Por: Flávio Maciel
Se você está insatisfeito com o seu sistema de pagamentos, acha que perde muitas vendas, que as taxas são muito altas ou que o suporte é ruim, então este artigo é para você.
Você sabe que existem dois tipos de sistemas no mercado: gateways de pagamentos e intermediários de pagamentos?
Para começo de conversa, os populares PagSeguro, Pagamento Digital, Paypal e Moip NÃO SÃO GATEWAYS DE PAGAMENTOS. Eles são intermediários de pagamentos, que explico neste artigo, o que é muito diferente.
Este artigo explica o que de fato esperar de um gateway de pagamentos.
O que são Gateways de Pagamentos
Gateways surgiram principalmente para reduzir tempo e custos de desenvolvimento e operação.
As principais características de um gateway são:
•Simplificam a conexão da loja virtual DIRETAMENTE com operadoras e bancos
•Adaptam-se a praticamente qualquer tipo de processo de checkout e cobrança
•Fornecem ferramentas para a própria loja fazer a gestão de risco e financeira
Por essas razões, são a principal opção de médias e grandes operações que precisam de maior controle sobre os pagamentos.
Como ajudam sua loja virtual
Integração simples com qualquer tipo de sistema | Ao invés de diversas integrações complicadas com cada operadora e banco, você faz uma única integração com o gateway. Além disso, você pode implantar os meios de pagamento em quase qualquer tipo de sistema e criar um processo de checkout ou cobrança do jeito que precisar.
Atendimento profissional | Não que todos os gateway primem pela qualidade do atendimento, mas experimente o suporte técnico direto das operadoras e bancos ou mesmo dos intermediários de pagamentos e a diferença é clara.
Painel e relatórios gerenciais | Gateways normalmente trazem painéis administrativos que tornam fácil configurar os diversos meios de pagamento e gerar relatórios financeiros em um lugar só.
Recursos e serviços avançados | Os gateways mais robustos possuem recursos avançados como Compra com 1 Clique, Pagamento com 2 cartões, Cobrança Recorrente, Conciliação Financeira, Estorno de Pagamentos e Redundância de Operadora para aumentar a aprovação de pagamentos..
Como NÃO ajudam sua loja virtual
Controle de fraudes | Não é função do gateway de pagamentos proteger a loja virtual das fraudes. Esta é função da ferramenta de gestão de risco que deve ser contratada com uma empresa separada. Felizmente, os gateways normalmente facilitam esta integração.
Prazos de convênio com operadoras e bancos | Para utilizar um gateway, o estabelecimento deve primeiro firmar convênios de ecommerce diretamente com operadoras e bancos, o que leva de 30 a 60 dias. Além disso, a ativação (ou homologação) desses convênios, normalmente realizada pelo gateway, pode levar mais 1 ou 2 semanas adicionais.
Quanto custam
Os pacotes de recursos e serviços variam muito de gateway para gateway, o que dificulta a comparação.
Os planos de contratação normalmente são baseados em pequenas taxas fixas por transação, cobradas de forma pré-paga ou pós-paga com mensalidade, igual a telefone celular. Além disso, eventualmente é cobrada uma taxa de ativação.
Lembre que o gateway apenas facilita a comunicação da loja virtual com as operadoras e bancos. São eles os responsáveis pelas taxas sobre as vendas e por depositar o dinheiro na conta da loja. Para vendas por cartão, por exemplo, a taxa é de 3% em média para depósito em 30 dias.
Como escolher
Ao avaliar um gateway, não avalie somente o preço, pois o barato pode sair caro.
Sugiro você sempre responder a essas quatro perguntas sobre o gateway:
1. Lhe ajudará a ganhar tempo e reduzir custos do seu projeto?
2. É compatível com a plataforma de loja virtual que você utiliza?
3. Ajudará a loja virtual a atingir as metas de crescimento?
4. Que outras lojas parecidas com a sua estão satisfeitas com ele?
Principais Gateways de Pagamentos
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