Você lembra do auge da era da comunicação por telefone (via voz) os famosos atendimentos: “Pressione 1 se é cliente”, “Pressione 2 se ainda não é nosso cliente” “…” e não víamos a hora de ouvir a melhor opção “A qualquer momento pressione 9 para falar com nossos atendentes”.
Esse formato de atendimento provavelmente você já deve ter utilizado alguma vez na vida, e ainda é um dos mais presentes nos atendimentos de grandes empresas.
De certa maneira o que ouvíamos do outro lado da linha era um bot por trás do atendimento direcionando e apresentando a melhor solução possível de acordo com as demandas dos usuários.
Mas esse formato tende a ser substituído por formatos que geram novas e diferentes experiências aos usuários como, por exemplo, os chatbots.
Um grande fator que colabora com essa afirmação é que cada vez mais buscamos novas experiências e maneiras de nos relacionar com as marcas que seguimos e gostamos.
Os chatbots são mensageiros programados que simulam um ser humano durante uma conversa. A sensação e experiência dos usuários que utilizam é fantástica, até lembram a melhor opção (atendente) do fonebot.
Uma recente pesquisa publicada pela Gartner, apontou que neste ano, mais de 80% dos atendimentos serão feitos por algum chatbot.
A voz do consumidor está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e isso trará novas oportunidades nessa relação!
Alguns fatores são importantes para se preparar e criar as novas experiências para seus clientes. De modo prático, listo seis fatores importantes e que devem ser vistos antes de seguir com seu novo funcionário.
1) Propósito
Qual o problema principal que o chatbot irá resolver?
Quais oportunidades atenderá?
2) Objetivo
Qual o “job description” do seu chatbot? Qual a função dele?
3) Público alvo
Quem vai interagir com o seu chatbot? Qual a plataforma e os formatos que mais utilizam?
4) Conteúdo
Qual a linguagem do seu público alvo? Usam muitas gírias locais? Qual idioma ele fala?
5) Metas
Trace metas para entender o desempenho do seu chatbot.
Os usuários estão chegando no seu objetivo de negócio? As experiências estão sendo proveitosas?
6) Reciclagem
Atualizar seu chatbot com novos conteúdos e experiências proporcionará mais engajamento com seu público-alvo que voltará para conferir as novidades.
Se quiser testar agora mesmo um chatbot, provavelmente ai no seu bolso tem um! Caso utilize um celular da Apple, você pode acionar a assistente Siri (“E aí, Siri”). Se for usuário de Android, pode acionar o assistente do Google pelo comando: “Ok, Google” ou mesmo “Hey Google”.
Deixar seus consumidores como protagonistas da sua história tornará mais interessante e fortalecerá sua relação com ele. Não deixe de participar!
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