A cobrança recorrente é um modelo de recebimento que funciona com base no pagamento regular e que acontece de modo automático. O seu funcionamento é simples, uma vez que se assemelha a um serviço de assinatura, em que há uma cobrança periódica pré-acordada.
As empresas que estão oferecendo esse tipo de cobrança estão registrando resultados surpreendentes.
Só para você ter uma ideia, de acordo com análise publicada pela Forbes, a tendência é de que companhias americanas que trabalhem com esse modelo vendam até 9 vezes mais do que as tradicionais.
O mercado britânico também tem espelhado essa previsão, uma vez que neste ano, a estimativa é de que essa modalidade cresça mais de 70%.
Esse cenário favorável não representa apenas uma realidade na América do Norte e na Europa. Isso porque o Brasil, de acordo com levantamento da ABComm, também tem apresentado excelentes números.
Em apenas quatro anos, mais precisamente entre 2014 e 2018, o setor de serviços de assinatura nacional registrou um crescimento de 167%.
A relação bom faturamento e modelo de cobrança recorrente pode ser visualizada no gráfico abaixo, que apresenta o crescimento da receita ao longo dos meses.
Diante dessas informações, é possível entender a força desse setor, certo? Afinal, contra fatos e números não há argumentos, não é mesmo?
Para compreender melhor o assunto e saber quais os tipos de pagamentos que podem ajudam a sua empresa a vender mais dentro desse modelo, basta seguir com sua leitura!
Afinal, em que se baseia a cobrança recorrente?
A cobrança recorrente nada mais é do que uma transação financeira que pode acontecer tanto por meio de um contrato entre consumidor cliente (B2C) como por um acordo entre empresas (B2B).
Portanto, a empresa contratada oferece um serviço de forma contínua e a contratante aceita realizar um pagamento periódico (semanal, quinzenal, mensal, trimestral ou anual) por ele.
No geral, para que a transação aconteça sem problemas, essa operação ocorre de forma automatizada por meio de um sistema.
No mercado B2B, a tendência é de que o meio de pagamento mais comum seja o boleto. Porém, para ter mais sucesso nessa jornada, a companhia que diversificar seus métodos de pagamentos oferecendo, também, a opção de cartão de crédito, por exemplo, pode atingir maiores audiências.
Esse modelo é bastante utilizado em lojas virtuais, clubes de assinatura, escolas, academias e empresas SaaS.
Quais as vantagens da cobrança recorrente para uma empresa?
As vantagens que uma empresa tem em abraçar esse modelo em seus negócios são relevantes. Confira as principais, a seguir.
1. Maior rentabilidade
Como mencionado acima, as empresas que trabalham com cobrança recorrente tendem a ter maiores receitas. Isso acontece principalmente porque as taxas de cancelamento desse modelo, no geral, são menores.
Sendo assim, pelo fato da tendência de as vendas serem contínuas, o processo de fidelização também é favorecido, uma vez que é natural que os clientes mantenham seus contratos por mais tempo e, assim, estreitem suas relações com a empresa.
2. Menos risco de inadimplência
Um dos grandes fantasmas e receios, principalmente das pequenas e médias empresas, é a inadimplência. Não é para menos. Afinal, em janeiro, de acordo com a Serasa Experian, a inadimplência empresarial bateu o 11º recorde seguido.
Logo, contar com um sistema de cobranças recorrente pode ser uma excelente alternativa para as empresas que desejam quebrar o ciclo de clientes devedores, uma vez que as cobranças desse modelo ocorrem de modo automatizado.
Sem falar que um sistema que viabilize esse tipo de pagamento também permite o envio de notas e avisos sobre pagamentos pendentes. Logo, as companhias que contratam o serviço e que não contam com processos financeiros organizados, ao serem lembradas de suas dívidas, tendem a quitá-las mais rapidamente.
Maior previsibilidade da receita e melhora na gestão financeira
Pelo fato dos contratos suportarem um faturamento previsto, é possível ter uma estimativa da receita que será conquistada mensalmente. Desse modo, a gestão financeira da empresa também melhora, uma vez que a manutenção das despesas também acaba sendo cobertas.
Quais são os pagamentos mais comuns desse modelo?
Confira, agora, quais são pagamentos mais comuns desse modelo e os benefícios que eles podem agregar a seu negócio.
Boleto bancário
Como mencionado acima, o boleto bancário é o método preferido da cobrança recorrente B2B. Logo, é essencial oferecê-lo.
O boleto apresenta praticidade, poucas taxas e segurança para as duas pontas da transação. Esse último fator, inclusive, foi potencializado devido à obrigatoriedade do boleto registrado anunciada pela Febraban em 2018.
Dessa forma, contar com um sistema que emita boletos baratos e com segurança configura uma boa ideia.
Cartão de crédito
O cartão de crédito também deve ser um método que toda empresa deve oferecer. Isso porque, além de oferecer diversas parcelas, a empresa contratante pode salvar seus dados, um aspecto valorizado devido à sua praticidade.
Além disso, a cobrança recorrente por esse meio não usa todo o limite do cartão do cliente, gerando mais confiança e controle a ele.
Para que esse processo seja potencializado, segue uma dica: ofereça as principais bandeiras de cartão do mercado. Dessa forma, será mais fácil atingir um público maior.
Será que vale a pena abraçar a cobrança recorrente em seu negócio?
Ao longo deste texto, você entendeu como funciona a cobrança recorrente, descobriu o potencial desse modelo, assim como conheceu as suas vantagens e os seus métodos de pagamento mais comuns.
Para saber se vale a pena adotar essa modalidade em sua empresa, é preciso avaliar o momento de seu negócio e estimar se faz sentido para ele, agora, oferecê-lo.
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