Por: Wilson Souza
O atendimento aos clientes via telefone pode render excelentes frutos tanto para a empresa, como para seus colaboradores e clientes. Mesmo que pareça algo mais difícil de se realizar se comparado com a forma presencial de se atender, trata-se de uma forma de se negociar onde o consumidor guardará uma determinada imagem da organização e é importante que a impressão causada seja a melhor possível.
Confira algumas dicas cruciais para realizar uma negociação telefônica com excelência.
1- SEJA CORDIAL:
Parece algo óbvio de se dizer, mas é sempre bom lembrar que como o cliente não consegue ver as expressões faciais de quem o atende, é necessário que as frases sejam ditas de modo a transmitir um comportamento acolhedor e solícito.
2- TRATE A NEGOCIAÇÃO DO CLIENTE COM ATENÇÃO:
A pessoa atendida deve ter todas as atenções voltadas para ela no momento em que telefona para a empresa. Com o sistema Acelerato, por exemplo, os processos de atendimento são agilizados e há uma melhor organização dos dados dos clientes, o que contribui grandemente para que haja maior rapidez e eficiência nos serviços prestados. Dessa maneira, há uma grande chance de se negociar com sucesso.
3- DIGA A VERDADE COM DELICADEZA:
Em alguns casos não será possível conceder o que o consumidor solicita e é preciso transmitir a resposta de modo delicado e respeitoso. Mesmo que a pessoa do outro lado da linha mostre-se alterada, manter calma é sempre o melhor caminho para que se evite uma discussão improdutiva.
4- ENRIQUEÇA SEU VOCABULÁRIO E ATENTE PARA O USO CORRETO DO IDIOMA FALADO:
Seja em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, é imprescindível o emprego correto das palavras. Erros ao falar podem comprometer a negociação e abalar a relação que cada pessoa tem com a empresa. A capacidade de persuasão torna-se potencializada quando utilizada por colaboradores que possuam ótima fluência verbal e um vocabulário vasto.
5- MOSTRE-SE UM BOM OUVINTE:
Ouvir é fundamental no momento de se negociar algo. Não mostre-se ansioso em obter vantagens de modo rápido. O cliente precisa sentir que há uma preocupação por parte da empresa, com os possíveis benefícios que ele terá.
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