O User Experience ou experiência do usuário é um conceito muito em alta no mundo digital. Pois diz respeito à forma como o seu cliente ou usuário do seu produto, irá enxergar as soluções que você disponibiliza a eles.
O usuário tendo uma boa experiência, ele ficará mais satisfeito e propenso a fazer novas compras com a sua marca.
Mas como elaborar soluções priorizando o UX? É o que vamos te ajudar nesse artigo, continue a leitura.
O que é User Experience?
User Experience diz respeito às experiências e sensações que o usuário terá ao fazer uso da sua solução, seja produto ou serviço.
Por isso é tão necessário pensar e aplicas conceitos de User Experience em cada solução desenvolvida. Isso irá aumentar a percepção de valor da marca, trará maiores chance de fidelizar o cliente e que ele indique a marca para sua rede de relacionamento. Pensar em UX é pensar em satisfação do cliente também.
Dessa forma, o conceito traz o cliente ou usurário para o centro das discussões da organização e deve permear todas as áreas. Todos devem adotar uma postura de pensar no cliente em primeiro lugar ao desenvolver qualquer ação ou produto e serviço, que terá contato com o cliente.
Vamos ver algumas práticas que vão te ajudar a sempre priorizar o UX em sua empresa.
Facilidade e usabilidade
Para produtos digitais, como sites, plataformas e outros, é essencial que a organização pense em usabilidade. Pois a solução deve trazer clareza em seu uso e permitir uma fácil navegação. Para isso:
Deixe seu site fácil de ser encontrado: utilize técnicas que facilite que seus usuários e clientes encontre seu site ao realizar pesquisas nos portais de busca. Caso ele não encontre isso irá gerar frustração e desconfiança com a marca;
Torne a navegação simples: deixe a navegação clara e intuitiva, use menus e botões para facilitar. Deixe claro as ações que o usuário pode adotar dentro do site, por exemplo, “comprar agora”, “quero saber mais” e etc.;
Mobilidade: seu site deve ser responsivo, ou seja, deve se adaptar para dispositivos móveis, para isso é essencial pensar em um visual que seja ideal tanto para navegação em desktop quanto em mobile.
Essas são apenas algumas das práticas que podemos colocar em ação para garantir uma melhor experiência ao seu usuário quando falamos de usabilidade e navegação. Mas existem outros pontos importantes que iremos abordar em seguida.
Design visual e textual
O design de um produto, seja ele digital ou não, deve ser pensado para melhorar a experiência com o cliente. Não se trata apenas de ser bonito, mas de ser atrativo e que estimule o usuário.
Para isso algumas dicas são importantes:
Imagens e fotos: o apelo visual é essencial em qualquer site ou produto, isso porque muitas vezes o usuário não lê todo o texto, mas a imagem pode ajudar a compreender o que você queria passar de informação;
Texto: o texto deve ser claro e de fácil leitura, destacando os pontos principais com negritos e outras opções. Aqui é essencial pensar em como o seu cliente se comunica, porque você deve “falar” de uma forma que eles irão entender, então é melhor não usar tantas palavras técnicas.
Com essas dicas você já irá conseguir pensar em UX nas suas soluções, mas esse conceito abrange muito mais em seu negócio. Deve ser pensando em User Experience em toda a jornada do cliente e pontos de contato com a sua empresa. Afinal, não adianta por exemplo, ter um site lindo e um atendimento que não corresponde a expectativa.
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