O WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, acumulando cerca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo. A plataforma ainda se expandiu com o aplicativo dedicado para canais de relacionamento, o WhatsApp Business, estreitando a interação entre pessoas físicas e empresas.
Com o uso indevido de bots e outras ferramentas de automatização, porém, este contato direto pode se tornar um incômodo, causando bloqueios por parte dos usuários e até alegações de spam para o WhatsApp. Esse tipo de denúncia pode resultar em pagamento de sanções e até mesmo na expulsão da conta da empresa, prejudicando a sua percepção por parte dos clientes.
Segundo Laura Melaragno, gerente de Pré-vendas da Sinch LATAM, “é essencial que as empresas cumpram com as boas práticas no uso do canal para ver um retorno positivo”. A Sinch é uma plataforma de comunicação em nuvem parceira da Meta e analisou quais são os erros cometidos que levam usuários a bloquear uma empresa no WhatsApp. Confira os cinco mais comuns.
Os cinco erros mais comuns que levam clientes a bloquear uma empresa no WhatsApp
Conforme a análise da Sinch, os cinco maiores fatores de risco, são:
Alta frequência de mensagens;
Contato sem consentimento para receber mensagens, conhecido como “Opt in”;
Falta de solução dentro do canal;
Alto tempo de espera de resposta;
Conversas sem opção de atendimento humano.
Para manter uma relação saudável entre clientes e empresas, evitando o bloqueio, a Sinch desenvolveu uma ferramenta de relacionamento que se baseia em boas práticas, respeitando as Políticas de Negócios do WhatsApp. A “WarmUp” é utilizada por diversas empresas, incluindo o iFood, que obteve 38 vezes mais conversões de vendas no WhatsApp do que em outros canais com a mesma campanha de marketing.
Segundo a empresa, a ferramenta “parte de regras essenciais com apoio de tecnologia de ponta”, sendo caracterizada por:
Ter um número de telefone dedicado, dando mais credibilidade aos clientes;
Aumentar o número de mensagens diárias enviadas de forma segura e sustentável, gerando mais engajamento através de conteúdo de qualidade;
Ajuda para obter o “Opt-in”: o consentimento dos usuários do canal para receber informações comerciais em seus telefones celulares;
Uso de mensagens modelos do WhatsApp pré-aprovadas, podendo ser personalizadas de acordo com as necessidades e aplicadas a qualquer indústria.
É importante que as empresas se atentem a este tipo de estratégia, visto que os públicos estão cada vez mais interessados neste tipo de comunicação, e a fim de se destacar da concorrência. Conforme demonstra uma pesquisa do Facebook Messaging, 53% dos consumidores dizem ter mais probabilidade de comprar de uma empresa para a qual podem enviar mensagens, e 63% dizem que enviam mais mensagens para as empresas hoje do que há dois anos. Essa mecânica ainda engloba todas as gerações, incluindo os baby boomers – em que 63% se diz adeptos a essa prática.
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