceu me mandaram contratar um advogado.O que acontece se eu não fizer mais nada a respeito?Já faz 4 anos e meio que foi protestado.Pode me responder?Obrigado.

    jussara em 30 de julho de 2013 - 20:23
  98. Gostaria de saber se existe jurisprudencia,que reduziu de 05 pra 03 anos a inclusão junto ao cartório de protesto, de cheque.

    João Antonio de Camargo em 28 de julho de 2013 - 13:19
    • Cheque protestado uma vez ao que eu saiba, continua protestado até que o devedor pague
      consulte pelo site http://www.pesquisaprotesto.com.br

      Feipe em 16 de agosto de 2013 - 22:44
  99. Bom dia, tenho uma dívida de mais de 5 anos referente financiamento. Porém já fiz alguns acordos, mas como faz muito tempo acredito eu que a restriçao prescreve. O que devo fazer, procurar um advogado ou tentar entrar em contato com a empresa e verificar diretamente. E se for constatado que de fato já se passaram cinco anos, pedir a retirada do meu nome junto aos órgãos responsáveis, uma vez que não consigo um emprego devido esta situação com meu nome. Muito obrigada

    Sil em 28 de julho de 2013 - 11:30
  100. consultei o spc e o serasa e nao tem nada mas tntei faer meu cartao e constou ocorrecia e nunca tinha feito na empresa que tentei a moça disse que prescreveu a divida gostaria de saber se eu pagar se a ocorrencia sai pq no spc e no serasa nao consta nada

    eduarda em 04 de julho de 2013 - 21:02
  101. A matéria é clara e objetiva, más informa com pormenores e detalhadamente a maneira de um mal pagador tirar proveito da falta de punição de fato a quem vive de dar calote no mercado. infelizmente ainda falta descobrir como o credor poderá correr menos riscos e ser amparado pela lei no que tange a ganho de causa na teoria da lei más receber de fato o débito devido.
    Aí cabe uma pergunta onde está o consenso cumpra com sua obrigação e exija seu direito ? ou quem tem a razão o devedor inadimplente ou o credor que não recebeu ?

    Reginaldo paz em 18 de março de 2013 - 21:10
  102. PARABÉNS PELAS RESPOSTAS,,

    marciel em 28 de fevereiro de 2013 - 09:28
  103. Tenho uma divida de um cartão de credito na caixa economica mas não pude pagar. E agora fui demitida a caixa pode descontar essa divida da minha recisão!

    Obrigada

    lele em 01 de fevereiro de 2013 - 22:13
    • Se eles descontarem o dinheiro da sua recisão, entre na justiça. Aconteceu comigo e eu recebi em dobro, mais dano moral. O banco não pode tirar dinheiro do seu salário para dividas, mesmo que haja clausula em contrato permitindo isso. Procure seus direitos!

      Thiago em 07 de maio de 2013 - 16:27
  104. Olá! Tenho uma dúvida…. se o valor da dívida qdo ela foi inscrita no SPC ou Serasa for, por exemplo, mil reais, a empresa de cobrança pode cobrar juros sobre esse valor e atualizá-lo?

    Lidiane em 01 de fevereiro de 2013 - 20:12
  105. por favor me responde quanto devo no banco itau?

    america rodrigues da silva em 17 de janeiro de 2013 - 12:28
  106. Tinha uma dívida de cartão de crédito no Santander, já paguei, consultei hoje (03/12/2012), direto na CDL do RJ e meu nome já está limpo, porém quando consultei na Caixa Econômica Federal e no Itaú, aparece como ativo no Spc, vocês sabem me informar se a atualização em outros bancos, como a CEF, ocorre de 24 em 24 hs ? Grato !!!

    Rodrigo em 03 de dezembro de 2012 - 22:04
  107. Olá, boa tarde. Na tese é tudo perfeito e tal.. me tire um dúvida.. passando os 5 anos e a divida prescrevendo, aí diz que meu nome tá limpo, certo? mas se eu for financiar um carro ou algo no banco, eles tem acesso a esta informação de que mesmo meu nome estando limpo eu não paguei a divida?

    Fábio em 12 de novembro de 2012 - 18:23
    • Para deixar claro e bem entendido, a dívida não prescreve, o que acontece é que seu nome é excluído dos orgãos de proteção de crédito.
      Respondendo a segunda pergunta. Se você ficou devendo para o mesmo banco que você irá financiar o carro, com certeza este banco não irá aprovar outro crédito para você, uma vez que eles já sabem que você é um mal pagador e sabem o risco da inadimplência, de não receber novamente. É o mesmo que você emprestar dinheiro novamente a alguém que você já havia emprestado e não lhe pagou.
      Se o financiamento for feito em outro banco, se você não tiver com o nome incluso nos orgãos de proteção ao crédito, você poderá fianciar o carro.

