Um contact center é um ambiente extremamente ativo. São informações de clientes, dados sobre produtos e serviços, diversas metas, alta rotatividade de funcionários. Se não houver controle em reação ao desempenho da operação, é bem possível que ela naufrague.
Para isso, é fundamental acompanhar diversas métricas para ter certeza de que o serviço é eficiente ou para saber o que é preciso melhorar. São vários os indicadores, ou KPIs, que podem ser utilizados, alguns são específicos para determinado segmento da economia, outros são gerais e podem se aplicados em qualquer operação de contact center.
Quais as mais importantes?
A lista de KPIs que devem ser acompanhadas pode variar, mas algumas são imprescindíveis para manter a qualidade do serviço e o desempenho dos agentes.
Satisfação do cliente
Mede a qualidade do serviço como um todo. É a métrica mais importante e sofre impacto direto de outros KPIs, como o Tempo Médio de Espera a Resolução no Primeiro Contato.
Tempo Médio de Espera
Como o nome diz, mostra o tempo médio que os clientes aguardam para serem atendidos. Para sua avaliação, é preciso pegar o tempo total de espera e dividir pelo número total de chamadas atendidas. Com ele é possível observar se o call center está bem dimensionado.
Resolução no Primeiro Contato (First Call Resolution – FCR)
Outro indicador extremamente importante para melhorar a satisfação do cliente. Mostra o percentual de chamadas recebidas em que o cliente teve sua solicitação atendida sem a necessidade de transferência para outro agente ou departamento. Quanto maior esse índice, mais satisfeito o cliente.
Tempo médio de atendimento
Se trata do tempo em que o cliente fica na linha até ter sua solicitação atendida. Caso o tempo de espera seja excessivo a empresa está com problemas em processos ou na forma com que o atendimento é prestado.
Taxa de abandono
Tem ligação com o Tempo Médio de Espera. Se o número de abandonos for grande, há um problema sério com o dimensionamento da operação.
Nível de serviço
Métrica voltada para o desempenho individual dos agentes. É fundamental para a avaliação da equipe e para os gestores conhecerem a equipe e busquem soluções para possíveis problemas.
Outras métricas dizem respeito ao dia a dia da operação como:
- Aderência: que é responsável por avaliar o cumprimento dos horários de trabalho
- Turnover: Mede a rotatividade de funcionários em uma operação
- Pausas produtivas e improdutivas: Como os nomes indicam, medem a produtividade e improdutividade da equipe. Estão ligadas a pausas para treinamento, feedback e horários de descanso, lanches ou retorno de ligação para o cliente.
Mas há uma, pouco citada por especialistas, e que é tão importante quanto outras: a Satisfação do Agente. Para monitora-la é preciso que o RH da empresa participe do processo, aplique pesquisas de satisfação e adote práticas para manter a equipe motivada. Um agente satisfeito, presta um atendimento mais completo e faz com que a experiência do cliente seja a melhor possível.
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