Demonstrar segurança e saber levar a conversa são pontos importantes na hora de negociar
Por: Priscila Zuini
O dia a dia dos empreendedores costuma ser cheio de negociações. É preciso conciliar conflitos na equipe, lidar com clientes e novas vendas e administrar as contas.
Ser um bom negociador passa a ser uma característica importante para fazer a pequena empresa crescer de forma sustentável. Apesar de não ter uma fórmula pronta, algumas técnicas ajudam a se dar bem em negociações.
1 – Demonstre segurança
Durante a conversa, o empreendedor precisa se mostrar preparado para resolver o problema em questão. Seja com um consumidor, fornecedor ou funcionário, transmitir credibilidade é essencial para negociar bem. Neste ponto, vale lembrar que este tipo de negociação não deve ser pautado pela emoção.
2 – Saiba conduzir a conversa
Preparar-se para a negociação é meio caminho para o sucesso. A falta de preparo vai deixar evidente quais são os seus pontos fracos. Uma dica é fazer um check-list com tudo que deve ser decidido durante a reunião.
Assim, fica mais fácil manter a linha de pensamento e chegar a um consenso. Tenha sempre em mãos os dados e características do produto que será apresentado, se o conversa for com um novo cliente, por exemplo.
3 – Tenha calma
Um erro comum em negociações é ir com muita pressa à conclusão. Para os especialistas no assunto, isso pode fazer o empresário se precipitar ou entregar, de uma vez, suas estratégias ao interlocutor.
4 – Não seja egoísta
O objetivo de uma negociação é chegar a um acordo bom para todas as partes envolvidas. Por isso, só pensar no próprio benefício é um erro. A orientação é sempre colocar-se no lugar do outro. Isso ajuda também a perceber como ele pensa e traçar uma estratégia.
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Estou trabalhando na área de cobrança e gostei das dicas.
Gostei dos tópicos, abordados e acrescento que; o BOM negociador deve muito controle do equilibrio emocional e sofrer da SÌNDROME DA EMPATIA. e assim terá condições de costurar uma boa conversa e se não fechar negocio, mas deixará o cliente CONTAMINADO COM SÍNDROME DA AMIZADE. OK.