Oct
30
29 de outubro de 2017 - 14:00

Seu-contact-center-pode-atender-necessidades-de-hoje-e-de-amanha-televendas-cobranca

Por: Matheus Silva

Não é novidade para ninguém que o mundo está cada vez mais digital, assim como não é novidade que as empresas precisam caminhar lado a lado com essas evoluções que não dão espaço para o comodismo. Essa tarefa não é nada fácil, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte.

Proporcionar uma experiência diferenciada para o cliente final, gerenciar sua “jornada de atendimento” fim a fim entre os diversos canais de comunicação existentes, e ainda estar alinhado ao crescimento estratégico da empresa com melhorias e inovações tem sido um grade desafio. Um estudo realizado pela Dimension Data (imagem abaixo) mostra que o canal de voz ainda é o mais utilizado. Por outro lado, a pesquisa também destaca o crescimento dos canais digitais, como e-mail e redes sociais.

Isso tudo significa, na prática, um crescimento estimado de 50% na utilização de aplicativos móveis para diversas finalidades. O canal chat em websites deve crescer cerca de 70%.

Essa evolução deixa muito claro que é necessário oferecer um atendimento básico de qualidade ao cliente ou consumidor final e estar preparado para crescer, evoluir e se adaptar às voltas que o mundo tem dado, não somente em relação à tecnologia, mas também em relação aos hábitos das pessoas.

Então, como se preparar para dar um passo adiante e seguir em direção à evolução no atendimento ao cliente?

Integração e gerenciamento único dos canais de comunicação e das equipes de atendimento com roteamento inteligente das interações. A resposta parece óbvia, mas muitas empresas ainda não miram de fato as questões mais elementares para que um contact center seja realmente efetivo no gerenciamento da jornada do cliente. Veja, abaixo, alguns pontos de melhoria que podem ser obtidas a partir do momento que essa integração e gestão única são implementadas:

  • Comunicação contínua e personalizada por meio de todos os canais;
  • Eficiência e produtividade dos agentes;
  • Distribuição de interações baseadas em regras de negócio e perfil de agentes;
  • Redução de transferência e tempo médio de espera das chamadas.

Além disso, um estudo realizado pela Genesys com seus clientes revelou que aplicação do conceito de virtualização do contact center, com o uso de regras pré-configuradas para estratégias de roteamento, relatórios, histórico, painel de indicadores e customizações realizadas na fase do projeto geram ótimos ganhos em curto e médio prazos.

Estamos vivendo em meio a gerações que evoluem com a tecnologia, e com extrema facilidade em se adaptarem a novos padrões de comunicação. As empresas precisam acompanhar essa evolução tecnológica que muitas vezes facilita o dia a dia das pessoas, e também a evolução das próprias pessoas. É preciso caminhar lado a lado desta evolução, e superar os desafios existentes na hora da construção ou atualização de um contact center, pensando no investimento a ser feito e no seu retorno, em melhorias que serão obtidas, na escalabilidade que o ambiente permite, entre outros pontos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: