Sofrer um shadowban no Instagram pode atrapalhar a distribuição e o alcance das publicações na rede social, o que prejudica a conquista de novos seguidores
O uso das redes sociais é parte importante na estratégia de Marketing Digital da sua empresa, mas é sempre bom lembrar que todas as plataformas possuem regras de uso e boas práticas. Não respeitá-las pode causar punições como o shadowban no Instagram, que reduz drasticamente o alcance do conteúdo compartilhado quando um usuário sai da linha e comete uma série de infrações.
“Shadowban no Instagram?” Nunca ouviu falar? Pois é, talvez a conta da sua empresa possa até já ter sofrido a sanção e ninguém da sua equipe de marketing ficou sabendo porque não é praxe do Instagram comunicá-la aos seus usuários.
O que é o shadowban no Instagram
“Mas é preciso mesmo saber o que é shadowban?”
A resposta é sim. Afinal, o Instagram tem sido cada vez mais protagonista nas estratégias de Marketing Digital das empresas. Opções como a possibilidade de venda direta pela rede social, por exemplo, é um atrativo para quem quer ampliar o alcance da sua vitrine de produtos.
Tudo isso obriga a empresa a prestar mais atenção no modo como usa o Instagram a fim de evitar problemas como o shadowban que colocam em xeque suas ações de marketing e vendas na rede social.
O shadowban surgiu em 2006 e era aplicado a redes sociais de um modo geral, mas a partir de 2017 passou a ser vinculado ao Instagram. Parece algo ruim, mas é uma medida visando o controle de qualidade do conteúdo postado pelos usuários, especialmente as contas comerciais no caso do Instagram.
Numa tradução livre, “shadowban” ou “shadowbanning” quer dizer “banido à sombra”. Mas há quem chame de “bloqueio fantasma”, numa referência direta ao que ocorre com a conta que sofre a punição: o Instagram age para dificultar a visualização do que viola as regras de uso e, para isso, a rede social oculta (ou bloqueia) publicações do feed e da pesquisa por hashtags.
Ou seja, o conteúdo se torna um “fantasma” na rede social temporariamente, o que impacta na distribuição e no alcance do que é compartilhado. Apesar de sofrer o shadowban, a conta segue ativa, podendo ainda ser atualizada, e o conteúdo penalizado não é deletado, mas só pode ser visto quando se acessa o perfil do usuário diretamente.
Como saber se sofreu shadowban no Instagram
Uma dúvida recorrente entre os usuários é saber como identificar o shadowban no Instagram, já que a rede social não manda nenhuma notificação a respeito.
Nem sempre é “culpa do algoritmo”. Por isso, uma boa maneira de descobrir se sua conta levou ou não um shadowban é prestar atenção a aspectos que possam indicar problemas na distribuição e no alcance do conteúdo. Os mais comuns são os seguintes:
Você observou uma diminuição nas interações nos posts mais recentes na comparação com as métricas do Instagram de meses anteriores? Se notou uma queda no número de comentários e curtidas, é sinal de que menos usuários viram o conteúdo.
O que acontece quando outro perfil busca por hashtags usadas nos seus posts na área Explorar do Instagram? Se o conteúdo postado na sua conta não aparece nem entre as principais nem entre as mais recentes, sinal de que o Instagram está escondendo sua postagem.
Conheça os principais motivos do shadowban
A lista de principais motivos do shadowban no Instagram inclui:
Mau uso de hashtags
Uma das causas que podem transformar um post em um fantasma no Instagram é o mau uso de hashtags.
Sua conta pode sofrer o shadowban por usar hashtags proibidas ou que estejam sob revisão pelo Instagram. A lista inclui até #sextou, popular entre os brasileiros que adoram a sexta-feira, mas que tem originalmente uma conotação sexual em sua criação (sex toyou).
Também são passíveis de punição, além de termos sexualmente explícitos, as hashtags com que façam menção a drogas, tráfico ou discursos de ódio – o que, convenhamos, seria um erro e tanto o perfil de uma empresa cometer, não acha?
Outro problema que o mau uso de hashtags pode causar é usá-las em excesso ou de forma repetitiva. Há um limite de 30 por publicação, o que pode já pode ser considerado um exagero. Mas há usuários que usam as 30 e ainda acrescentam outras tantas na área de comentários.
Uso de robôs e compra de seguidores e curtidas
Qualquer tentativa de fraudar dados nas redes sociais deve ser condenada. A prática pode colocar em risco a presença da marca, mas também pode arranhar a imagem da empresa, especialmente entre aquelas que, por exemplo, promovem ações como sorteios entre seus seguidores.
