Fazer a cobrança de dívidas nos dias atuais parece mais simples. Afinal, já existem ferramentas para cobrança que facilitam o contato com o devedor e tornam a negociação mais ágil e eficaz.
Se você está há mais tempo no mercado deve lembrar-se de como as cobranças eram feitas antigamente: discava-se manualmente, número por número. O problema desse método é que ele não proporcionava agilidade, e os agentes passavam muito tempo ociosos, esperando que alguma ligação fosse atendida ou caísse na caixa postal.
Além disso, o recebimento dos pagamentos era feito por meio de boletagem. Ou seja, a assessoria de cobrança ou o credor enviavam o boleto para a casa do devedor. Este deveria fazer o pagamento no banco ou lotérica e emitir o comprovante.
Essa já não é mais uma realidade há algum tempo. Mas poucos sabem que alguns problemas atuais dentro das operações de cobrança já possuem solução. Elas são facilmente solucionadas por ferramentas para cobrança, como o discador automático.
A seguir, você vai conhecer os principais problemas que o discador automático pode resolver dentro de uma operação de cobrança.
Equipe ociosa
O primeiro e mais clássico, o fim das ligações manuais. Em uma operação onde o volume de chamadas diárias é muito grande, é impossível discar manualmente.
O tempo gasto fazendo a discagem, esperando a outra pessoa atender ou que a ligação caia na caixa postal é muito grande. Esse é um tempo que deveria estar sendo dedicado à negociação.
O discador automático elimina esse problema. Além de fazer esse processo de forma automática, a ferramenta vai entregar aos agentes apenas as chamadas já atendidas. Dessa forma, apenas as chamadas com um ‘alô’ humano serão repassadas para a operação.
Essa função acaba com a ociosidade e possibilita que a sua operação fale com mais pessoas ao longo do dia. Afinal, os operadores poderão ficar 100% focados no acordo.
Gestão e controle da operação
Para que a cobrança seja efetiva e traga resultados aparentes, a estratégia é indispensável. A cobrança estratégica envolve diversos fatores, mas a principal é a análise de dados e métricas.
Não há como fugir, você vai precisar de informações para tomar decisões que visam o melhor resultado. Em primeiro lugar, você precisa ter clareza de como está a sua operação. Em outras palavras, deve ter em mãos um relatório que mostre o aproveitamento de chamadas realizadas e o tempo de chamada de cada agente. Além disso, quantas chamadas foram atendidas e quantas deram erro ou foram para a caixa postal.
Nesse sentido, o discador possui funcionalidades que vão solucionar essas dores. Assim, você tem acesso a todas as informações e controle total da operação. Para um controle eficiente, no discador da 3C Plus, destacam-se as seguintes funcionalidades:
Gravação de chamadas;
Dashboard das campanhas em andamento atualizada em tempo real;
Relatórios atualizados o tempo todo;
Registro de intervalos;
Integração com os grandes CRMs do mercado, para organizar as informações de ponta a ponta.
Dessa forma, você pode entender o que está acontecendo na sua operação, entregar feedbacks e trazer treinamentos mais precisos.
Muitos devedores já fecharam acordo com outra assessoria
Inegavelmente, no mundo da cobrança quem chega primeiro tem mais chances de fechar um bom acordo. O problema é que muitas vezes é difícil alcançar o cliente devedor primeiro.
Então, como existem empresas de cobrança que conseguem chegar tão rapidamente até o devedor? A resposta é: com tecnologia e ferramentas para cobrança.
Certamente, se a sua operação faz todo o trabalho de contato com o cliente de forma manual, você vai ser passado para trás. Isso porque, além da falta de agilidade, você perde informações essenciais. Por exemplo, você vai tentar discar muitas vezes para um contato que sempre rejeita as chamadas, e até descobrir que esse não é o canal mais adequado para aquele devedor, já passou muito tempo.
O discador automático faz a detecção de ligações inválidas, onde a inteligência artificial do nosso sistema é capaz de filtrar e descartar as ligações inválidas. Assim, você vai economizar tempo e custos com telefonia e discagem para números errados, caixa postal e chamadas mudas.
Isso te coloca na frente, porque a sua operação vai gastar menos tempo na espera e mais na linha, negociando!
Listas por faixa de atraso
Uma das peculiaridades da cobrança é como a abordagem e o trabalho mudam de acordo com a faixa de atraso da dívida. Por isso, é fundamental separar as listas conforme os dias de atraso, e orientar a equipe a fazer uma abordagem que corresponda com as mesmas.
Entre as ferramentas para cobrança, o discador automático possibilita criar várias campanhas simultâneas. Dessa forma, você tem liberdade para importar as listas da forma como for melhor para a sua operação.
Além do discador, outras ferramentas para cobrança podem ajudar na sua operação, como a plataformas para higienização e enriquecimento de mailing.
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