Apesar das ferramentas de automação do atendimento ganharem cada vez mais popularidade, pequenas amostras dessa tecnologia se fazem presentes em nosso cotidiano há anos. SMS de bancos, clínicas médicas que confirmam consultas por chat ou serviços de logística que permitem saber onde está o transporte e fazem nossos telefones vibrar quando a encomenda é entregue, …
Você já deve ter pensado em ter um atendimento mais rápido e eficiente no inbox de sua página, certo? No Facebook Messenger, uma das melhores soluções atualmente é criar um robô do Messenger. Isso porque, os robôs são um tipo de tecnologia que simula diálogos com humanos por meio de uma série de comandos pré-programados. …
Por: Diogo Morgado Conquistar novos clientes pode sair caro. Para atrair possibilidades de negócios, é preciso investir tempo e recursos para, por exemplo, realizar algumas visitas. Um cálculo do norte-americano Philip Kotler, revela que a conquista de um novo cliente requer investimentos entre cinco e sete vezes maiores do que a manutenção de empresas na …
Relatório recente do Banco Mundial alerta que, se os trabalhadores do Século 21 pretendem competir com as máquinas, é melhor reduzirem salários, cortar direitos trabalhistas e tornar custos humanos mais “baratos”. Particularmente, sou um dos que o relatório produzido pelo Banco Mundial chama de “criadores de cenários catastróficos”. Esse apartado é importante pois, as opiniões …
A Domino’s lançou nesta semana um bot no WhatsApp para a venda de pizzas, começando pelas suas lojas próprias no Rio de Janeiro. Apelidado de DOM, ele atende pelo número 11-96333-0001. Na primeira vez que conversar com o bot, o consumidor precisa informar seu nome, email e endereço de entrega. Nas compras seguintes o robô …
Ninguém mais tem dúvidas: o Facebook é uma poderosa ferramenta de comunicação para as marcas. Por meio dele, as empresas mantêm um relacionamento estreito com o consumidor e também esclarecem dúvidas e solucionam problemas. Mas como o chat integrado ao Facebook deve ser tratado pelas empresas? Por se tratar de um ambiente em que as …
A Anatel publicou edital para a contratação do seu assistente virtual inteligente para o atendimento ao público. A agência estima em R$ 3,2 milhões o valor do contrato, que terá duração de 30 meses – com possibilidade de renovação por igual período. O preço final, porém, será definido em um pregão eletrônico no dia 22 …
A busca do melhor resultado por meio da sinergia perfeita de todos os integrantes do processo. Essa descrição se encaixa perfeitamente em uma corrida de Fórmula 1 (F1), onde a combinação entre os três componentes principais – o motor, a equipe e o piloto – são a chave para o sucesso dentro da competição. Pois …
A Coca-Cola pretende levar seu serviço de atendimento automatizado ao consumidor para dentro do WhatsApp. O movimento deve acontecer entre setembro e outubro. Para o futuro, está em análise a impressão nas embalagens do número de atendimento da Coca-Cola no WhatsApp (21-4002-2121). Hoje, a marca de bebidas tem uma robô de conversação, a Kora. Desde …
Por: Henrique Medeiros A Leroy Merlin registra mensalmente mais de 100 mil perguntas e 70% de assertividade com seu robô conversacional, Lia. Localizado no site da varejista de construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem, a solução foi lançada em 2018 e foi desenvolvida pela Proa com tecnologia IBM Watson. Quando não compreende a necessidade do …