A carta de cobrança é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes inadimplentes.
Esse elegante instrumento de cobrança, como o próprio nome já diz, ajuda o empresário a manter seu número de vendas em ordem.
O principal objetivo da carta cobrança é lembrar o cliente sobre a dívida que ele possui com você. No entanto, ela não constrange ou ameaça em momento algum.
A ideia é ser cordial, mas lembra-lo de possíveis consequências jurídicas caso a dívida não seja sanada.
O que é exatamente carta de cobrança
A carta de cobrança é um instrumento administrativo extrajudicial utilizado por empresas para tratar com seus clientes sobre dívidas em aberto. Ela pode ser enviada pelo correio, por e mail, ou disparada por SMS ou WhatsApp.
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Mais importante, ao escrever uma carta cobrança, se alie o tom direto com a cordialidade. É necessário ser direto, sem parecer seco. Ser curto sem parecer frio. Ser severo sem parecer grosseiro.
Entretanto, perceba que existe uma linha tênue entre o que você quer dizer, e o que você não quer parecer estar dizendo.
Portanto, é necessário que se leve isso muito a sério pois uma carta cobrança mal escrita pode causar sérios prejuízos como a perda do cliente, processos por constrangimento ilegal e cobrança indevida.
Tudo é uma questão de ser honesto e saber qual tom você irá utilizar.
Todos devedores devem receber uma carta de cobrança?
Por se tratar de um instrumento de cobrança para manter seu faturamento alto e as contas em ordem a resposta é sim. Todos os clientes inadimplentes devem estar cientes de que estão devendo.
O que é salutar lembrar é a diferença entre um cliente de anos e um cliente mais recente, que não possui uma história com a empresa.
Com certeza todos os dois tipos de cliente são igualmente importantes de se manter. No entanto, o cliente mais antigo, de anos, pode se sentir melindrado em receber tal carta cobrança.
Afinal, anos e anos como bom pagador não contam para nada? É claro que sim! É para continuar a deixar claro que se trata de alguém especial que a carta cobrança deve ser acompanhada de um telefonema de cortesia, explicando a situação.
Procure saber o que aconteceu
Todavia é importante lembrar que todos nós estamos sujeitos a complicações financeiras de qualquer natureza o que pode ocasionalmente afetar com compromissos de pagamento firmados anteriormente.
Tendo isso em vista, um telefonema pode ajudar a descobrir o motivo da não quitação dos débitos.
Essa aproximação possui o objetivo único de encontrar uma possível maneira de o cliente quitar o que deve.
Talvez, até mesmo encontrando novas formas de pagamento ou outros prazos.
O que deve ter na carta de cobrança
Antes de tudo, para dar mais celeridade ao processo de envio de carta cobrança é prudente ter alguns modelos prontos em mãos onde se mude apenas os dados necessários. Assim, qualquer funcionário responsável pode preencher as lacunas sem quaisquer prejuízos.
Logo, é imprescindível que em sua carta cobrança contenha as seguintes informações:
Data de Vencimento;
Nome da empresa contratante e contratada;
Informações do produto/serviço;
Valor da fatura em aberto;
Meio de pagamento disponíveis.
Quando enviar a carta de cobrança
Mais ainda, a utilização da carta de cobrança se dá somente quando o cliente de seu serviço ou produto passa a não honrar com os prazos preestabelecidos no ato da compra ou contratação de serviço.
Certamente a empresa deve definir datas para o envio automático da carta cobrança caso não haja o pagamento dos débitos.
Por exemplo, as datas em questão devem ser organizadas por etapas bem definidas:
A partir de X dias após o vencimento do débito, o título irá para o cartório;
Após Y dias sem quitação o caso é encaminhado para uma empresa terceirizada especialista em cobranças;
Não havendo solução em até Z dias, o caso segue para o setor jurídico da empresa e será cobrado em juízo.
Cobrar e receber são direitos
Possuir controle semanal desse cadastro de pagadores e não pagadores pode ser o ideal, contanto que a empresa possua alguém específico para fazê-lo.
Lembre-se que a ideia é cobrar o que é justo e devido, não ser importuno. Se a pessoa já quitou o que devia a você, não continue a cobrança.
Por fim, é importante manter atualizado o cadastro de devedores e não devedores de sua empresa para ninguém se sentir constrangido ou coagido.
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