Mar
18
17 de março de 2013 - 16:06

Bancos-e-redes-de-varejo-dao-reducao-de-ate-90-televendas-cobranca

Por: Eliária Andrade

Para analistas, objetivo é liberar consumidor para compras de fim de ano

Oportunidade. Laureci de Moraes conseguiu reduzir sua dívida em 90,5%

Com a inadimplência ainda alta e resistindo a ceder, bancos e grandes redes de varejo correm para renegociar dívidas em atraso. As ofertas vão de descontos que chegam a 90% do valor devido a parcelamentos em até 36 vezes sem juros – há um ano o teto era de 18 meses. Por trás disso, dizem especialistas, há uma mudança de cultura no mercado, que não mais se restringe a recuperar parte dos créditos vencidos, mas busca resgatar os devedores para que eles voltem a tomar financiamentos e comprar.

- Hoje não há apenas a cultura de cobrar, e, com a concorrência maior, aos bancos não interessa perder clientes em um ambiente de nível de emprego elevado e juros em queda, pois suas margens estão mais apertadas. Cada banco tem sua política, mas todos estão mais flexíveis – diz Leonardo Coimbra, sócio-diretor da Central de Recuperação de Créditos (Cercred), que trabalha para as maiores instituições financeiras do país.

O mesmo vale para os consumidores, especialmente os da nova classe média, que têm no crédito importante meio de acesso a novos produtos e serviços. E essa disposição mútua já aparece nos números.

Com 5 dias, banco já cobra

Segundo Coimbra, historicamente as ações de recuperação de crédito nesta época do ano resultam no recebimento de 3% a 5% dos débitos. Este ano, porém, em virtude da maior mobilização a Cercred tem registrado índices de recuperação de 8%, que devem chegar a 9% até o fim do mês.

Com isso, mais pessoas estão deixando os cadastros de devedores dos birôs de crédito. De janeiro a outubro de 2012, o número de exclusões de devedores do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista, cresceu 11,33% sobre o mesmo período de 2011. Já o de inclusões avançou 6,74%.

- No ano passado, os prazos chegavam a 18 vezes, e agora vão até 36 meses – afirma Jair Lantaller, presidente do Igeoc, instituto que reúne 17 empresas de recuperação de crédito no país. – Antes nós só recebíamos dívidas com mais de 60 dias de atraso, hojeestamos recebendo dívidas a partir de 5 dias. Os bancos estão tentando ficar mais próximos do cliente devedor.

Para Fernando Cosenza, diretor de Inovação e Sustentabilidade da Boa Vista Serviços, o cenário de juros baixos permite maiores descontos. Isso, mais a manutenção do emprego e a maior cautela do consumidor na hora de tomar crédito, favorece a renegociação.

O número de pessoas com dívidas em atraso registradas no SCPC fechou o ano com aumento de 4% a 5%, contra alta de 22% em 2011.

Serasa: “tendência positiva”

O técnico em sistemas elétricos Ozilde de Jesus, de 44 anos, por exemplo, obteve desconto de 80% sobre sua dívida na Caixa Econômica Federal, que se acumulava desde 2007, tendo chegado a R$ 17.343,78. Depois da renegociação, o saldo devedor caiu a R$ 3.571,07, a serem pagos com uma entrada de R$ 396,04 e 12 parcelas de R$ 294,28.

- Obtive um desconto bem melhor do que eu esperava. Já comecei  2013 com o nome limpo – diz Ozilde.

Desconto ainda maior conseguiu a supervisora de seguros Laurici Souza de Moraes, de 33 anos, que abateu 90,5% de sua dívida de R$ 598,10 com a Vivo. Após a renegociação, ficou em R$ 56,46.

- Descobri que tinha essa dívida desde 2004 há apenas dois meses, quando o pedido de uma nova linha telefônica foi bloqueado por causa desse débito em atraso. Agora vou conseguir instalar minha nova linha – conta Laurici.

Já a dona de casa Michele Souza Eduardo, de 23 anos, renegociou uma dívida de R$ 922 com o Santander, datada de 2007. Ela caiu a R$ 422.

Para Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, tanto as pessoas endividadas como os credores estão mais dispostos a negociar:

- A queda da inadimplência não é um processo rápido, mas está acontecendo, o que indica que estamos no caminho certo. A tendência é positiva.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Essa nova cultura de entendimento dos bancos e redes do varejo, vem de encontro á uma visão inovadora que busca recuperar crédito e ao mesmo tempo dá sustentabilidade á uma ecônomia a cada dia crescente, é uma idéia excelente, na contra parttida é preciso que seja feita uma nova análise no perfil orçamentario de quem está se recuperando,pois, ele mesmo pode criar um vício da chamada vantagem ” dos três anos ” já prevendo que terá desconto após esse tempo. È preciso criar facilidade para devedores, mas valorizando e incentivando melhor os pagadores pontuais, senão vão se sentir penalizados e aderir o tempo de inadimplente pra conseguir bons descontos.

    Reginaldo paz em 18 de março de 2013 - 14:03

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: