Se no primeiro semestre do ano passado a inadimplência subiu, a partir do segundo semestre, os consumidores aproveitaram o cenário favorável para trocar dívidas
Os brasileiros estão menos endividados neste início de ano. Os dados constam da pesquisa nacional Perfil Econômico do Consumidor (PEC) feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e o Instituto Ipsos com mil entrevistados em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas.
“O cenário mais crítico para a inadimplência já está superado”, disse à Agência Brasil o economista da Fecomércio-RJ Paulo Padilha.
Ele esclareceu que apesar da desaceleração da economia observada no ano passado, com crescimento mais moderado que o previsto no final de 2011, os fundamentos da economia se mantiveram sólidos.
“A gente continua com a taxa de desemprego em patamares historicamente baixos, a renda continua se comportando bem”.
Se no primeiro semestre do ano passado a inadimplência subiu, a partir do segundo semestre, os consumidores aproveitaram o cenário favorável para trocar dívidas.
Houve retomada do movimento de aceleração da massa salarial e melhoria das condições de crédito, proporcionada pela ação do governo de ‘forçar’ a redução da taxa básica de juros Selic, disse.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.