Em tempos de crise, como este que ainda estamos vivenciando no Brasil, percebemos que as companhias de uma forma geral estão travando uma grande luta para se manterem competitivas e em especial, saudáveis financeiramente.
Nessa luta diária pela sobrevivência, algumas empresas estão conseguindo sobreviver com muito esforço. Algumas acabam não conseguindo e outras estão prosperando e investindo para capturar ainda mais oportunidades. Essas empresas de fato acreditam no velho jargão popular de que: “Enquanto alguns choram, outros estão vendendo lenços”.
Mas o que essas empresas que estão conseguindo possuem em comum?
Nota-se uma atuação muito forte de suas áreas de criação e seu time operacional. Existe dentro delas grupos que conseguem identificar oportunidades onde ninguém mais está enxergando, são especialistas focados em pensar fora da caixa, buscar novas soluções, inovar, e isso faz com que a empresa crie novos produtos ou formatos para atender ao mercado e assim se diferenciar, porém para manter esses grupos atuantes, criativos e focados em excelência operacional, a empresa tem um papel muito importante. É fundamental que a mesma acredite em sua equipe, incentivando e criando um ambiente propicio para que inovações possam acontecer. As empresas precisam mesmo em momentos de crise manter um ambiente harmonioso e saudável, pois apenas assim, suas equipes conseguirão se sentir peça chave em momentos adversos. Apagar incêndios constantes só geram desgastes que aos poucos vai minando toda a empresa, até que se perca o controle total da situação.
O principal patrimônio de uma companhia precisa ser sua equipe. Segundo um dos grandes escritores sobre práticas de gestão de pessoas, o economista americano Tom Peters, cita em diversos livros que o cliente deve sempre vir em segundo lugar, porque para se ter uma empresa realmente vencedora, quem tem que vir em primeiro são seus funcionários. Não existe time desmotivado que encante clientes.
Ele costuma mencionar que as empresas precisam entender que a equação é simples: Lucro é igual a receita menos o custo, ou talvez seja um pouco mais complicada, pois o lucro a longo prazo é igual a receita proveniente de relacionamentos continuamente felizes com os clientes, menos o custo, porém administrada por uma equipe altamente motivada e direcionada pelos valores e princípios da empresa e de seus clientes.
Segundo ele: “A fórmula mágica está em tratar seus clientes como convidados e seus funcionários como pessoas”
Tempos de crise sempre existirão e em especial em países como o Brasil, mas podemos e devemos ter uma mentalidade diferente para superar adversidades e crescer. Cada número de crachá dentro de uma empresa precisa ter sua identidade exaltada. Ser reconhecido e engajado nos propósitos da empresa, pois essa só chegará onde deseja, se todas as engrenagens funcionarem. A velha frase de que ninguém chega a lugar algum sozinho, já não está valendo apenas para pessoas comuns e funcionários, passou a fazer sentido principalmente para as corporações e, sua sobrevivência dependerá única e exclusivamente do fortalecimento da união entre sua missão e seus colaboradores.
Encante seu time que ele encantará seus clientes e aumentará seus lucros!
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Parabens Fabiano!
Fabiano já te falei isso e vou falar novamente, você é um dos melhores profissionais que já conheci porque acima de tudo você trata a sua equipe como pessoas e não como números, parabéns mais uma vez.