Jun
13

3 erros em Operações de Cobrança

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Teclan
12 de junho de 2013 - 18:49

3-erros-em-operacoes-de-cobranca-televendas-cobranca

Por: Hudson Lima

Trabalhar com cobrança é uma ótima escolha para o gestor de call center que busca ampliação nas áreas de negócios. Existe um grande contingente de empresas interessadas em centrais especializadas em recuperação de valores devidos. Para diferenciar-se dos concorrentes, porém, é preciso focar em qualidade e resultado. Aqui no Blog, já demos dicas de boas práticas para implementar no setor. No post de hoje, vamos mostrar os 3 erros que podem prejudicar uma campanha e que, por isso, devem ser evitados ao máximo pelos gestores:

Falta de informação sobre o cliente: no contato com o consumidor, é preciso ter o maior número de dados possíveis a respeito da pessoa e do perfil da sua dívida. Para isso, o cadastro do seu call center está atualizado? Base de dados defasada significa perda de recursos, ligações indesejáveis e oportunidades desperdiçadas. Você pode reverter essa situação realizando uma limpeza de mailing. Obter dados com a financeira também ajuda a preencher a ficha cadastral com informações mais atualizadas.

Indefinição de estratégias: a complexidade que envolve uma operação de cobrança exige do gestor de call center algumas estratégias bem traçadas. Cada perfil de consumidor deve ser tratado de uma forma distinta: pessoas que precisam pagar maiores valores, com mais dias de atraso na regularização da dívida, entre outros fatores. Uma ferramenta que pode ajudar o administrador de uma central é a régua de cobrança: um planejamento feito pela assessoria de cobrança, que define os perfis dos devedores e a abordagem que será realizada pelo call center para cada um dos perfis definidos. O importante é manter réguas diferentes para perfis diferentes de usuários, de acordo com o tamanho do valor devido, o perfil de pagamento e o tempo em que a empresa contratante pretende ter retorno. Esse tipo de projeto só funciona se houver uma boa comunicação entre a empresa contratante e o contact center de cobrança – afinal, uma iniciativa do tipo é organizada para beneficiar os dois lados.

Acompanhar apenas o montante recuperado: em uma operação de cobrança, este indicador tende a ser o mais importante. Porém, alguns gestores costumam levar em conta apenas o valor recuperado para definir o sucesso de uma campanha. Isso restringe muito as possibilidades de quem analisa a campanha, já que não são levados em consideração aspectos técnicos que nem sempre aparecem no valor final em reais. Se você orienta seus resultados só pelo dinheiro recuperado, vale a pena acompanhar outros indicadores em campanhas de cobrança.

E você, destacaria outro erro cometido em operações de cobrança? Deixe sua sugestão nos comentários.

Fonte: http://blog.teclan.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Elisandra, vale a pena se cadastrar neste site e receber dicas como estas

    Julio em 13 de junho de 2013 - 10:35

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: