Saber calcular a inadimplência do seu negócio é o primeiro passo para quem deseja diminuir as perdas causadas pelos clientes que não pagam em dia.
Até porque é praticamente impossível vender a prazo com inadimplência zero.
E você que trabalha com crediário sabe disso!
Mas o que pouca gente sabe é que existe um nível ideal de inadimplência para lojas que vendem no carnê.
Desde que você tenha uma análise de crédito eficaz, capaz de proteger sua loja de golpistas e caloteiros “profissionais”, trabalhar com uma inadimplência controlada é exatamente o que vai rentabilizar o seu crediário.
Neste artigo eu explico melhor essa ideia.
É por isso que não basta apenas saber que você tem clientes inadimplentes.
É preciso monitorar constantemente essa inadimplência para que ter uma visão ampla do seu negócio e poder planejar ações de controle e prevenção.
Como diz o ditado, informação é tudo!
Por isso separei três dicas incríveis para ajudar você a calcular a inadimplência na sua loja.
Confira:
1. Descubra o seu Índice de Inadimplência
No varejo, a maneira mais adequada de calcular o Índice de Inadimplência (II) é considerar apenas os títulos que estão com mais de 90 dias de atraso e menos de 180.
Vou dar um exemplo prático.
Digamos que você queira calcular a inadimplência no mês de maio de 2019.
Para isso, você deve selecionar as parcelas não pagas que venceram em dezembro de 2018, janeiro de 2019 e fevereiro de 2019.
Ou seja: somente aquelas que estão atrasadas há mais de 90 dias e há menos de 180.
Agora você deve calcular o Total de Títulos (TT) somando o valor de todas as prestações que venceram em cada um destes meses.
Nessa conta você deve considerar todos os pagamentos que a loja deveria receber no período, incluindo as contas pagas e não pagas.
Por exemplo:
Total de Títulos (TT) com vencimento em:
Dezembro/2018 = R$ 120.000
Janeiro/2019 = R$ 130.000
Fevereiro/2019 = R$ 70.000
Depois você calcula o Total de Inadimplência (TI) para o mês de maio, considerando apenas as parcelas não pagas:
Algo como:
Dezembro/2018 = R$ 2.000 em aberto até maio/19
Janeiro/2019 = R$ 3.000 em aberto até maio/19
Fevereiro/2019 = R$ 4.000 em aberto até maio/19
Muito bem!
Agora já temos os números que precisamos.
A fórmula para calcular o Índice de Inadimplência (II) é a seguinte:
II = TI / TT
Utilizando os números apresentados acima, temos:
II = 2.000 + 3.000 + 4.000 / 120.000 + 130.000 + 70.000
II = 9.000 / 320.000
II = 0,028
II = 2,8%
Ou seja: em maio de 2019 o índice de inadimplência dessa loja foi de 2,8%.
2. Acompanhe a inadimplência mês a mês
Agora que você já sabe como é simples calcular a inadimplência da sua loja, não deixe de fazer essa conta todos os meses.
Se você tiver o hábito de registrar os resultados em relatórios de inadimplência, em alguns meses terá dados suficientes para avaliar a evolução desse índice no seu negócio ao longo do tempo.
Com isso, você poderá acompanhar esse indicador com mais objetividade e passará a visualizar alguns padrões de inadimplência, que podem variar sazonalmente.
Se possível, monte planilhas e gráficos para ajudar na visualização do cenário.
Esse novo olhar, baseado em dados fidedignos, será muito útil para planejar estratégias e reverter uma situação de alta inadimplência.
3. Automatize os cálculos
Minha terceira dica está diretamente ligada às duas anteriores. Pensei nela justamente porque sei que nem sempre sobra tempo para o lojista fazer todos esses cálculos em meio à correria diária no ponto de venda.
Portanto, recomendo que você procure ferramentas para automatizar todo o processo.
Existem hoje no mercado sistemas de análise de crédito a preços acessíveis que podem fazer esses cálculos para você.
Além de serem mais ágeis e confiáveis do que cálculos feitos à mão ou em planilhas do Excel, estes softwares ainda geram informações extras para ajudar a gestão do seu negócio.
Entre elas estão informações pessoais sobre o cliente, como o histórico de compras e o nível de endividamento em outras lojas, além de consultas ao SPC e Serasa integradas no sistema
E tem mais:
As melhores plataformas de gestão de crediário ainda ajudam a organizar a cobrança com o disparo de mensagens automáticas de acordo com o tempo de atraso das parcelas.
Agora você já sabe como calcular a inadimplência na sua loja e que existem ferramentas para auxiliá-lo.
Então não perca tempo!
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