Banco é o 13º do mundo a faturar mais com juros. Banco do Brasil e Bradesco também estão entre os que mais ganham com taxas no mundo
Por: Tatiana Vaz
Os três maiores bancos do país, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, faturam mais com juros do que com todo o seu negócio, segundo uma recente pesquisa da revista britânica The Banker. As instituições estão, por sinal, entre as de maior receita com taxas do mundo.
A lista é liderada pelo chinês ICBC, o maior tanto em tamanho quanto em receita com juros, seguido por outros dois bancos da China. Entre os brasileiros, o Itaú é o primeiro a aparecer no ranking. Apesar de ser o 39º maior em faturamento, o banco é o 13º em ganhar com a cobrança de juros.
Apenas no ano passado, a instituição da família Setúbal captou 27,7 bilhões de reais em receita com cobrança de juros.
O Banco do Brasil aparece em seguida, no 14º lugar entre os que mais têm receita com juros – 23,7 bilhões de reais em 2012 – sendo que o banco fica na 2ª posição entre os maiores do mundo. Já o Bradesco aparece em 16º, com o faturamento de 21,2 bilhões de reais com juros.
Um dos motivos para os brasileiros terem um tamanho de receita com juros desproporcional ao faturamento geral é o do Brasil ter hoje uma taxa superior a praticada na maioria dos outros países. Trata-se da quarta maior taxa do mundo, sendo que os 8% de hoje são bem inferiores ao patamar de 45% praticados até 1999.
Os 20 bancos que mais ganharam com juros em 2012
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.