Por: André L. Miceli Pare para pensar em como você se comporta na praça de alimentação de um shopping. O cheiro do fast food, da comida chinesa, do camarão está por todo o lado. Perto de você há pessoas andando em todas as direções com suas sacolas de compras, conversando e se divertindo. No entanto, …
Por: Gustavo Brigatto Robôs de atendimento estão em todo canto da internet. Mas que tal um robô que faça ligações e resolva algumas coisas por você? É isso que o Google quer que aconteça com o Duplex, uma inteligência artificial que está sendo desenvolvida para o assistente virtual da companhia, o Google Assistente. A tecnologia, …
O ano era 2013 e ainda pouco se falava em atendimento via bots de chat. Mas se o cliente estava lá, no universo digital, por que não o atender ali mesmo, ao invés de direcioná-lo para um telefone, dando-lhe mais autonomia e agilidade? Assim, como parte de uma mudança estratégica no atendimento aos seus clientes, …
Na verdade, o que causa a desumanização no atendimento são as operações repetitivas – complexas ou não -, que obrigam o usuário a seguir um passo a passo num escopo fechado para obter uma informação ou realizar um procedimento Por: Mateus Azevedo O debate em torno dos impactos causados pela automação dos serviços de atendimento …
Por: Assis Moreira No ano passado, 74% dos presidentes executivos ou CEOs questionados pela consultoria EY responderam que nunca adotariam a automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês). Um ano depois, apenas 3% têm a mesma opinião. Numa enorme reviravolta, 73% dos executivos dizem, agora, que já estão adotando ou planejam adotar tecnologias …
Por: Fernando Paiva O Nubank não tem planos de adotar um chatbot por enquanto. Ao contrário da maioria dos seus concorrentes, que já lançaram ou estão pelo menos testando o uso de robôs de conversação, o Nubank entende que ainda não é o momento para isso, porque a tecnologia não estaria madura o suficiente. Em …
Por: Leonardo Guimarães Japonês Henn Na recebe todos os hóspedes com dinossauros e opera com robôs em todas as fases da estadia A inteligência artificial (IA) está sendo aprimorada e não se sabe quais os limites para esta tecnologia. As grandes empresas apostam corrida para serem as mais inovadoras do mercado. Os consumidores são beneficiados …
Por: Melissa Lulio A Inteligência Artificial chegou ao setor público. Uma das iniciativas mais pioneiras já desenvolvidas fora da estrutura privada foi adotada pela Sabesp, responsável pela distribuição de água e pelo saneamento básico do Estado de São Paulo. A empresa investiu em uma agência laboratório localizada no Jardim Ângela, bairro carente da Zona Sul …
Por: Fernando Paiva O chatbot do Banco Original já é responsável pelo atendimento de metade dos contatos feitos pelos seus correntistas. “O resultado tem sido muito bom. Estamos bastante dedicados à melhoria da experiência do cliente através do chatbot”, diz Alexandre Pinelli, superintendente executivo de canais digitais/UX/XRM e inovação do Banco Original, em entrevista para …
Por: Sérgio Passos Em tempos de comunicação digital instantânea, quantos minutos você acharia aceitável esperar pela resposta de uma empresa para uma reclamação sua? 30 minutos? 45 no máximo? Pois aí que está o grande segredo da comunicação em um mundo onde os consumidores não têm mais paciência para esperar: chatbots e sua interação automatizada, …