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12 de agosto de 2014 - 18:10

Empresas de cobrança do IGEOC têm políticas diferenciadas para reter profissionais

Os departamentos de RH das empresas de cobrança que compõem o Instituto GEOC são incansáveis na busca pela motivação das equipes. E todas as ações neste sentido são avaliadas periodicamente, em auditorias realizadas pela Fundação Vanzolini, da USP, referência internacional em excelência de processos de produção.

As estratégias de Recursos Humanos para manter o nível de turnover baixo e a política de planos de carreira dentro das associadas são parte dos 52 itens avaliados para obtenção e revalidação do Selo do Instituto GEOC, que atesta os padrões de qualidade das empresas de recuperação de crédito no Brasil.

Segundo a vice-presidente da Way Back, Marcia Viana, uma das associadas do IGEOC, é preciso que o colaborador saiba que a empresa se preocupa com ele, que ele faz parte deste contexto. “O funcionário precisa ser tratado com respeito, isso faz enorme diferença”.

O gerente de RH do Grupo Renac, Ricardo Martinez, outra associada do Instituto, explica que a retenção se dará por um conjunto de ações de gestão que permita valorizar os funcionários. “Existem aspectos de retenção que podem ser utilizados como benefícios, plano de carreira e de desenvolvimento, campanhas de premiação, treinamentos, programas de bem estar, lazer e qualidade de vida, atendimento médico e assistência, entre outros. No entanto, aspectos individuais devem ser considerados no mesmo nível de importância das políticas e ações gerais, porque para reter e motivar as pessoas é preciso trabalhar diariamente com seus próprios fatores motivacionais, considerando que cada indivíduo é único e possui seu próprio estilo, valores, pensamentos e expectativas”, acrescenta.

Muito utilizadas como recurso motivacional dentro das empresas de recuperação de crédito, as políticas de premiação são importantes para estimular os resultados e metas financeiras, mas não são suficientes para reter os colaboradores, afirmam Ricardo Martinez e Marcia Viana. Já os coordenadores e gerentes têm papel fundamental neste processo. “Uma liderança presente e justa, que conheça sua equipe e se utilize de métodos imparciais e situacionais, é fundamental para que cada um se sinta humano”, ressalta o gerente do Grupo Renac.

Oferecer educação continuada para os colaboradores também é determinante. “Os cursos são importantes para o desenvolvimento do funcionário e consequentemente irá ajudá-lo a estar melhor preparado a assumir outras posições dentro da organização”, diz Marcia.

Fundado em 14 de julho de 2006, o Instituto GEOC reúne as principais empresas especializadas em recuperação de crédito do Brasil, que atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil e cobrança internacional em 150 países.

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