Jun
16
15 de junho de 2014 - 14:03

Inadimplencia-dos-moradores-do-campo-limpo-e-maior-do-que-a-da-cidade-de-sao-paulo-televendas-cobranca

Estudo inédito da Serasa Experian revela que a taxa de inadimplência do Campo Limpo, área da zona sul paulistana e uma das regiões mais pobres e mais violentas de São Paulo, é de 27, 5%, ou seja, 3,6 pontos percentuais a mais se comparada à taxa da cidade de São Paulo, de 23, 9%. Esse distrito apresenta um dos maiores índices de desigualdade social e de desemprego juvenil e adulto. Dos 196 mil moradores do Campo Limpo, 24% dos moradores vivem em favelas, 20% não tem acesso a rede de esgoto, 20% dos chefes de família possui qualquer renda e 42,5% possui uma renda que não ultrapassa a dois salários mínimos, segundo de acordo com um diagnóstico social que o Projeto Arrastão levantou ano passado da região.

Perfil dos moradores do Campo Limpo

A solução Faces da Classe Média, desenvolvida pela Serasa Experian, apontou, com exclusividade, que 91% da população da região do Campo Limpo pertencem à classe média. O estudo também apurou a pirâmide etária da classe média do Campo Limpo: 32% do total têm entre 31 e 40 anos; 23% entre 41 e 50 anos; 19% até 30 anos; 14% entre 51 e 60 anos; 8% entre 61 e 70 anos e 5% são pessoas acima de 71 anos.

A solução Faces da Classe Média pormenorizou as características da classe média da região: 34% foram identificados sob o perfil Batalhadores. De acordo com o estudo, a maioria das pessoas do grupo Batalhadores é solteira, possui ensino fundamental completo, tem carteira assinada e acessam a Internet. Os Batalhadores usam o crédito e priorizam gastos que representem o bem-estar: turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, móveis, eletrodomésticos e seguros estão nesta lista de consumo.

O segundo grupo mais representativo na classe média do Campo Limpo são os Empreendedores, com 23% do total daquela população – no Brasil, esse índice é de 16%, o que mostra que o Campo Limpo está acima do nível do país. Este é o grupo mais escolarizado e tem acesso à Internet. O consumo aqui envolve investimentos em educação, eletrodomésticos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento.

Já os Experientes representam 22% da classe média da região. Este grupo tem viúvos, de autônomos e apenas acessam a Internet regularmente. Os integrantes têm ensino fundamental completo e não apresentam instrução formal. Mesmo pós-aposentadoria, os Experientes procuram se manter no mercado de trabalho em busca de uma vida ativa para preservar o padrão de consumo, representado pelas compras de pacotes de turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos.

Os Promissores são 21% da classe média do Campo Limpo. O grupo se caracteriza por solteiros. A Internet é acessada pela maioria dessa população, que tem ensino médio completo e emprego com carteira assinada. Mesmo com pouca idade, já se descontrolaram financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso ao crédito ajuda a melhorar as condições, mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: