A Saúde é um segmento repleto de sistemas legados que não deve dar as costas às necessidades do novo perfil cada vez mais digital dos seus pacientes. Conheça a seguir 5 recursos usados atualmente por grandes players do mercado, os quais já se modernizaram e são destaque por isso.
Um artigo especial dedicado ao Dia Nacional da Saúde no Brasil (5 de agosto), mas de conteúdo atemporal; pensado em melhorias para a experiência do cliente e das empresas do segmento. Confira!
5 ideias para evoluir a Jornada do seu Paciente
Listamos a seguir alguns recursos atuais e altamente relevantes para evoluir a experiência digital do seu paciente.
São sugestões que podem ajudar sua clínica, hospital ou centro de saúde a transformar sua forma de atender pessoas, acompanhar jornadas e gerenciar dados, tendo como grande aliada a automação eficaz.
1. Permitir agendamentos 24 horas por dia
Nada mais cômodo para uma pessoa poder marcar uma consulta ou exame sem ter que falar com uma pessoa em tempo real. Um processo tão simples e corriqueiro poderia ser automatizado, certo? E pode sim!
Com um bom Chatbot, seu paciente pode fazer agendamentos e cancelamentos a qualquer hora do dia e, se você integrar aos seus canais gerais de comunicação, esse acesso é facilitado ainda mais para o paciente.
Agendamentos por Bot também permitem a divisão automática de consultas ou exames por especialistas, ou ainda por localização, por exemplo, agilizando essa parte que seria operacional para sua equipe.
2. Dar autonomia para o paciente gerar documentos e outras solicitações comuns
Ainda na onda de benefícios do Chatbot, sua empresa pode evitar insatisfações de clientes por dificuldades relacionadas a pedidos de boletos, assuntos financeiros, cadastrais e outros mais, simplesmente com o uso da automação para essas entregas.
Com um Bot nos seus canais, o cliente pode gerar, por meio do rastreio dos seus dados ligados aos seus sistemas internos, seus documentos para fazer pagamentos, podem fazer alterações cadastrais, se informar sobre o número da carteirinha e muito mais
3. Transformar o WhatsApp em um canal de atendimento especializado
Se praticamente todo mundo está no WhatsApp, seu paciente também está, então esteja! Que tal transformar esse canal tão acessível em um tipo de central especializada em atender bem as pessoas, com praticidade e agilidade?
Com o WhatsApp Bot, você pode alimentar um relacionamento mais do que saudável desde o primeiro contato do lead até sua pós-consulta, em que a pessoa já é uma paciente sua. As pessoas podem contar com a automação de um bot para tirar dúvidas rápidas ou ainda ter o apoio de um atendente para questões mais técnicas, sendo transferida em seguida.
Você também pode programar ações transacionais, não apenas de marketing, apoiando o cliente com lembretes de consultas, confirmação de horários para controle da sua equipe, recomendações de pré e pós-procedimentos e muito mais.
O canal também dá apoio para pós-consultas ou pós-operatórios, incluindo envio de receitas digitais, dicas de segurança e cuidados, atestados médicos e muito mais. Todas essas ações automatizadas impactam na redução de custos e de tempo para sua equipe e, por toda a autonomia e rapidez oferecidas, também levam à satisfação do consumidor.
4. Saber coletar feedbacks desses pacientes e transformar em estratégias de melhorias
Falamos bastante sobre Voz do Cliente aqui no blog, relembre! Na Saúde, a importância não é nada diferente, afinal estamos falando de melhorias para um tipo de experiência ainda mais sensível, no caso.
Portanto, ouça seu paciente! Aplique pesquisas de satisfação em diferentes etapas da sua jornada, saiba avaliar os dados recebidos, interprete o sentimento dos pacientes e promova melhorias nos pontos de dores detectados.
5. Não fazer seu paciente repetir dados e informações
Quando sua equipe de atendimento tem acesso ao histórico do cliente, é possível evitar pedir ao paciente suas informações todas as vezes, a cada contato. Portanto, tenha em mãos o histórico do seu cliente, incluindo consultas e exames anteriores, fácil acesso aos seus dados cadastrais, além de tickets já tratados com ele ou pesquisas já respondidas.
Tudo isso colabora para uma experiência ainda mais personalizada quando esse cliente te contatar novamente, ou para sua empresa ter uma ação proativa que tenha tudo a ver com sua jornada até então.
Case na Saúde: AllCare encantando clientes no digital com apoio da Hi
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Vem entender como a Hi apoiou a AllCare em um momento de transformação digital para a empresa, adaptação de muitas operações para esse perfil de cliente mais imediatista e online, e que também indicava vários pontos de insatisfação em suas jornadas.
Como a plataforma da Hi ajudou e vem ajudando a AllCare? Descubra aqui.
“Ok, e por onde eu começo?”
Com a Hi, é claro. Somos uma plataforma completa que se adapta ao seu segmento e suas dores com seus clientes, no caso, Saúde e seus pacientes. Olha nossa gama de soluções que podem atender todas essas ideias citadas acima:
Chatbot para WhatsApp, Messenger, Site e Aplicativo:
Conte com as APIs oficiais da Hi para fazer uma integração eficiente com seus sistemas. A tendência é que a quantidade de tarefas realizadas pelos seus funcionários reduza de 60 a 70%!
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E aqui explicamos mais sobre nosso WhatsApp para Empresas!
Chat Omnichannel e Humanizado:
Nem só de Bot vive sua clínica, tenha um bom Chat humano também para transbordo sempre que necessário. Ainda assim, conte com a automação para controlar filas de atendimento, dividir demandas por setores, especializações ou localização, e muito mais.
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Pesquisas NPS e CSAT:
Também ajudamos sua empresa na etapa de satisfação e lealdade, ouvindo e monitorando feedbacks por meio de pesquisas. Inclusive, você pode contar com a automação também para enviá-las ao final de etapas específicas da jornada!
Saiba mais sobre as pesquisas aqui.
Histórico completo do cliente com a Timeline:
Menos abas e muito mais produtividade com as informações dos seus pacientes! Unifique os perfis, integrando dados e demais sistemas, e visualize todas informações consolidadas numa única visão. Essa é a Timeline da Hi, um dos nossos maiores diferenciais sendo plataforma de relacionamento.
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