Dar atenção a experiência que seu cliente tem com sua organização é extremamente importante. Se o cliente não está alcançando suas expectativas, é o momento de pensar em novas estratégias que promovam uma experiência marcante e os façam continuar motivados a continuarem realizando negociações com sua marca.
O que significa experiência do cliente?
A experiência do cliente se trata do resultado da interação mantida entre cliente e empresa, não só no momento de uma venda, por exemplo, mas em toda sua jornada.
Uma experiência negativa pode impactar o cliente a ponto de ele procurar por concorrentes em busca de soluções que sejam mais assertivas. Portanto, é extremamente importante garantir que ele tenha uma boa experiência, isso o incentiva a promover sua marca a outras pessoas.
Fazer o acompanhamento da jornada do cliente traz para a empresa o conhecimento aprofundado sobre suas expectativas em diferentes pontos como: interação, agilidade nas soluções e pós-venda.
Qual a importância da experiência do cliente?
Sabemos que hoje existe muita concorrência no mercado, são várias empresas oferecendo os mesmos produtos e para se destacar é preciso entregar algo a mais. Muitas vezes a única forma de se destacar é através da experiência do cliente.
Mas iremos trazer algumas vantagens desse trabalho para te convencer que proporcionar uma boa experiência é essencial para o sucesso do seu negócio:
Fidelização: garantir que o cliente receba uma experiência personalizada de acordo com suas expectativas, faz com que ele se sinta importante. É preciso manter essa qualidade em todos os meios de comunicação mais alcançar a fidelidade desses clientes;
Redução na rotatividade: o custo de adquirir um cliente novo é muito maior do que manter aquele que já realizou uma compra com a marca. Quando um consumidor está feliz e satisfeito, ele permanece em sua empresa e é muito improvável que ele deixe sua organização por algum motivo;
Indicações: uma experiência marcante traz uma experiência agradável. Os clientes que já estão fidelizados são os melhores propagadores e defensores da sua marca e estão sempre colaborando com o marketing boca a boca;
Conheça as 5 melhores estratégias para a experiência do cliente
Mapeie seus canais de comunicação e interação
É muito importante que a empresa tenha métricas sobre seus canais de comunicação, assim é possível saber qual a qualidade que está sendo entregue, se tem eficiência e também monitorar o contato com cliente. Garantindo que sua primeira experiência com a marca seja agradável e atenda às suas expectativas.
Utilize as redes sociais
As redes sociais já mostraram que vieram para dar apoio às empresas no momento da interação com os clientes, elas promovem diálogos mais humanizados e aproximam o consumidor da marca.
Portanto, é essencial investir nesses canais, eles agilizam o contato personalizado com cada cliente, esclarecem dúvidas e ainda trazem soluções em tempo real. Também podem ser utilizadas para promoções, anunciar novos produtos e compartilhar informações sobre a experiência do cliente.
Invista no atendimento ao cliente
Invista no atendimento simples e eficaz, nesse caso vale a pena considerar a terceirização com uma empresa especializada e que esteja disposta a trazer soluções assertivas aos seu cliente. A Jobhome é uma empresa que realiza esse serviço e garante essa qualidade para seu atendimento.
Essa é uma forma mais prática de fidelizar seu cliente e aumentar sua satisfação com sua marca, com um relacionamento próximo é possível trazer soluções específicas e com agilidade.
Reconheça seus problemas e dê ouvido aos clientes
Prever por problema antes que eles ocorram é uma vantagem para empresa. Portanto, é muito importante dar ouvidos ao o que seus clientes têm a dizer por feedbacks, assim é possível detectar falhas que possam prejudicar seu negócio.
Isso permite que a empresa encontre uma solução inovadora e que agregue valor ao produto/serviço oferecido.
Não se esqueça do pós-venda
E chegamos no quesito principal, o pós-venda. Esse serviço desempenha um papel de extrema importância para seu negócio, já que o consumidor quer ser lembrado pela marca mesmo após realizar uma compra.
Portanto, promova ações que o integrem na comunicação da organização, como através de newsletter, e-mail marketing e outras estratégias que lhe tragam informações sobre a empresa.
Assim sua marca será sempre lembrada e o cliente se sentirá importante e não apenas mais um número frio.
Conclusão
A experiência do cliente é o principal fator que faz com que o cliente continue realizando negociações com sua marca. Portanto, garantir que um serviço personalizado e de qualidade é essencial para alcançar a fidelização.
E se sua empresa ainda não tem um setor de atendimento bem estruturado, nós da JobHome temos a solução. Oferecemos serviços personalizados e garantimos o encantamento em cada interação. Veja mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos especialistas!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.