Ao longo dos anos, a forma como as empresas lidam com os seus diferentes públicos passou por diversas transformações. Mas uma coisa nunca mudou: as companhias que conseguem atender às dúvidas e solicitações com prontidão e excelência certamente garantem uma posição de destaque. Nesse cenário, a qualidade da relação sucesso do cliente X central de atendimento ganha cada vez mais importância!
E para que você fique bem-informado sobre o assunto e possa investir nas melhores soluções para otimizar os seus canais de atendimento, preparamos este conteúdo com informações valiosas e uma série de dicas que vão ajudá-lo a colocar esse plano em prática.
Confira e aproveite a leitura!
DESCUBRA POR QUE VALORIZAR A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE É TÃO IMPORTANTE
Conhecer os principais interesses e as necessidades mais urgentes de seus clientes é essencial para desenvolver estratégias que tenham o potencial de despertar o interesse pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como assegurar um atendimento de qualidade, que vai além do momento da venda e fornecer um suporte adequado e personalizado em todos os momentos da jornada de cada consumidor, também é imprescindível.
Dessa forma, é possível aproximar o público da sua marca de maneira orgânica e dar início a uma relação de confiança que poderá levar à tão almejada fidelização.
SUCESSO DO CLIENTE X CENTRAL DE ATENDIMENTO: CONHEÇA ESSA RELAÇÃO
Para compreendermos melhor essa questão, é interessante começarmos este tópico falando um pouco sobre o que significa o sucesso do cliente ou, no idioma inglês, o famoso “customer success”.
Na prática, o conceito é utilizado para definir o departamento responsável por criar, gerenciar e analisar o índice de satisfação dos clientes e, a partir dos dados coletados durante a jornada de compra, estabelecer estratégias que proporcionem experiências cada vez melhores.
E para que esse processo aconteça de forma satisfatória, entra em cena a importância de contar com uma boa central de atendimento, que atue de forma proativa desde o primeiro contato do consumidor com a marca.
O objetivo é coletar informações que permitam à empresa se antecipar aos questionamentos e possíveis problemas de seu público e desenvolver soluções que ajudem a driblar os desafios com muito mais agilidade e eficiência.
Mas como transformar essa ideia em realidade para o seu negócio? Para saber a resposta dessa questão, continue a leitura e acompanhe as dicas que preparamos para você!
SAIBA COMO OTIMIZAR A SUA CENTRAL DE ATENDIMENTO COM SUCESSO
Uma central de atendimento ágil e eficiente é uma das peças-chave para garantir o bom andamento de qualquer estratégia de sucesso do cliente. Pensando nisso, vamos finalizar este conteúdo com algumas ações que certamente vão fazer toda a diferença na hora de implementar o seu projeto!
APOSTE NA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Com o avanço da tecnologia e o surgimento de recursos cada vez mais interativos, assegurar que a comunicação entre a empresa e os seus diferentes públicos seja não só personalizada, mas também humanizada, é extremamente importante.
Tendo essa máxima em mente, podemos compreender melhor a importância do investimento constante em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas para conquistar resultados relevantes, como:
manter os colaboradores bem-informados sobre o perfil dos consumidores e as soluções oferecidas pela empresa para atender às diferentes necessidades;
garantir que os times estejam sempre atualizados e saibam como operar as novas tecnologias para oferecer um atendimento de excelência;
aumentar a integração entre as equipes para que todos trabalhem de forma colaborativa para atingir os objetivos de negócio estabelecidos pela companhia.
INVISTA NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MAIS ADEQUADAS AOS SEUS OBJETIVOS
Hoje em dia, as empresas de diversos segmentos podem contar com uma série de recursos para otimizar os processos de rotina com altos níveis de qualidade, agilizando as atividades, reduzindo a ocorrência de falhas e gerando um aumento significativo de produtividade.
Falando especificamente sobre o atendimento aos clientes, podemos destacar algumas soluções bastante eficientes, como:
o uso de chatbots para solucionar dúvidas recorrentes ou direcionar os usuários para os times de atendimento;
a implementação de plataformas de voz e sistemas PABX em nuvem que asseguram um excelente custo-benefício ao garantir praticidade e segurança aos processos;
a utilização de recursos de inteligência artificial para coletar dados relevantes que poderão ser utilizados para oferecer aos consumidores soluções personalizadas e condições exclusivas para a contratação de serviços.
A dica é fazer uma pesquisa criteriosa para conhecer as ferramentas disponíveis do mercado e contar com parceiros qualificados para oferecer as soluções que vão atender com sucesso às principais necessidades do seu negócio.
REALIZE UM BOM ACOMPANHAMENTO DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO
Por fim, assegurar um bom monitoramento da jornada de compra é outra iniciativa de extrema importância para qualquer empresa que deseja implementar uma boa estratégia de sucesso do cliente.
E com a implementação das plataformas e dos sistemas mais adequados à realidade da companhia, os líderes e gestores podem realizar um acompanhamento completo de todo o processo — do primeiro contato ao pós-venda — por meio da análise de métricas relevantes, como:
o volume de dúvidas solucionadas via chatbots;
a relação de solicitações encaminhadas aos times de atendimento;
as taxas de conversão (TC) que indicam quantas das interações foram convertidas em vendas;
o tempo médio de atendimento (TMA) de acordo com o motivo de cada contato e a complexidade dos assuntos abordados; o índice de satisfação dos clientes com os produtos e serviços adquiridos ou com o atendimento recebido.
Com esses dados em mãos, é possível acompanhar de uma maneira mais criteriosa as dinâmicas corporativas atuais e identificar possíveis pontos de melhoria para que a organização possa oferecer aos seus públicos experiências cada vez melhores, atendendo às suas demandas com muito mais eficiência.
E falando na importância de um monitoramento de qualidade, não podemos deixar de destacar o potencial da solução da Elev Tecnologia para garantir um bom andamento dessa relação sucesso do cliente X central de atendimento. Entre em contato com os nossos especialistas para saber mais sobre a nossa ferramenta e leve mais inovação e tecnologia para a sua empresa!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.