      Cezar em 25 de novembro de 2012 - 22:35
    • O cadastro nos orgãos SPC/SERASA ficam ativos durante 5 anos, após esse prazo a restrição prescreve, porém vc ficara inadimplente na empresa que te concedeu o credito, até que se faça uma negociação. Ou seja, vc pode nao estar com o “nome sujo”, mas para a empresa q te concedeu vc ficara inadimplente o resto da vida até que vc negocie. abçs

      Tatiane em 14 de dezembro de 2012 - 19:36
  108. tenho uma divida com o banco popular do Brasil desde no de 2005 e já completou 5 anos gostaria de saber se o meu nome está SPC obrigada.

    alisneide oliveira em 11 de outubro de 2012 - 18:11
    • Para saber se seu nome tem restrição procure uma CDL de sua cidade e faça a consulta, custa em média R$ 3,00.

      Cezar em 25 de novembro de 2012 - 22:25
  109. Boa noite
    Prazer Itala eu tenho uma divida pendente na operadora da tim do dia 23/julho/2008
    já vai fazer 5 anos o ano que vem.Porém entrei em contato com á tim mas eles não entra em acordo e nem me manda boleto, já fui no procon,entrei em contato com a Natel ficou de entrar em contato 5 dias utens mas não entrou,gostaria muito de limpar o meu nome mas não consigo resolver o que vocês me recomenda? deixa completar 5 anos?não sei o que fazer….De imaginar que foi erro deles eles que não me mandou boleto…
    Por faor me de uma resposta
    Eu aguardo retorno…
    Desde já agradeço

    Itala santos do carmo em 22 de julho de 2012 - 23:13
  110. Alguém pensou em “quem” deixou de receber a divida, antes de criar esta Lei ?
    Esta Lei é boa para quem deve , e não para quem paga.
    Imaginem vocês..precisando receber..e depois de 5 anos…bau bau…”dane-se você”…
    Mas, como a cultura do levar vantagem prevalece neste Pais, “claro’ que esta Lei nunca irá mudar.
    Da forma como está, estamos contribuindo para a inadimplência e a safadeza de muitos.
    Temos que mudar a Lei, para os “espertos” que criam propagandas enganosas…e nos levam a contrair dividas por impulso…
    Agora, quando adquirimos uma divida, no minimo, por decência, DEVEMOS PAGÁ-LA.

    Adaumir Castro em 03 de julho de 2012 - 08:00
    • Itala achei que vc foi dura em sua opinião a vida da muitas voltas e assim do dia para noite podemos estar em uma situação financeira dificil. Acredito que a lei de 5 anos da uma nova chance para aqueles que já passaram por isso!! não cuspa para cima a gente nunca sabe o dia de amanhã.

      denize em 09 de junho de 2013 - 11:42
    • Geralmente quando o banco ou financeira de negativa, por exemplo cheque especial, ele ja recebeu umas 3 ou 4 vezes o que vc devia so de juros, cartao de credito nem se fala, e fora isso eles cobram uma porcentagem incluida no financiamento de todo mundo para cobrir os inadimplentes…com certeza o banco nao sai perdendo nada…

      mario costa em 08 de fevereiro de 2014 - 15:13
    • Justissima sua indignação, não nego sou inandiplente, mas por motivos alheios a minha vontade, mas com certeza existem pessoas que devem , entram em uma situação já na intenção de dever, pois não há punição, mas existem casos e casos, mas infelismente não há como avaliar quem é o bom ou ruím.
      Abraços.

      Ione dos Santos em 16 de fevereiro de 2014 - 10:19
  111. Eu tinha uma divida com um banco que foi paga com um terreno mediante acordo homologado na justiça civel em 2003. Porem o banco ate hoje nao tomou posse do terreno (nao transferiu a escritura para seu nome) e durante todo esse tempo tenho pago todos os impostos etc do imovel, que ainda esta em meu nome. Nesse caso o pagamento da divida com o terreno prescreve em 5 anos? Ou em que prazo? Ja fazem quase 10 anos e quero vender o terreno para me ressarcir de todos esses custos. Tentei contatar o banco varias vezes mas nunca me responderam. Como devo proceder?
    (peço a gentileza de enviar copia da resposta para meu email)
    Obrigado

    Eduardo Nunes em 03 de julho de 2012 - 06:40

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: