Com os lançamentos de smartphones cada vez mais modernos e cheios de funcionalidades, muita gente acreditou que as mensagens de texto cairiam em desuso. Mas não foi bem isso o que aconteceu. As campanhas de SMS ainda são excelentes estratégias para atrair clientes, melhorar a experiência, aumentar a taxa de conversão e fidelizar.
O SMS é um meio de comunicação universal, prático, com alta taxa de abertura e timing perfeito. E se engana quem pensa que o recurso é exclusividade de multinacionais. Empresas de qualquer porte podem usar a ferramenta para se conectar com clientes e aumentar o volume de negócios.
Quer entender como ter sucesso em suas campanhas de SMS? A seguir, você verá a importância da estratégia e aprenderá a colocá-la em prática. Boa leitura!
Afinal, campanhas de SMS dão resultado?
Sim! Apesar de existirem diversas outras opções para os consumidores se comunicarem com as empresas, o SMS oferece um alcance muito maior. Isso, porque não é necessário ter um aparelho de última geração, instalar qualquer aplicativo ou depender de acesso à internet para receber e enviar mensagens. Essa praticidade faz do SMS um canal universal e de valor estratégico para as empresas.
Por meio dele, é possível executar campanhas de:
- SMS marketing: promoções, cupons de descontos, recuperação de carrinhos, convites para eventos etc.;
- SMS corporativo: confirmações de compras, protocolos de atendimentos, cobranças, pesquisas de satisfação, lembretes de consultas, entre outros.
5 dicas para uma campanha de SMS bem-sucedida
A estratégia é aparentemente fácil, não é mesmo? Afinal, trata-se do envio de mensagens de texto para os clientes. Mas não é tão simples quanto parece! Para ter sucesso com as campanhas de SMS, é preciso pensar em cada detalhe:
teor das mensagens: comunicações objetivas, sem erros de português, engajadoras e que agreguem valor ao cliente;
horário do disparo: o envio precisa ser feito na hora mais oportuna para o consumidor;
frequência: é preciso definir a periodicidade das mensagens pra manter a marca viva na mente do consumidor, cuidando para que a abordagem não seja cansativa ou incômoda;
segmentação: o consumidor deve receber mensagens adequadas aos seus interesses e necessidades.
Pra conseguir fazer tudo isso, você precisa investir em planejamento. É nesse momento que vai estudar a fundo os hábitos do seu cliente e, assim, criar conteúdos com potencial de conversão. Acompanhe, abaixo, 5 dicas de como fazer SMS marketing e SMS corporativo.
1. Planeje a campanha
Como você já viu, é possível criar campanhas de SMS com diversos objetivos. Cada propósito exige um conjunto de ações diferentes. Sendo assim, o primeiro passo é planejar. Essa etapa é crucial para atingir os resultados almejados.
Situações de envio em massa de protocolos de atendimento, por exemplo, não demandam segmentação de público, mas necessitam de precisão e clareza na comunicação. Mesmo assim, é importante investir em personalização e incluir dados do consumidor no contato para tangibilizar a mensagem.
Já nas campanhas com caráter mais vendedor — como promoções e recuperação de carrinho —, é importante que o planejamento inclua a segmentação do público, adequando oferta e comunicação a cada perfil. Dessa forma, o consumidor terá a percepção de que aquele conteúdo foi feito sob medida pra ele, aumentando muito a probabilidade de sucesso da campanha.
2. Conheça o seu público-alvo
Entender muito bem o cliente é uma dica de ouro. Aliás, sem esse conhecimento seria impossível desenvolver ações segmentadas. Portanto, investigue a fundo o seu público-alvo e vá além de dados básicos, como nome, idade, escolaridade e localização.
É importante entender também quais são os hobbies, as preferências, os hábitos de consumo, as dores e as dificuldades de cada consumidor. Essas informações geram subsídios para a elaboração de conversas humanizadas e conversões. Investir em ferramentas de CustomerIntelligence é essencial nesse processo.
3. Tenha um banco de dados com telefones atualizados
O raciocínio é bem óbvio: pra conseguir enviar mensagens ao consumidor, você precisa do contato dele, certo? Sendo assim, é imprescindível ter um banco de dados com todas as informações atualizadas da sua base.
No caso de clientes preexistentes, é bem provável que o número do telefone já conste nos registros cadastrais. Já no caso dos prospects, será necessário lançar mão de recursos específicos, como landingpages, para coletar a informação.
Nesse contexto, vale um alerta: nunca compre listas de contatos. Além de ser um desperdício de dinheiro, porque essas listagens têm um monte de consumidores que não se encaixam no marketfit da sua empresa, você ainda perde credibilidade perante os clientes, por fazer comunicação intrusiva. Portanto, tenha isto em mente: conquiste os seus próprios contatos.
4. Escolha com cuidado o software para o envio
O ideal é contar com uma ferramenta completa para a gestão de campanhas multicanal, em que o SMS é uma das opções. Geralmente, essas plataformas têm um valor um pouco mais elevado em relação às soluções básicas.
As empresas denominadas de ‘brokers’, por exemplo, trabalham exclusivamente com o disparo de mensagens. Já as ‘chipeiras’ são responsáveis pelo envio de SMS pirata. Ambas as soluções são mais acessíveis, mas não garantem a efetividade de uma campanha e podem até prejudicar a reputação da sua marca.
Por isso, faça uma pesquisa de reputação e escolha uma ferramenta de confiança e que entregue resultados. Uma boa solução precisa oferecer funcionalidades para mensuração de performance, testes de horários, gerenciamento de conteúdos e retorno por canal.
5. Acompanhe os resultados
Pra saber se a sua estratégia está dando certo, é essencial monitorar se as mensagens que você envia estão, de fato, sendo entregues, se os clientes abrem os SMSs, interagem com os comunicados e concluem a ação proposta. Monitorar os resultados é uma forma de avaliar a efetividade das ações.
Dessa forma, você consegue detectar falhas, fazer correções pontuais e identificar o tipo de ação que garante um melhor retorno para sua empresa. Sendo assim, verifique tudo de perto.
O jeito Mutant de pensar nas campanhas de SMS
Nós temos um propósito claro: melhorar o relacionamento entre clientes e empresas. É por isso que pensamos no SMS como mais um canal de um suporte completo de comunicação (ou end-to-end), capaz de promover diálogo e reduzir atritos na comunicação.
A Mutant tem a solução M360C, que permite a segmentação, a criação, o disparo e a gestão de campanhas multicanais: SMS, e-mail, Push e WhatsApp. Todos esses touchpoints podem atuar isolados ou combinados entre si para melhorar a performance das campanhas.
Nossa solução também dispõe de um squad em gestão. Esse é um serviço consultivo adicional para ajudar a melhorar a entregabilidade e o engajamento das campanhas. O trabalho ainda pode ser aplicado na gestão tático-operacional, executando as atividades de criação, disparo, manutenção de campanhas e elaboração de relatórios de acompanhamento.
As campanhas de SMS são excelentes recursos para atrair mais clientes, converter e fidelizar. Só que, pra ter sucesso com a estratégia, você precisa de planejamento. Ao definir propósitos claros e estudar o comportamento do seu público, fica mais fácil criar conteúdos relevantes, engajadores e que convertem.
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