Por: Márcia De Chiara
O desemprego chegou também às empresas especializadas em renegociar dívidas com inadimplentes. Na crise de 2009, quando o calote do consumidor cresceu, mas o emprego se manteve firme, as empresas de cobrança nadaram de braçada e ganharam dinheiro renegociando as dívidas. Desta vez, no entanto, elas não estão conseguindo fechar os acordos de renegociação e, pressionadas por aumentos de custos, se viram forçadas a demitir os cobradores.
Entre contratações e demissões, em abril foram cortadas 1.017 vagas no setor de cobrança, segundo cálculos feitos pelo Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Geoc) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. “A demissão de cerca de mil funcionários em um único mês é o maior corte que eu já presenciei em 25 anos de mercado”, afirma Jefferson Frauches Viana, presidente do Instituto Geoc, que reúne as 14 principais empresas de cobrança do País. O setor emprega cerca de 99 mil trabalhadores, número que vem se reduzindo a cada mês.
Celso Senise, presidente da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito, que reúne 200 companhias do setor, diz que os cortes atingiram, em média, entre 20% e 30% dos quadros. Mas houve empresas que demitiram até a metade dos funcionários.
Com a retração na economia, a inadimplência cresceu e o serviço das empresas de cobrança também. A diferença da crise atual em relação à de 2009 é que ficou mais difícil fechar acordos de renegociação de dívidas em atraso. “Conseguir acertar o tamanho do bolso para o inadimplente pagar a parcela hoje está mais difícil”, diz Viana. Ele conta que, mesmo em renegociações fechadas, existe uma reincidência da inadimplência. O motivo é o aumento do desemprego.
“Na crise de 2009, fazíamos acordos de parcelamento das dívidas pendentes mais assertivos, pois as pessoas continuavam empregadas”, diz Senise.
Custos. Senise conta que o movimento do setor de cobrança neste ano cresceu entre 30% e 40% por causa do aumento do calote, mas o índice de sucesso das negociações caiu entre 30% e 40%.
Pior do que isso é que o avanço do insucesso foi acompanhado de aumento de custos de cobrança. “Hoje, tenho de ter 30% a mais de esforço para recuperar o crédito. Isso significa mais ligações telefônicas, mais ferramentas de recuperação de crédito, mais envio de SMS, mais emissão de boletos, mais custos”, conta Viana. Senise concorda com Viana e diz os custos de cobrança subiram. “Vou ter de ligar mais vezes para o inadimplente para fazer a cobrança, e não estou obtendo sucesso.”
Como a remuneração das empresas de cobrança é um porcentual das renegociações efetuadas, quando o índice de sucesso diminui, essas companhias ganham menos pelo serviço. E, com aumento de custos, a saída é demitir. Senise acredita que a tendência de corte de pessoal no setor deve piorar. “Só não vai ser uma catástrofe porque normalmente a atividade aumenta no segundo semestre.”
Hoje, há no País cerca de 3 mil empresas de cobrança. O setor ganhou importância impulsionado pelo avanço do crédito, que praticamente dobrou a participação no PIB em dez anos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
A matéria trás um alerta importante para o cenário econômico do momento, no entanto o que me
chama atenção nessa situação é o fato, de o setor de recuperação do credito está demitindo, e tal decisão motivada pelo desemprego e esse desemprego causando outro desemprego, então não seria alternativo uma proposta de renegociar na plataforma ganha e ganha com as equipes de trabalho junto as categorias sindical, assim manter esses funcionários e poder continuar atingindo um numero bem maior de contacto com os inadimplentes possibilitando maior quantidade de renegociação, tendo em vista que o contingente de profissional experiente pode contribuir; porém, isso com uma condição acertada entre empregado e empregador, ou seja precisa encontrar uma forma de diminuir os custos possíveis aqueles que o funcionário pode abrir mão dentro de um acordo legal. entendo que, pior para ambas as partes é: um lado perde o emprego e o outro a mão de obra treinada e a terceira o resultado comprometido.
O cenário econômico de desemprego, queda de renda , maior endividamento das famílias e juros altos leva a maior dificuldade de negociação de dívidas em atraso . Mas já pensaram que a eficiência do canal telecobrança onde estão alocados o grande contingente de operadores, pode estar perdendo eficienciencia junto ao consumidor ? O consumidor está preferindo escrever do que falar . Canais digitais SMS e-mail chat estão fazendo muito sucesso e ainda podem ajudar na redução de custo da operação . É hora de pensar diferente , em alternativas criativas …..