No caso do Instagram, o uso de robôs para ganhar seguidores e curtidas, como prática que fere as regras da rede, também pode levar ao banimento temporário e esconder publicações de usuários.
Denúncias de outros usuários
Por fim, uma conta que recebe muitas denúncias de outros usuários também pode sofrer um shadowban no Instagram. Isso pode ocorrer pela prática das duas ações citadas acima, mas também pelo tipo de conteúdo que é publicado.
Previna-se: como evitar o shadowban no Instagram
A medida principal para evitar o shadowban é seguir à risca as regras de uso do Instagram. Isso significa cuidado com as causas mais comuns para o banimento, citadas acima.
Hashtags – Leia e aprenda mais sobre o uso de hashtags. O melhor para evitar o shadowban é passar um pente fino na lista e optar por aquelas que sejam as mais relevantes para a sua estratégia e seu público-alvo e não tenham nenhuma indicação de restrição por parte do Instagram. Experimente seguir dicas de especialistas que defendem o uso de até 6 hashtags.
Nada de bots – O recomendado é buscar o crescimento orgânico da conta da sua empresa no Instagram, sem o uso de robôs para aumentar a popularidade e a visibilidade do seu negócio, e baseado na qualidade e relevância do seu conteúdo, o que também resulta em engajamento e reduz as chances de ser denunciado por outros usuários.
Interação com moderação – Como medida extra para evitar o shadowban no Instagram tome cuidado com ações em massa de interação. Isso pode ser visto pelo Instagram como um robô “trabalhando”. Por isso, evite curtir e comentar muitas vezes em um curto espaço de tempo. O mesmo vale em relação a seguir outros usuários.
Como reverter o shadowban e voltar a atualizar sua conta
Se a conta da sua marca “tomou” um shadowban no Instagram, tenha paciência. E mãos à obra para reverter a situação. Veja a lista de sugestões mais frequentes:
Dê uma pausa na atualização
Lembre-se: mesmo com o banimento temporário, a conta permanece ativa. Mas se constatar o shadowban, fique sem publicar novos posts no Instagram por pelo menos 24h e retorno à sua rotina após esse período, tomando cuidado para seguir as boas práticas apresentadas neste post. Aproveite e saia também de todos os dispositivos pelos quais acessa sua conta.
Faça uma edição de hashtags
Vá sem suas publicações mais recentes e faça uma edição geral das hashtags que você utilizou. Exclua, troque, reduza a quantidade, enfim, seja assertivo e opte pelas melhores e mais relevantes para seu negócio – especialmente aquelas que podem causar problemas com as regras do Instagram.
Remova aplicativos de terceiros
Outra medida que ajuda na reversão do banimento é remover o acesso de todos os aplicativos de terceiros que estão vinculados à sua conta. Remova todos e não somente os que geram curtidas e novos seguidores automaticamente – caso você esteja violando as regras de uso. Faça isso na área Aplicativos e Sites em Editar Perfil.
Informe o Instagram
Caso tenha tomado todas as providências para deixar a conta de acordo com as regras de uso do Instagram e ainda assim esteja observando sinais de um banimento, reporte ao suporte. Clique no ícone de Configuração e depois em Relatar um problema para informar que um ou mais posts da sua conta parecem não estar sendo distribuídos.
E, finalmente, mantenha o hábito de acompanhar as atualizações da rede social – incluindo os termos de uso – para evitar surpresas como ver o engajamento cair de uma hora para outra.
Tudo em ordem no Instagram da sua empresa? É hora de gerar mais e melhores resultados para seu negócio!
Com a ajuda de uma plataforma relevante como o Instagram, crescem as chances de sucesso da sua estratégia de Marketing Digital. Isso porque as redes sociais colocam a empresa em contato direto com o público-alvo e são essenciais tanto para o engajamento da marca quanto para a geração de tráfego para sites e blogs.
Mas a presença digital não estará completa se as ações no Instagram, ou em qualquer outra rede social, não contarem com o suporte de uma ferramenta de automação como o RD Station Marketing.
Com ele, as conquistas das redes sociais – fãs e acessos – não se perdem! Isso porque o RD Station Marketing conta com ferramentas que ajudam na conversão de visitantes de sites e blogs em Leads. Além disso, mantém a base de dados organizada e otimizada.
E a ferramenta faz isso de modo muito fácil e prático. Veja, por exemplo, os editores drag anddrop para a criação de emails e Landing Page. Você pode usar o seu link na bio ou colocar links nos Stories para páginas de conversão, iniciando relacionamentos duradouros por email que conduzem seus seguidores ao momento da compra.
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