Professora programou diversão, estipulando um limite de gastos.
Os gastos com lazer no período de férias deixam muitas pessoas no vermelho. Determinar um limite de gastos com diversão é uma das alternativas para controlar o orçamento da família. A saída pode ajudar a evitar o acúmulo de dívidas no banco, como esclareceu a jornalista Mara Luquet, especialista em finanças pessoais.
A professora Alexandra Moreira resolveu programar a diversão durante as férias dentro de um valor que cabia no orçamento da família. Para não ficar no vermelho, ela estipulou em R$ 700 o limite dos gastos, e as aulas começaram sem dívidas. Os passeios incluíram cinema, piscina de bolinha, circo e pintura.
“Achava que não dava para ter férias dentro do orçamento, não gastando muito e se divertindo. Mas esse mês de julho eu provei para mim mesma que dá para acabar o mês sabendo que no outro você não vai estar enforcada”, diz Alexandra.
A professora Cristina Soares não é muito organizada com as contas. “Férias é um problema porque, além dos nossos gastos fixos, a gente acaba gastando um pouquinho mais, como passeio, praia, sorvete, comer fora”, diz.
O mesmo comportamento por muito tempo resultou no acumulou uma enorme dívida no banco. Há vários anos, Cristina se rende ao apelo das férias e gasta mais do que pode. Em anos anteriores, ela ficou com o orçamento comprometido até o mês de novembro. A professora conhece o caminho para ficar com as contas em dia, mas reconhece que é difícil economizar. “Saber controlar a vontade de ter as coisas. Às vezes, a gente nem precisa daquilo, mas vai e compra”, diz.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!