Sabemos que em nosso segmento todos querem conquistar uma maior fatia do mercado e assim aumentar as receitas. A concorrência é grande e acirrada, portanto, a menos que o serviço seja exclusivo (e quase nunca o é….) é preciso procurar por uma vantagem ou diferencial na prestação do serviço, algo que faça com que a empresa tenha destaque.
Investimento em tecnologia e na consolidação do nome frente ao mercado é importante. Mas afirmo, será no diferencial humano conseguido na empresa que a consolidação da vantagem se dará. Assim, mãos à obra pois é imprescindível olhar atentamente para a capacitação do time.
As empresas de cobrança necessitam, mais do que nunca, investir em pessoas para desenvolver um negócio sustentável. Somente a qualidade do capital humano da empresa pode assegurar a vantagem competitiva. Em outras palavras, o sucesso vai estar ao lado de quem tiver colaboradores qualificados e treinados, capazes de cumprir com os objetivos e metas coorporativas.
O treinamento com continuidade e em grande escala, capacita e atualiza as equipes, prepara o time para a excelência e sustentabilidade da prestação da cobrança. Agora, para treinar de forma adequada e produtiva é preciso seguir algumas regras. Primeiro tenha em mente que treinar não é dar um curso é necessário que haja continuidade, complementos e aperfeiçoamentos, ou seja, treinamento exige uma programação. Os melhores treinamentos são os que estabelecem nos colaboradores noções claras sobre a importância da empresa em que trabalham frente ao mercado; do seu trabalho em particular e nas habilidades necessárias para desempenhar o ofício…não apenas ensinam técnicas de cobrança. Os funcionários devem compartilhar dos valores e dos objetivos da empresa, dedicando-se a atingi-los. Outra regra importante é que o treinamento deve estar em sintonia com o resultado esperado, em poucas palavras, 1 definir “aonde está e aonde quer chegar”, 2 o que fazer para atingir os objetivos e 3 o acompanhamento do aprendizado, pois é necessário corrigir rumos, rever performances e metas ou mesmo elogiar ou reorientar o colaborador neste contexto.
Uma clara forma de definição de treinamento é a de ajudar os colaboradores no desenvolvimento das habilidades, comportamentos e atitudes que aumentam sua qualificação para a produção de resultados positivos, e consequentemente apresentar esse aprendizado como diferencial para a empresa em que atua gerando aumento de satisfação para ambos, o empregado e o empregador.
Mas um ponto de atenção e de enorme relevância é que o treinamento só será um elemento que cria satisfação se promover o crescimento pessoal e profissional, para isso será fundamental que todo o sistema, colaborador, gestão e empresa estejam focados num mesmo objetivo.
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Daisy, vc é demais!
Obrigada Cristiane
Daisy, Parabéns pela matéria!.
Obrigada…espero que acompanhe minhas matérias… se quiser podemos discutir outros temas fique em contato através do Blog…grande abraço