Por: William Sousa
Da última vez que estive aqui no blog com vocês o assunto abordado foi os desafios do atendimento nas redes sociais. Citei que diversas mídias sociais surgiram com a evolução digital ocasionando muitas transformações na sociedade, na forma de se comunicar, relacionar e agir. Diante dessas mudanças, o atendimento é desafiado e, é claro, as empresas que não se adaptarem preparando-se para este “novo consumidor”, serão descartadas do mercado.
Hoje, o tema a ser comentado é: tendências tecnológicas para o atendimento ao cliente. A tecnologia é essencial no atendimento ao cliente e está envolvida em todos os momentos dessa interação. São diversas ferramentas trabalhando em conjunto para que o colaborador possa atender à necessidade do cliente e oferecer o atendimento mais eficaz.
Todos os anos, novas tecnologias são lançadas e as empresas que souberem utilizá-las de forma inteligente, conseguirão facilitar suas operações. Podemos destacar como exemplo a multicanalidade, essas plataformas trazem resultados significativos para as organizações, pois ao oferecer diversos meios de atendimento, desde o tradicional relacionamento via telefone até os gadgets, alcançam tanto o consumidor mais tradicional quanto o mais hi-tech.
A nuvem definitivamente está em ascensão. O custo envolvido e a flexibilidade vêm chamando atenção das empresas. Além disso, a tecnologia proporciona a diminuição da indisponibilidade dos sistemas, segurança e agilidade. O grande benefício da tecnologia em nuvem é a disponibilização do histórico do cliente em todas as interações. Logo, o aumento de resultados e da produtividade são vantagens competitivas, pois os consumidores notam a preocupação da organização em solucionar as suas solicitações e se sentem como peça-chave do negócio.
Novas plataformas estão surgindo e ser bem-sucedido no atendimento ao cliente é decisivo no sucesso de qualquer negócio. Contudo, só há sentido em oferecer a mais avançada tecnologia de relacionamento, se for bem estruturada e estudada; a ferramenta escolhida deve ser a de melhor custo/benefício para a empresa, um plano estratégico de ação para a padronização das informações e que tenha a visão completa do cliente, para que o mesmo não seja levado a uma experiência desconexa.
A tecnologia perfeita para o atendimento ao cliente é aquela que apresenta a melhor solução para tornar a experiência do cliente mais simples e rápida, ou seja, faça com que o atendimento seja como deve ser: eficaz.
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