Diante da situação econômica e política do País, que ainda não apresenta perspectiva real de retomada do crescimento, o desafio das empresas de recuperação de crédito é cada vez maior. Apenas no primeiro trimestre deste ano, 900 mil pessoas foram negativadas. No total, quase 40% da população adulta está inscrita nos órgãos de proteção ao crédito.
Assim, cabe aos contact centers criarem novas soluções para facilitar a negociação com o consumidor inadimplente, a fim de reinseri-lo no mercado de crédito. Mas, para isso, tais empresas devem estar atentas às novas tendências de relacionamento, já que o cliente tende a preferir diversos canais de comunicação à somente voz.
Atenta a essas exigências, a Meireles e Freitas Serviços de Cobrança se reinventou. Agora a empresa será conhecida por Meireles e Freitas Cobrança Digital, mas a mudança não se resume ao nome e marca. A empresa disponibiliza aos contratantes uma nova plataforma de customização de acordo com a necessidade de cada cliente, possibilitando um processo otimizado de negociações diretas e múltiplas opções de pagamento.
“A cobrança digital adquire um protagonismo no que diz respeito ao relacionamento com o cliente, possibilitando que ele tenha controle sobre os principais canais de pagamento e relacionamento. Esta é uma tendência cada vez mais importante para o segmento, uma vez que o mercado de recuperação de crédito empreende cada vez mais nas inovações tecnológicas envolvidas com essas soluções”, defende Venâncio Freitas, sócio-diretor da Meireles.
Uma das principais novidades é a implementação de dashboards, em que é possível gerenciar equipes e operação e visualizar resultados de forma mais simples e mais transparente. “Cada canal conta com um dashboard para acompanhar sua efetividade, tanto os canais de pagamento (boleto, cartão de débito e crédito), como os de relacionamento (o e-mail, o chat, o whatsapp, o sms e o portal de negociação)”, acrescenta o sócio-diretor.
Outra preocupação que norteou as inovações apresentadas pela Meireles e Freitas é fazer com que os canais superem a multicanalidade – que já foi incorporada ao mercado há algum tempo-, em que os canais não funcionavam de forma integrada, para uma solução com registro efetivo em todos os acionamentos, mas em cada um deles, não possuindo o armazenamento de dados em plataforma única. “Percebemos que o conceito de multicanalidade evoluiu para omnicanalidade – plataforma única que congrega todos os canais. Logo, é muito importante que se faça a multicanalidade de forma estruturada, de acordo com o conceito que lançamos no mercado dentro do nosso aplicativo, no nosso portal de negociação, no desktop da versão mobile e também do totem”, descreve Freitas.
A Meireles e Freitas Cobrança Digital disponibiliza ainda novas soluções e versões mobile, desktop e totem, que possibilitarão atendimento ininterrupto de 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Assim, o consumidor final agora conta com a facilidade de pagamento a qualquer hora e ainda encontra condições diferenciadas para quitar pendências.
“Essas mudanças vão atuar na inserção de um modelo de negociação que trará benefícios já mensurados em várias ações dentro do processo, como a implantação das carteiras que estão rodando na estrutura digital, no ganho de produtividade, além de ganhar também a satisfação de nossos clientes. Em consequência disso, faremos com que várias pessoas regularizem suas pendências financeiras e voltem a ser consumidores ativos”, pontua Venâncio Freitas.
Mas engana-se que as mudanças propostas pela empresa param por aí. Em breve, a mesma deve disponibilizar novas soluções, entre elas um novo conceito de CRM.
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Parabéns à Meireles e Freitas, fazer o simples ou o complexo, mas que funcionam!