Mar
12
11 de março de 2015 - 18:30 - atualizado às 19:27

Na-cobranca-a-carona-e-do-mal-por-daisy-blanco-telelvendas-cobranca

Em nosso mercado é quase “cultural” que nas operações de cobrança os funcionários mais experientes treinem os recém contratados ou negociadores menos qualificados. Tal pratica, também chamada de “carona”, é ainda mais dispendiosa para a empresa quando realizada com frequência ou em escala.

Evidente que ou o funcionário treina ou ele produz, além do mais, quem está treinando um novato, pode inclusive mudar a cultura da empresa, ou mesmo, ao treinar, o funcionário pode deixar de ensinar detalhes importantes ao bom desempenho da função uma vez que fica a seu critério “o que” e “como” transferir tal “conhecimento”.

O que a princípio seria economia acaba por elevar o custo da operação devido ao tardio retorno de resultados dos novatos, e o pior, ser contraproducente para o negociador experiente que, apesar de ser o agente responsável por treinar os colegas tem seu desempenho avaliado somente por metas de produção ou produtividade.

Se o profissional treina um colega porque a operação está expandindo e o quadro funcional aumentando, a empresa depara-se com outro problema.  Em ambiente excessivamente competitivo e dinâmico o colaborador experiente poderá ensinar inadequadamente ou de modo que o iniciante entenda parte do processo e o essencial para o exercício da função pode estar ficando de fora. No ensinamento transmitido pelo funcionário experiente, pode não estar inserido pontos fundamentais como a qualidade ou mesmo praticas para obter produtividade não legitimadas pela empresa, por exemplo.

O treinamento adequado é aquele realizado por quem está qualificado para essa função ou atividade. O treinamento deve permitir ao funcionário o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de conceitos e técnicas necessárias para a correta execução da cobrança. Interna ou externamente, treinar é ponto fundamental para um processo sadio de cobrança.

Seja responsável. São as pessoas que movem a empresa, que realizam o serviço, que recuperam créditos e que, consequentemente, rentabilizam a operação. Assim, investir nelas não é um simples custo, mas um processo claro e seguro de como alavancar desempenho e resultados financeiros positivos. Como dizia Benjamin Franklin: “investir em conhecimento é o que rende os melhores juros”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (4)
  1. Inicie a Cobrança sozinho, hoje, temos no total 7 colaboradores, e já não treino mais, passei para outros Analista experientes, mas, não tinha a visão supra.

    Ótimo, artigo!

    Eferreira em 13 de março de 2015 - 08:32
    • Sim…esses são cuidados que você precisa ter…Sua Empresa você estabelece a cultura que quer implantar…outra questão a dedicação de funcionário para treinamento porque de fato ou se produz ou se treina e assim fica muito complicado cobrar a produção de quem divide a atividade…um grande abraço

      daisy em 02 de julho de 2015 - 11:41
  2. “Carona” na cobrança acomoda o treinado e o treinador, além de gerar preguiça…

    renato.pescara em 12 de março de 2015 - 12:46
    • Concordo amigo…um grande abraço

      daisy em 02 de julho de 2015 - 11:42

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: