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16 de novembro de 2020 - 17:03 - atualizado às 17:46

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Neste artigo vamos falar sobre como gerar valor ao negócio por meio da tecnologia do chatbot, confira!

Criar maneiras de facilitar o atendimento do seu cliente pode ser uma excelente forma de gerar fidelização para a sua empresa. Com a construção de um Chatbot eficiente, por exemplo, é possível ajudar o consumidor a ter uma experiência melhor, além de resolver solicitações de forma simples e rápida.

Abaixo, separamos quatro tópicos para explorarmos a tecnologia do chatbot, que tem gerado frutos tanto para a operação de atendimento como um todo, quanto em inovar em oportunidades no mercado de trabalho.

A regra dos 80/20

Um Bot, bem elaborado, consegue e deve auxiliar 80% dos problemas relacionados ao atendimento, reduzindo assim a necessidade de termos uma operação ociosa, mas sim, uma equipe atenta e pronta para resolver complexidades. A expertise do bot compreende que 20% dos atendimentos acabam sendo repassados para um humano.

É importante deixar esta premissa clara para seus clientes: um Bot bem elaborado significa que ele possui um conteúdo completo, repleto de referências e bem direcionado mediante a sua instalação. Servindo assim de apoio aos clientes. Além disso, é interessante sempre definir para o consumidor o que o Bot é capaz ou não de resolver.

Como boa prática, deixem seus consumidores cientes de que podem solicitar um atendente humano durante o período em que sua operação estiver ativa. O que nos leva ao segundo tópico.

Atendimento Disponível 24/7

Manter uma equipe dedicada ao atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de custoso, requer um nível de gerenciamento operacional complexo. Nem todas as empresas possuem essa habilidade e por isso podem recorrer a uma empresa terceira.

Porém, imagine uma tecnologia que permite tratar dos problemas dos seus clientes em qualquer horário e todos os dias da semana? O chatbot é exatamente isto. Uma vez configurado e com uma base de conhecimento estruturada, ele é o seu primeiro nível do seu atendimento. Garantindo assim um contato inicial com seus clientes e preparando para auxiliá-los nos momentos em que mais precisam.

Disponibilizar Serviços para Fidelizar

Quando um bot possui uma base de informações com um conteúdo útil e relevante, que realmente ajude os clientes, ele já se mostra um excelente atendente virtual. Isto é uma premissa básica. Porém, quando temos a possibilidade de integrar serviços que de fato ofereçam algo tangível para o consumidor final, neste momento é que estamos gerando valor. Por exemplo, quando seu chatbot é capaz de emitir uma 2ª Via de Boleto, ou de checar o Status de Pedido do seu e-commerce. Ao realizar integrações que agreguem uma solução e/ou uma resposta ao problema que o consumidor questionou, é, e sempre será, a melhor maneira de fidelizar o canal. Afinal, o cliente sairá com a percepção de que foi prontamente atendido e teve seu problema solucionado. A empresa por sua vez gerou valor em escala e propôs efetivamente uma boa experiência. A famosa situação ganha-ganha.

O ChatBot como Agente de Sucesso

Ao estruturar um conteúdo adaptado ao seu público alvo, com informações relevantes e serviços que realmente confiram valor, sua empresa estará criando uma ótima experiência de atendimento. E isto é o primeiro passo para garantir que seus clientes tenham uma percepção positiva da sua marca, e consequentemente voltem a buscar por seus serviços e produtos. A ideia é pensar que todos os pontos de contato com seu consumidor podem e devem ser uma oportunidade de encantar e garantir o sucesso.

Bom, agora você já consegue entender um pouco melhor como utilizar o chatbot para fidelizar seus clientes, certo? A tecnologia precisa estar a seu favor, te auxiliar e otimizar os  processos e o relacionamento com o cliente.

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