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A ação monitória contra o emitente de cheque

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Revista do Factoring
30 de maio de 2016 - 18:07

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Para crescer, a Amiste Café, rede de franquias especializada na locação de máquinas de café, negociou melhores condições com seus fornecedores.

“Hoje trabalhamos apenas com as possibilidades de parcelamento oferecidas pelos nossos fornecedores de máquinas. Negociamos prazos maiores, que passaram de 3 a 4 vezes para até 10 vezes, assim como, descontos mais agressivos para os pagamentos à vista”, afirma Eduardo Vicente, diretor de expansão da Amiste Café. Essa foi a solução encontrada.

Primeiramente, Vicente procurou linhas de financiamento específicas para franquias, mas não conseguiu aprovação dos bancos porque exigiam número maior de lojas em operação e haviam outros critérios não condizentes com redes novas.

A marca tentou recorrer à linha do BNDES, no entanto, não foi possível por conta da exigência de 50% de conteúdo nacional e as máquinas de café são importadas. A Amiste Café procurou outras linhas nos bancos, no entanto, as taxas oferecidas estavam acima de 2% ao mês. “Essas taxas são pouco competitivas”, comenta o diretor.

A Amiste Café é uma rede de capital intensivo ­ cada máquina de café custa de R$ 1.500 a R$ 12 mil. No entanto, segundo Vicente, o negócio apresenta altas margens líquidas de até 25% e garantias, uma vez que os contratos de aluguel de máquinas são de 12 meses, não dependendo somente da comercialização dos insumos. A dificuldade de acesso ao crédito reduz o universo de potenciais investidores porque eles devem ter volume maior de capital próprio. “Hoje exigimos que eles tenham de R$ 250 mil a R$ 350 mil, mas se contássemos com uma linha de financiamento competitiva, poderíamos exigir de R$ 150 mil a R$ 250 mil, aumentando o leque de pessoas capacitadas”, diz. Com sede em Londrina (PR), a Amiste Café conta com seis unidades.

Com seis lojas próprias especializadas em bolos caseiros, a marca Vó, quero bolo! está iniciando sua expansão por franquias. Em breve, três unidades serão inauguradas, sendo duas na cidade de São Paulo e outra em Campinas (SP). “Quanto às linhas de crédito para fomentar o franchising, não conseguimos firmar parceria com bancos para ajudar os franqueados”, diz Willians Navarro, franqueador.

Para as lojas próprias, Navarro precisou de capital de giro para atravessar o período de sazonalidade do negócio no início do ano e teve dificuldades. As taxas estavam muito altas e algumas linhas que antes não exigiam garantias haviam sido cortadas. A saída foi usar reservas próprias. “Mas em uma gestão saudável seria interessante balancear os recursos próprios e os de terceiros”, comenta. No começo do ano, ele acessou linha do BNDES para adquirir equipamentos. “Mas ressalto que só tivemos acesso ao BNDES quando o grupo tinha mais de cinco lojas”, afirma Navarro.

A empresária Janaína CodoRigo, abriu uma franquia da NTW Contabilidade em Ribeirão Preto (SP). Ao tentar capital de giro em novembro, teve negativa dos bancos por ser uma empresa iniciante. “Como trabalho à noite, dou aulas, eu coloquei parte do meu salário como empréstimo para a empresa todo mês”, comenta a sócia­diretora da unidade da NTW. Ela também tentou no final do ano passado o cartão BNDES para a compra de computadores, servidor e projetores e não conseguiu. “Demonstrei a projeções e o planejamento estratégico do negócio, mas não foi suficiente. Para uma empresa que está começando é difícil apresentar faturamento expressivo”, destaca.

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