Jul
13
12 de julho de 2022 - 17:16

CEO-do-portal-cessao-de-creditos-fala-sobre-o-cenario-economico-brasileiro-televendas-cobranca

A economia mundial tem sido bastante afetada ultimamente. No Brasil, tanto pessoas físicas quanto jurídicas enfrentam situações delicadas. Basta consultar os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor para constatar que o número de inadimplentes apenas cresce.

Além disso, a inflação se mantém em alta e prejudica ainda mais o poder de compra do consumidor, o que reflete também na capacidade de honrar dívidas. Isso gera insegurança e, principalmente, leva à tomada de decisões precipitadas e impensadas.

Conversamos com Maxiuel Cerizza, CEO do Portal Cessão de Créditos, para saber como o mercado econômico deve reagir na segunda metade deste ano.

A inflação tem aumentado cada vez mais e o poder de compra da população diminui quase que na mesma proporção. Qual sua avaliação sobre isso?

Max: Nossa inflação deve chegar em dezembro acima de 10% ao ano e isso, sem dúvida, atrapalha a capacidade da moeda como unidade de conta. As pessoas começam a perder a noção do valor da moeda, já que os preços dos produtos mudam rapidamente. Diante disso, a falta de foco em esforços de reformas estruturais e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas, em conjunto com a instabilidade política – como em todo ano de eleição presidencial – causa um desconforto enorme no mercado financeiro.

De que forma o cenário atual influencia na questão do crédito?

Max: Por parte dos originadores dos créditos, boa parte deles se torna menos flexível nas concessões – inclusive as fintechs, que tinham fama de serem menos rigorosas. Já para os tomadores, a procura de crédito tem sido bem expressiva para o público das classes C e D que, regra geral, precisam complementar suas rendas. Pequenas e médias empresas também têm buscado dinheiro no mercado para honrar seus compromissos financeiros.

O cenário econômico do país ainda é muito delicado. Por isso, o momento requer muita cautela na hora de tomar e/ou decidir como utilizar o dinheiro.

Como a cessão de créditos pode auxiliar na recuperação econômica? Quais são as vantagens que a prática proporciona?

Max: Em nosso segmento, há grande interesse por empresas de médio e grande porte pela venda de seus créditos vencidos acima de 360 ou 720 dias. Esta fatia já foi exaustivamente trabalhada pelos originadores na tentativa de sua recuperação, mas sabemos que ativos com essa idade requerem expertise específica para se obter sucesso.

Varejistas, indústrias, instituições de ensino e prestadores de serviços nos procuram para entender como funciona o mercado de cessão. Essa movimentação já era esperada e é muito bem-vinda, pois dará ao país mais ferramentas para enfrentar futuras crises, reduzindo impactos na atividade econômica e, principalmente, na vida das empresas e pessoas. O mercado de cessão contribui para que não se abram precedentes para renegociações com clientes que poderiam pagar o valor total da sua dívida, mas acabam escolhendo a inadimplência com o único interesse de obter descontos.

O Portal Cessão de Créditos foi lançado com a intenção de simplificar os trâmites da compra e venda de uma carteira de créditos inadimplidos. Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e saiba mais.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: