O quanto você sabe sobre vendas B2B?
As negociações feitas entre empresas possuem um grau de complexidade maior em comparação àquelas feitas diretamente com o consumidor final.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que significa B2B e as particularidades desse modelo comercial.
O que é B2B
B2B significa Business to Business. Trata-se de um modalidade comercial em que as negociações ocorrem entre empresas.
Ou seja: no modelo B2B, uma empresa vende soluções para outra pessoa jurídica. Uma parte é o fornecedor e a outra é o cliente.
O que faz um vendedor B2B?
O vendedor B2B é o profissional que vai prospectar novas oportunidades de negócio, identificando empresas que podem se interessar pelos produtos ou serviços que a empresa que ele representa tem a oferecer.
Cabe ao vendedor B2B apresentar as soluções para os potenciais clientes e incentivá-los a fechar negócio. Isso pode ser feito presencialmente (vendas externas) ou à distância (vendas internas).
O que é B2B, B2C e C2C e quais são as principais diferenças?
Basicamente, existem três modalidades comerciais: B2B, B2C e C2C. A B2B nós já falamos o que é e como ela ocorre. Veja a seguir como funcionam as outras duas.
B2C – Business to Consumer: as vendas B2C são aquelas feitas entre a empresa e o consumidor final;
C2C – Consumer to Consumer: as vendas C2C são aquelas feitas entre dois consumidores finais por intermédio de uma plataforma.
Vantagens do modelo de vendas B2B
O modelo de vendas B2B apresenta uma série de vantagens. Veja abaixo quais são as principais:
Maior possibilidade de escalar as vendas;
Modelo de negócio mais rentável;
Maior previsibilidade dos ganhos;
Maior possibilidade de fazer upsell;
Ticket médio mais elevado do que nas negociações B2C;
Controle sobre a taxa de churn;
Cultivo de um relacionamento de longo prazo.
8 dicas de como vender B2B
Se você deseja ingressar no mercado de vendas B2B, existem algumas boas práticas que você precisará implementar:
Seja claro ao definir os objetivos estratégicos do seu modelo de negócio;
Crie as buyer personas da sua empresa, que são representações fictícias do perfil de cliente ideal;
Faça um mapeamento da jornada de compra dos clientes e identifique as etapas que eles percorrem até a compra;
Defina os gatilhos que vão determinar a mudança de etapa do cliente no funil de vendas;
Estabeleça o tempo máximo de permanência dos leads em cada etapa do funil de vendas;
Firme um Service Level Agreement (SLA) entre o time de marketing e o time de vendas;
Não deixe de fazer o follow-up para agilizar o processo comercial e fazer com que ele flua bem;
Defina os indicadores de desempenho para monitorar os resultados das estratégias comerciais e fazer os ajustes necessários.
Quer saber qual é uma das melhores maneiras de acompanhar seus indicadores de desempenho de forma ágil e confiável? Use um software que já traz tudo isso pronto para você usar. E, se quiser, pode até usar o Excel.
11 dicas de como aumentar vendas B2B
Agora se você já trabalha com vendas B2B e deseja encontrar maneiras para alavancar seus resultados, veja a seguir quais dicas colocar em prática:
Identifique quem são os verdadeiros tomadores de decisão e inicie novas conversas com eles;
Participe de feiras e eventos do seu setor para fazer networking;
Peça recomendações aos seus clientes atuais;
Gere novas demandas para a sua base de clientes;
Estude o seu mercado de atuação;
Acompanhe as mudanças nas dores e necessidades dos seus clientes;
Invista na sua formação profissional e aperfeiçoe os seus conhecimentos para se tornar uma autoridade no assunto a que você e sua empresa se dedicam;
Mantenha o foco nos benefícios que as suas soluções podem trazer para os clientes;
Defina metas ambiciosas e alcançáveis;
Busque antecipar as objeções que os seus clientes podem fazer à sua oferta;
Ofereça pelo menos 3 opções na sua proposta comercial a fim de reduzir as chances de rejeição.
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